Colocado por: domusnostrumOs seguros contra o risco de incêndio, aliás obrigatórios, das fracções autónomas do condomínio, no capital correspondente às diversas quotas-partes, cujo somatório deverá perfazer o capital global a segurar, já incluem as quotas-partes comuns. Portanto se todas as fracções tiverem seguro contra o risco de incêncdio, todo o prédio estará segurado.
Colocado por: minhotoColocado por: domusnostrumOs seguros contra o risco de incêndio, aliás obrigatórios, das fracções autónomas do condomínio, no capital correspondente às diversas quotas-partes, cujo somatório deverá perfazer o capital global a segurar, já incluem as quotas-partes comuns. Portanto se todas as fracções tiverem seguro contra o risco de incêncdio, todo o prédio estará segurado.
Isto é muito bonito na teoria, mas e na prática como é se se obriga os proprietários a fazer esse seguro. Aliás, a ideia que tenho, não sei se estará correcta mas foi o que me foi vendido há uns anos, quando morei num prédio, é que essa obrigatoriedade é para o condomínio e não para os proprietários das fracções. Acho que é isso que nos diz o Decreto-Lei n.º 268/94 de 25 de Outubro, não? Porque o que acontece na prática é que os proprietários só têm o seguro porque a isso são obrigados pelos bancos quando compram a crédito, mas e nos casos em que a compra é feita sem recurso a crédito bancário como é que se garante que é feito o seguro e pelo valor necessário para cobrir a fracção e a sua quota parte nas áreas comuns?
Isto é muito bonito na teoria, mas e na prática como é se se obriga os proprietários a fazer esse seguro.
Aliás, a ideia que tenho, não sei se estará correcta mas foi o que me foi vendido há uns anos, quando morei num prédio, é que essa obrigatoriedade é para o condomínio e não para os proprietários das fracções. Acho que é isso que nos diz o Decreto-Lei n.º 268/94 de 25 de Outubro, não?
Porque o que acontece na prática é que os proprietários só têm o seguro porque a isso são obrigados pelos bancos quando compram a crédito, mas e nos casos em que a compra é feita sem recurso a crédito bancário como é que se garante que é feito o seguro e pelo valor necessário para cobrir a fracção e a sua quota parte nas áreas comuns?