Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro somdigital,

Só pus em causa o valor (140mil euros para 240m2) porque, por um lado é muito apertado (eu não escrevi "impossível", mas...) e por outro porque o proprietário que MANDOU CONSTRUIR a casa, teve muitos CUSTOS que vão para além do DINHEIRO pago com o empreiteiro.

Vou-lhe dar um pequeníssimo exemplo. Suponha que o dono-de-obra todos os dias fazia um pequeno desvio no percurso casa-emprego para ir ver os trabalhos, durante os 200 dias que durou a obra E que esse desvio lhe custava 7,00euros (*).
    No final da obra, essa voltinha ter-lhe-ia custado 1.400,00euros (1% do valor da obra).
    E nem sequer estou a contabilizar O TEMPO dele.

Para entender onde quero chegar, é simples:
    Ja perguntou ao seu amigo, que diz que a casa lhe custou (140+25) 165.000euros, por quanto é que ele lhe venderia a casa?
    Provavelmente quando ouvir a resposta vai achar que ele também é um abutre... :-)

Isto para dizer que quando as pessoas se querem gabar da COMPRA, há os que (subvalorizam) dizem que custou muito baratinho, e os que (sobrevalorizam) dizem que custou caríssimo. Raros são os que fazem bem as contas.
    Mas quando é para VENDER, todos SOBREVALORIZAM :-)

(*) são 20km a 0,35eur/km
    • altar
    • 12 junho 2010 editado

# 22

As grandes imobiliárias ( ERA, REMAX, Century21,etc...) praticam comissões de 5%....é demasiado para ser o vendedor a suportar sozinho, obviamente que isso se reflecte no preço da casa

Eu vendi a minha casa há pouco tempo, o comprador fez-me uma proposta de X euros....eu recusei terminantemente, um redondo NÃO !!! porque teria que pagar a comissão à imobiliária ( bastante ) e com o que restava simplesmente inviabilizava os meus planos de compra de casa nova e os meus limites

mas os X euros eu aceitá-los-ia de bom grado, porque na verdade eu acabei por vender a casa a esse comprador por um valor inferior a esses X euros para mim, mas para ele ficou mais cara

A pessoa da imobiliária imobiliária foi na verdade muito correcta ao negociar o preço final de venda que não prejudicasse a mim e nem fosse muito alto para os compradores, no final o preço ajustado foi o possível e agradou a ambas as partes. Depende também da margem que o vendedor tiver, se ele dever muito ao banco...e o tempo que ele tem a casa à venda

Nota Importante :

se ele tem a casa à venda há 1, 2 ou 3 meses...o certo é o vendedor ser totalmente intransigente no preço, pouco flexível; mas se for há 7 meses ou mais ele aceitará uma oferta menor. E se a diferença for a comissão....amigo tenho quase a certeza que o vendedor vai aceitar daqui a uns meses

Pergunte-lhe há quanto tempo ele tem à venda, e daqui a uns meses volte à carga
  2.  # 23

Colocado por: altarAs grandes imobiliárias ( ERA, REMAX, Century21,etc...) praticam comissões de 5%....é demasiado para ser o vendedor a suportar sozinho,

Só recorre a mediadoras imobiliárias quem quer. E só aceita as condições das mediadoras quem quer.

Pergunto (como você fez ao comprador, antes de ter editado o texto):
    Por que é que você (como vendedor) recorreu ( e pagou!) a empresas de mediação ?
    Porque é que não se limitou a colocar anúncios gratuitos na internet ? ;-)

Eu respondo:
    Porque reconheceu que o serviço que uma empresa de mediação imobiliária lhe podia prestar (angariar um cliente) podia ser mais eficaz que um anúncio perdido no meio de milhentos. E um serviço bem prestado, paga-se.

E se a diferença for a comissão....amigo tenho quase a certeza que o vendedor vai aceitar daqui a uns meses
    Não estou a ver o que é que o valor da comissão tem a ver com o valor do eventual desconto na venda.
    Ou melhor, estou:
    O vendedor acha que a casa dela vale 100mil. Se a vender por mediadora imobiliária SOBE O PREÇO para 106mil (5% + IVA).
    Se alguém oferecer pela casa os mesmíssimos 100mil, estará a oferecer o preço que o vendedor ACHAVA que seria justo para ele !

O erro está em:
    - as empresas de mediação cobrarem taxas elevadas (3% + IVA deviam ser mais que suficientes para uma venda de 100 a 200mil euros, e ainda menos se os valores forem superiores ).
    - os vendedores fazerem preços superiores quando vendem por intermédio de empresas de mediação...
    •  
      FD
    • 15 junho 2010 editado

# 24

Editei esta discussão a pedido do seu autor original, removendo as suas intervenções e substituindo a referência ao seu nome de utilizador por Anónimo.

Para que se perceba o contexto, as perguntas do mesmo tinham este sentido:
    O que é que pode acontecer a alguém que é contactado pelo vendedor de uma casa que conheceu através de uma imobiliária?
    Ou seja, se o vendedor após visita ao imóvel, o apresentar ao cliente da imobiliária por um preço significativamente mais baixo, quais são os riscos que o comprador corre?
    O que é que é aconselhável fazer nesta situação? O que é que se pode fazer para a contornar?

Por favor, evitem colocar questões de que depois se arrependam. Existem formas de ser anónimo na internet - se a questão for sensível pesquisem como o fazer antes de colocarem assuntos delicados (que depois dão trabalho a resolver).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui

0.0140 seg. NEW