Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Madalena.MAs grades são profundamente inestéticas, mesmo quando tentam ter design. Ficam sempre a parecer uma prisão .
    Então as que se podem abrir e fechar nem se comenta... Blerq!.

    Mau!
    Está a dizer-me que estas minhas grades de abrir e fechar pombalinas são inestéticas, que fazem parecer uma prisão e que BLERQ! ?!?!?

    GRRRRR!

    (fotografia de uma moradia do sec XVII, em Lisboa, completamente "recuperada" no ano passado)
      10052010grades.jpg


    Que é que estão a fazer ai essas portadas tão francesinhas que só lhes falta as tête de turc????

    Tão mau como o Starbucks na Rosa dos Mares!
  2.  # 22

    Colocado por: cvmachadoPreciso de ajuda.
    Esta semana assaltaram a casa de um vizinho meu e estou com receio que a minha seja a próxima. :(

    Vivo num r/c e na minha sala uma das paredes e constituída por uma janela de vidro e alumínio (com 4 painéis) virada directamente para o exterior com uma varanda rodeada de um muro de altura de cerca de 60cm.

    Ora saltar o muro é muito fácil e a janela em alumínio também se torna um alvo facílimo.
    Com uma simples chaves de fendas a janela abre muito facilmente.

    Não tenho persiana, não posso ter gradeamento porque esteticamente não fica bem e não sei o que fazer.

    Gostaria de saber se alguém me pode ajudar com o conhecimento de algum sistema de segurança, anti-roubou ou algo parecido que tornasse estes 4 painéis de alumínio mais robustos e mais difíceis de abrir?

    Podem ajudar?
    Obrigada.

    Catarina


    A melhor forma de resolver essa situação é colocar um caixilho como deve ser com ferragens adequadas para o efeito(anti-roubo)e um vidro para evitar assaltos.
  3.  # 23

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Madalena.MAs grades são profundamente inestéticas, mesmo quando tentam ter design. Ficam sempre a parecer uma prisão .
    Então as que se podem abrir e fechar nem se comenta... Blerq!.

    Mau!
    Está a dizer-me que estas minhas grades de abrir e fechar pombalinas são inestéticas, que fazem parecer uma prisão e que BLERQ! ?!?!?

    GRRRRR!

    (fotografia de uma moradia do sec XVII, em Lisboa, completamente "recuperada" no ano passado)
      10052010grades.jpg


    O luís deve ter tido azar com quem lhe fez a caixilharia(ferragens de nylon)ou então apertou com orçamentos para ser mais barato,para não dizer nada sobre o vidro,escolheu um vidro baratito não?
  4.  # 24

    Colocado por: Jorge RochaO luís deve ter tido azar com quem lhe fez a caixilharia (ferragens de nylon) ou então apertou com orçamentos para ser mais barato,para não dizer nada sobre o vidro,escolheu um vidro baratito não?

    LOLOLOL
    MUITO BOA!!!!! Mas errou o alvo. :-)))

    A obra foi-me toda adjudicada EXCEPTO a caixilharia (janelas E PORTADAS, lobito) porque o dono de obra tem um familiar que tem uma serralharia de alumínio.
    (É CLARO que a razão para adjudicar ao familiar que tem a oficina a 300km, foi que era muito mais barato que eu... )

    Da minha parte tem ali as pinturas (rosa-velho) as cantarias (Lioz, à antiga) e as GRADES (pombalinas, mas com dupla dobradiça - que não se vê - para poderem abrir para fora das portadas).

    (Nota, antes que digam mais alguma: o peito da janela SALIENTE também é da autoria do dono da casa)
  5.  # 25

    Pois as grades, hei-de querer umas coisas dessas para uma bandeira em meia-lua quando mudar o meu portão horrível. Agora estas portadas estilo maison que se começa a ver por todo o lado! Estão bem para as casas de colunatas: se se há-de estragar duas casas...

    E havia nos anos 50-60 uns estores super-eficientes e bem portugueses que desapareceram completamente da circulação. Com essa é que eu não me conformo.
    Concordam com este comentário: argo
  6.  # 26

    Boas

    O Google é amigo e acho que já percebi o " o Starbucks na Rosa dos Mares ". Mas alguém por favor me explica o que são as " tête de turc "? Obrigado.

    cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 20 junho 2010 editado

     # 27

    Colocado por: j cardosoBoas

    O Google é amigo e acho que já percebi o " o Starbucks na Rosa dos Mares ". Mas alguém por favor me explica o que são as " tête de turc "? Obrigado.

    cumps
    José Cardoso


    Por acaso pergunta bem porque, procurando uma imagem para pôr aqui, não encontrei nada. Se calhar usei o nome errado (é verdade que tête de turc quer dizer bode expiatório, pensava eu que TAMBÉM, mas se calhar é EXCLUSIVAMENTE).

    Enquanto não encontro uma imagem, explico: os dois fechos que mantêm as portadas abertas têm muitas vezes a forma de uma cabecinha com um turbante. Umas vezes uma é de mulher e a outra de homem. Foi a isso que eu chamei tête de turc, mas se calhar tresli.

    Editado:

    E tresli mesmo, parece que se chama tête de bergère, que é como quem diz de pastora em vez de turco:

    http://www.dispanoroux.fr/quincaillerie/arret-de-volet-tete-de-bergere-a-sceller-95mm-bichromate-501-A1236511p144S1R1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  7.  # 28

    Ou este, muito engraçadinho e muito francês:

    http://givernews.com/?2007/10/22/561-fermer-les-volets
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  8.  # 29

    Colocado por: lobitoOu este, muito engraçadinho e muito francês:

    http://givernews.com/?2007/10/22/561-fermer-les-volets

    Estas pessoas agradeceram este comentário:RC | ARQ



    Sempre a aprender...
  9.  # 30

    tête de bergère = «Fixador de portadas»
  10.  # 31

    Olá, queria agradecer a todos pelos comentários e acrescentar mais algumas informações que podem ajudar a identificar a situação e espero eu a encontrar a solução....

    Os quatro painéis de que falei são de correr (o que ajuda o potencial assaltante, basta com uma chave forçar um dos painéis, deslizar o mesmo e voilá, tenho uma visita inesperada em casa)!

    Quanto á solução de grades não é viável, vivo num apartamento inserido num condomínio fechado com regras no que diz respeito a estética muito rígidas.
    Nenhum dos R/C têm grades e também não queria eu ser a 1ª a colocar (para além de sinceramente considerar que em apartamento as grades não ficam mesmo nada bem).

    Quanto a estores... não tenho nessas janelas!

    Sei que alguns vizinhos colocaram sistemas de segurança na janelas com umas "trancas", ou uns fechos que prendem as portas ás paredes ou ao chão... mas como não tenho confiança com nenhum dos vizinhos dos r/c para questionar não sei bem do que se trata...


    Jorge Rocha, quando diz:
    "A melhor forma de resolver essa situação é colocar um caixilho como deve ser com ferragens adequadas para o efeito(anti-roubo)e um vidro para evitar assaltos."

    Pode ajudar-me a perceber o que são as "ferragens adequadas para o efeito (anti-roubo)???

    Mais uma vez obrigada a todos,

    Catarina
    •  
      FD
    • 21 junho 2010

     # 32

    Não há fotos desses painéis de alumínio?
  11.  # 33

    Boa tarde,

    retomo este tema porque ocorreram novamente mais assaltos. :(
    Anexo uma foto da janela para verem se me conseguem ajudar???

    Obrigada.
    Catarina
      Foto.jpg
  12.  # 34

    extores exteriores tipo shenker GM200 ? são caros mas acho-os seguros.... vou colocar na minha moradia...
  13.  # 35

    Colocado por: cvmachadoPode ajudar-me a perceber o que são as "ferragens adequadas para o efeito (anti-roubo)???

    Posso...

    Nas janelas de correr existem várias vertentes de ferragens para fechar as janelas...as de embutir que ficam dentro do perfil que carregando no botão e puxando pela janela esta se abre...(estas não são grande coisa para dar segurança)e as de rotação...estas são as que aconselho para maior segurança nestes caixilhos...são parecidas ou iguais aos puxadores rotativos das janelas de batente ou oscilobatente...rodam sobre si,e fecham determinados pontos de fecho na envolvência das folhas de correr,conforme o sistema de caixilho se usa,pode-se usar o sistema multipontos que se usa o sistema que aconselho(mais económico e também seguro dentro dos sistemas de correr)estes podem ter 2,3,4 pontos de fecho lateralmente,e se usar sistemas de caixilhos de osciloparalela(também de correr)existem também formas de fechar contornando as folhas com vários pontos de fecho...e corredoras elevadoras que também podem fechar com vários pontos de fecho que dão também mais segurança às janelas.

    Cumps
    Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cvmachado
  14.  # 36

    sera que podia colcar algumas fotos desse tipo de caixilho que aconselha rocha?
  15.  # 37

    Rocha,

    muito obrigada pela explicação e pelas opções apresentadas (embora eu não tenha percebido muito bem, porque não tenho conhecimento desses sistemas).

    Anexo 2 fotos dos fechos para ver se me consegue ajudar...
    Envio uma do fecho central (que une as 2 portas do meio e que correm para dentro)
    E outra do fecho lateral que fecha cada uma das portas laterais que correm na calha de fora.

    Se possivel gostaria de manter este fechos, para não fazer alteração nas portas/ferragens já existentes e colocar algo adicional que me desse mais segurança.
    Será possível?

    Mais uma vez obrigada pela ajuda.
    Já percebi que é entendedor da matéria... ao contrário de mim... :(

    Catarina
      Fecho porta central.JPG
  16.  # 38

    Envio agora a foto do fecho lateral.
    (não consegui enviar as 2 ao mesmo tempo)

    P.s. Desculpe a qualidade da imagem mas tirei com o tlm para ser + rápido...

    Obg
      Fecho porta lateral.JPG
  17.  # 39

    Colocado por: cvmachadoEnvio agora a foto do fecho lateral.
    (não consegui enviar as 2 ao mesmo tempo)

    P.s. Desculpe a qualidade da imagem mas tirei com o tlm para ser + rápido...

    Obg
      Fecho porta lateral.JPG

    Não sabia que era obra existente(pensava que era nova)
    O sistema que tem de correr chama-se GK.(Tehcnal)
    Os fechos são de referência 2940...
    Poderá colocar bloqueadores de refª 1509...pelo menos na folha de dentro(janela que correr no carril de dentro)
    E poderá colocar...
    Peças de referência 1345,lateralmente no carril superior na direcção das folhas laterais.
    Não tem qualquer interesse para si gastar mais dinheiro,penso que com estas adaptaçõesitas ajuda qualquer coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cvmachado
  18.  # 40

    extores exteriores tipo shenker GM200 ? são caros mas acho-os seguros.... vou colocar na minha moradia...


    Acho que é Schenker GM200, ou estou errado?

    Já agora há algum representante em Portugal?
 
0.0268 seg. NEW