Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos !

    O Meu projecto ainda está em fase de estudo, e venho neste fabuloso Forum colocar uma pergunta que é a seguinte :

    Eu e a minha cara metade, inicialmente pensámos em construir uma moradia T2 + aproveitamento do sótão para mais tarde poder fazer lá 2 quartos paras as meninas, e tb pagar menos no IMI (PEC obriga!), só que o arquitecto fez uma proposta de casa com um 1º Andar (com varanda e janelas de correr), mas entrando no projecto com uma área inteira (sem muros interiores para divisãos dos 2 quartos) e como arrumos para entrar na câmara.
    Será que com esta solução, pagarei menos de IMI entrando como arrumos ao pagarei igual se entrasse como 2 quartos e casa de banho (1º Andar)?
    Alguém já tive esta experiência de entrada de projecto com uma peça como arrumos?

    Já pedimos algumas correcção e mudanças nesta fase de estudo nas plantas em anexo, mas se alguém tiver algumas critícas / ideias / opinões todas serão bem vindas!

    Desde já um abraço !

    Cumprimentos a todos!
  2.  # 2

    Falta a planta do 1º andar que entrará como Arrumos

    Cpts
  3.  # 3

    Colocado por: fernando25Eu e a minha cara metade, inicialmente pensámos em construir uma moradia T2 + aproveitamento do sótão ...só que o arquitecto fez uma proposta de casa com um 1º Andar (com varanda e janelas de correr), mas entrando no projecto com uma área inteira (sem muros interiores para divisãos dos 2 quartos) e como arrumos para entrar na câmara.

    SALVO ERRO, para que o sotão seja considerado «arrumo», não poderá ser habitável (entre outras coisas, não poderá ter casa de banho).
    Mas, claro, poderá lá deixar todas as tubagens para mais tarde instalar as louças e torneiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernando25
  4.  # 4

    Então, aqui vão os meus :-)

    R/C

    Cozinha
    - Parece-me muito pequena e com pouca arrumação (onde estão agora, a cozinha é suficiente?) e são para já 4!
    - Grandes vidrados, cuidado com o sol...
    - Não há porta para a rua? Ou são janelas deslizantes? Cuidado com os maus isolamentos (acústico e térmico) neste tipo de janelas....

    Sala
    - Escadas a mais ou menos a meio da sala?! Com essa solução tem cerca de 20m^2 perdidos e sem grande uso....
    - A primeira coisa que se vê quando se entra é a escada? Gosta de ver?
    - Grandes vidrados, cuidado com o sol... (semelhante ao comentário na cozinha)

    I.S.
    - Temos de percorrer a casa toda para ir à I.S. (por ex. da cozinha.... ou do quintal), está muuuito longe!
    - A I.S. é social, privada e de acessibilidades.... cuidado com a privacidade, as visitas terão de percorrer o corredor e passar pelas portas dos quartos, convém que estejam sempre arrumados :-).
    - Não sei se cumpre com a lei de acessibilidades (consegue colocar uma cadeira de rodas por cima da sanita e do bidé?)

    Quartos
    - Estão a partilhar a mesma janela?! (semelhante ao comentário da janela na cozinha)
    - Os roupeiros não sei se serão suficientes (roupa do dia-a-dia do casal e das filhas, estação anterior, das camas....)
    - Porque não colocar uma pequena janela no corredor dos quartos?

    1º Andar

    Quartos
    - Roupeiros pequeníssimos!
    - Estão a partilhar a mesma janela?!
    - Grandes vidrados, cuidado com o sol... (semelhante ao comentário da janela na cozinha)
    - Cama frente ao vidrado?! Faz sentido?!
    - Quartos em forma de rectângulo demasiado pronunciante (efeito corredor).
    - Porque não colocar uma pequena janela no corredor dos quartos?

    I.S.
    - Sem janela? Preveja uma.
    - Fica ligeiramente por cima do quarto no R/C.... pode ser desagradável os barulhos...

    Colocado por: Luis K. W.
    SALVO ERRO, para que o sotão seja considerado «arrumo», não poderá ser habitável (entre outras coisas, não poderá ter casa de banho).
    E creio que, também têm uma altura máxima para ser considerado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernando25
  5.  # 5

    Obrigado pelas vossas respostas!

    Caro Luis K.W queria te perguntar, se entrando como "arrumo" pago menos de IMI que se fosse como 1º Andar?

    Caro MAFGOD, obrigado pelas tuas críticas / comentários / melhorias. Como disse, ainda está em fase de estudo, e a maioria das tuas observações, já as tinha colocado ao arquitecto que vai alterar tudo o que disseste ! mas agradeço muito os teus comentários :-)

    Quando tiver novidades, ponho novamente os ficheiros....

    Cumprimentos e Abraços-
  6.  # 6

    mafgod

    Vai-me desculpar mas já ando há alguns topicos para lhe perguntar se é arquitecto.

    é que por exemplo a maior parte das suas sugestões apenas reflectem um gosto pessoal em relação á funcionalidade desta casa e até noutras que tem comentado. Isto não é um projecto meu, mas, senão vejamos:


    - Parece-me muito pequena e com pouca arrumação (onde estão agora, a cozinha é suficiente?) e são para já 4!
    é pequena mas com a configuração que tem e aberta á zona de comer por isso está muito bem, faltará talvez um despenseiro e presumo que a zona de tratamento de roupas será noutro local.
    - Grandes vidrados, cuidado com o sol...
    para isso servem elementos tipo palas e tem a ver tambem com a orientação solar e ainda o tipo de vidros
    - Não há porta para a rua? Ou são janelas deslizantes? Cuidado com os maus isolamentos (acústico e térmico) neste tipo de janelas....
    o tipo de vão neste estudo não está definido por isso pode ser muita coisa

    - Escadas a mais ou menos a meio da sala?! Com essa solução tem cerca de 20m^2 perdidos e sem grande uso....
    aqui é apenas a sua opinião pois a escada, sem encerrar o espaço, faz a definição do corredor e da zona de estar que está muito bem a nivel de espaço para a função- A primeira coisa que se vê quando se entra é a escada? Gosta de ver?
    - Grandes vidrados, cuidado com o sol... (semelhante ao comentário na cozinha)

    - Temos de percorrer a casa toda para ir à I.S. (por ex. da cozinha.... ou do quintal), está muuuito longe!
    cerca de 4 metros para si é muito numa casa deste tipo pequena?
    - A I.S. é social, privada e de acessibilidades.... cuidado com a privacidade, as visitas terão de percorrer o corredor e passar pelas portas dos quartos, convém que estejam sempre arrumados :-).
    As portas dos quartos tambem se podem fechar e isso das visitas é pessoal e cada um é que sabe o numero de visitas e o tipo de .
    - Não sei se cumpre com a lei de acessibilidades (consegue colocar uma cadeira de rodas por cima da sanita e do bidé?)
    embora eu a fizesse um pouco diferente esta como está cumpre as acessibilidades
    - Estão a partilhar a mesma janela?! (semelhante ao comentário da janela na cozinha)
    partilhar o mesmo vão não significa que a caixilharia não seja independente
    Os roupeiros não sei se serão suficientes (roupa do dia-a-dia do casal e das filhas, estação anterior, das camas....)
    os roupeiros complementados com outra mobilia baixa com gavetas, é mais do que suficiente.
    - Porque não colocar uma pequena janela no corredor dos quartos?

    - Cama frente ao vidrado?! Faz sentido?!
    qual é o problema?? há muita gente que gosta
    - Quartos em forma de rectângulo demasiado pronunciante (efeito corredor).
    Efeito corredor?? ou espaço util?? veja os famosos quartos do corbusier da unidade de habitação

    enfim, esta casa pode estar deficitária de espaço mas que está bem distribuida está.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernando25
  7.  # 7

    Caro MARCO1

    Desde já agradeço os teus comentários.

    Realmente, a casa não é muito grande, o terreno tem pouco mais de 500 m/2, e o conceito de separar a zona privada / zona de lazer agrada-me.
    Alguns comentários ditos por MAFGOD, já foram vistos por mim e a minha esposa, hoje estou a aguardar as alterações ao estudo.
    A lavandaria ficará junto a garagem com uma passagem coberta que ligará a cozinha.

    Logo que tiver prometo colocar de novo no Fórum !

    Um muito obrigado para vós todos e abraços.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1Vai-me desculpar mas já ando há alguns topicos para lhe perguntar se é arquitecto.
    Não tenho de o desculpar, não me ofendeu :-)
    Não sou, e não tenho nada a haver com a profissão....

    Colocado por: marco1é que por exemplo a maior parte das suas sugestões apenas reflectem um gosto pessoal em relação á funcionalidade desta casa e até noutras que tem comentado.
    É isso mesmo, apenas reflectem o meu gosto pessoal.
    Como já disse noutras discussões, o que é certo para mim pode não o ser para outros.

    Assim sendo, eu como leigo na matéria, nunca poderia responder:
    Colocado por: marco1enfim, esta casa pode estar deficitária de espaço mas que está bem distribuida está.


    Posso estar errado mas, quem coloca aqui projectos para comentar, é porque querem detectar erros funcionais/construção que lhes podem sair caros depois e que, por n razões, não as conseguem ver. Acho que não vem para aqui à espera que lhes digam, a casa está muito bem distribuída, boas áreas, bons alçados e etc.... e depois de construída:
    - faltam roupeiros (não faz mal, compra-se um camiseiro ou cómoda),
    - é muito quente no verão (não faz mal, como não temos nem estores nem outra coisa, coloca-se um AC)
    - a sala é muito fria por ser enorme (não faz mal, compra-se um aquecedor eléctrico)
    ....

    A respeito deste projecto eu dei os alertas (e uma vez mais, baseando-me no meu gosto pessoal) e tu deste algumas soluções aos meus alertas.
    Acho que o fernando25 só ficou a ganhar.
    • DiogoM
    • 24 junho 2010 editado

     # 9

    Colocado por: fernando25Olá a todos !

    O Meu projecto ainda está em fase de estudo, e venho neste fabuloso Forum colocar uma pergunta que é a seguinte :

    Eu e a minha cara metade, inicialmente pensámos em construir uma moradia T2 + aproveitamento do sótão para mais tarde poder fazer lá 2 quartos paras as meninas, e tb pagar menos no IMI (PEC obriga!), só que o arquitecto fez uma proposta de casa com um 1º Andar (com varanda e janelas de correr), mas entrando no projecto com uma área inteira (sem muros interiores para divisãos dos 2 quartos) e como arrumos para entrar na câmara.
    Será que com esta solução, pagarei menos de IMI entrando como arrumos ao pagarei igual se entrasse como 2 quartos e casa de banho (1º Andar)?
    Alguém já tive esta experiência de entrada de projecto com uma peça como arrumos?

    Já pedimos algumas correcção e mudanças nesta fase de estudo nas plantas em anexo, mas se alguém tiver algumas critícas / ideias / opinões todas serão bem vindas!

    Desde já um abraço !

    Cumprimentos a todos!


    Não sou arquitecto nem engenheiro mas modificaria algumas coisas:
    -Wc entre os 2 quartos (R/C)
    -Integração da cozinha na sala atraves de uma bancada de refeição alta (estive em N.Y em casa de um amigo e adorei o conceito e a simplicidade no dia a dia)
    -Tirava o bidé e substituia a banheira por uma cabine de duche(mas isto sou eu que sou um terrorista .... )

    Considerava:
    -Criação de uma divisão para colocar tábua de passar a ferro,aspirador,ferramentas,etc.
    -Muito bem na necessidade ou não de ter um primeiro andar e se lhe dá uso efectivo (já tive ja sei o que a casa gasta...)
    -Não por roupeiros embutidos (porque nao gosto, nunca combina bem com as mobilias)

    Cumps
  9.  # 10

    mafgod

    compreendo o que quis dizer mas insisto que há coisas que diz que é meramente a sua opinião, ou seja quando fala em erros funcionais os que fala, é na sua opinião e ai já argumentei, não me limitei a dizer que está bem distribuida ou que os alçados são bonitos, uma coisa é um estudo enquanto tal não ter tudo já esplanado mas ter uma genese correcta e com potencialidades e com largas margens de dar a volta( ser o espaço apropriado) outra é realmente ter erros crassos logo á partida o que não me parece neste caso.
    Devemos dar opiniões? sim mas acho que devemos tambem olhar e ver se a pedra já é boa e com possibilidades de ser talhada, outra é apontar logo certas imperfeições da mesma que iriam gerar um mau esculpir.
    por exemplo, a minha filha vive bem com um roupeiro de 1,20 e algumas gavetas para roupa dobrada.
    Se reparar bem este estudo, repito é um estudo, até está bem apresentado, senão vejamos: qualquer das situações que o mafgod se preocupou, repare, são possiveis de resolver, exposição das janelas ( não sabemos a exposição solar e o sombreamento previsto), arrumação ( o grande roupeiro no sotão), aquecimentos ( casa pequena e depende da qualidade e sistema dos isolamentos e caixilharias), enfim parece-me questões neste caso "resolviveis".
 
0.0195 seg. NEW