Iniciar sessão ou registar-se
    • Rita M
    • 21 junho 2010 editado

     # 1

    Boa tarde a todos!

    Construí há sensivelmente um ano uma moradia com soalho maciço de Tauari. Desde o início das chuvas, começámos a ter em casa sérios problemas de humidade. Os caixilhos mal montados (estão agora a ser rectificados pelo empreiteiro), deck à volta da casa mal isolado, etc. O resultado é que não houve quase nenhuma divisão da casa que escapasse a problemas de humidade, que era bem visível nas manchas de água que subiam pela parede.

    Claro que o chão tinha que sofrer com tudo isto. Primeiro foram os rodapés que descolaram da parede e estavam cheios de bolor por trás. O empreiteiro substituiu os ditos rodapés.

    O que me faz vir a este fórum, depois de uma grande pesquisa pela internet foi o estado em que o chão de minha casa se encontra. Em vez do chão lisinho, tenho o chão às "ondinhas". É um chão irregular, tendo quase levantado nalguns sítios. Há zonas por baixo dos rodapés em que a madeira está mais escura, com côr de ter absorvido água...

    Como se isto não bastasse, o problema agravou-se aogora com o bom tempo. O chão cheira muito mal, principalmente em sítios onde recebe sol. Chegámos a pensar que fosse um rpoblema de canos, imaginem o mau cheiro!!

    O empreiteiro já cá veio com o comercial da empresa a quem compraram o chão e a reunião não podia ter corrido pior. O dito senhor entrou cá em casa e disse logo que a casa lhe cheirava bem e que já que lhe falava no mau cheiro, um colega tinha acabado de comentar com ele que o Tauari tinha como característica o mau cheiro! A graça é que o chão nunca tinha chierado mal...

    Disse ainda:"eu não acredito que tenha bolor ou outro fungo por baixo do chão, se assim fosse, o chão apodrecia e nem 5 anos lhe durava". Bem, quando ele disse isto, antes de eu lhe ter sequer colocado esta hipótese, fiquei com a pulga atrás da orelha, a pensar se não tenho mesmo um fungo que me possa apodrecer o chão...

    O que eu precisava agora é de saber se haverá alguma empresa que faça um relatório ao estado do meu soalho e quem sabe me apresente um orçamento para reparação (afagar/envernizar) ou substituição do chão.

    Apesar de o chão ter somente um ano, já foi alvo de 3 afagamentos. O primeiro da praxe, o segundo para rectificar azelhices e um terceiro porque o segundo afagamento foi uma desgraça.

    O chão já está outra vez riscado e 98% dos riscos foram causados por funcionários da empresa de construção ou sub-empreiteiros. Já não me apetece exigir um novo afagamento, mas sim a sua substituição ou indemnização.

    Se eu soubesse o que sei hoje, tinha ficado no meu velho apartamento...

    Cumprimentos a todos e agradeço qualquer ajuda!

    RM
  1.  # 2

    Se fosse eu, o que fazia.

    Exigia o levantamento do chão antigo (porque esse já está podre ou a caminho) incluindo rodapés. Deixava a habitação sem nenhum pavimento durante duas semanas, para secar humidades existentes, seguidamente exigia chão novo e rodapés mas com isolamento prévio à base de produto asfáltico tipo fleetcoat. Confirme se os isolamentos estão efectuados mas a confirmação efectiva será no início das chuvas. Se o seu pavimento se encontra irregular (ondinhas) é porque tem humidades que se encontram a secar.

    O meu site aqui
    •  
      FD
    • 22 junho 2010

     # 3

    Colocado por: Rita MO que eu precisava agora é de saber se haverá alguma empresa que faça um relatório ao estado do meu soalho e quem sabe me apresente um orçamento para reparação (afagar/envernizar) ou substituição do chão.

    O ideal será conseguir um parecer técnico de uma ou mais empresas especialistas em pavimentos de madeira.
    Atenção: o objectivo não será pedir um orçamento a uma empresa para substituir o chão, porque nesse caso cada um dar-lhe-á a solução que lhes convém (com tendência para gastar o máximo dinheiro possível).
    Diga simplesmente que quer um parecer técnico, um diagnóstico do problema, e que o paga.

    Em alternativa, existem empresas que se dedicam exclusivamente a vistorias e alguns organismos estatais também podem oferecer esse tipo de serviços (universidades, institutos, etc.).

    O que quer é alguém imparcial que lhe diga que o problema é X de forma a que deixe o construtor/subempreiteiro sem espaço de manobra para inventar.
    Apresenta-lhe o relatório da empresa/instituição que viu o chão e vê a reacção.
    Depois disso feito, o que há a fazer a seguir depende muito da resposta do construtor.
  2.  # 4

    Obrigada...

    Aconselha alguma empresa em concreto?
  3.  # 5

    Boa noite a todos

    Cara Rita M,

    Não será o problema do isolamento hídrico da casa (ou da falta dele) em vez da madeira?

    Quase que aposto que os rodapés e soalho não descolaram nem ficaram pretos só perto das caixilharias, mas também em paredes e compartimentos interiores (perdoe se estou a falar ao acaso)...
    Acho que em vez de estar a substituir já a madeira (que pode e deve pedir a sua substituição), devia perguntar aos seus técnicos e empreiteiro como foi feito o isolamento hídrico do piso térreo. Foi feita uma laje "solta" do chão? Se não foi, o pavimento foi composto por que camadas? Que isolamento hídrico foi aplicado? Existe drenagem periférica? Etc...
    A sua moradia está no prazo da garantia... use isso a seu favor. Não deixe é que lhe substituam a madeira sem ter atenção a esses outros aspectos, porque vai acontecer a mesma coisa daqui a uns tempos e aí vai ser ainda mais difícil lidar com os intervenientes.
    Peça essas explicações e a resolução desses aspectos por parte dos responsáveis. Está no seu direito.

    Cumprimentos
  4.  # 6

    Boa noite.

    Gostava de fazer uma pergunta, e peço antecipadamente desculpa por ser, em parte, fora do contexto.

    O facto de a madeira ser de Tauari, influencia em alguma coisa o que está a acontecer? e o mau cheiro, acontece de facto?

    Cumprimentos
 
0.0128 seg. NEW