Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal, sou novata por estas bandas ;)

O que me trás por aqui é o seguinte:

Comprei uma casa NOVA em 2006 e à relativamente pouco tempo, descobri que a minha casa não tem aquelas placas de isolamento, as conhecidas placas poliuretano... mas na ficha técnica da minha casa, faz referência a elas... resumindo... fui enganada!!!!
    É claro que não vou deixar passar isto em branco, e já enviei uma carta ao vendedor, uma vez que este, nem vontade teve de vir lá a casa verificar os defeitos, porque para além da inexistência do isolamento, começou aparecer humidade, rachadelas, salitre etc...

Preciso da v/ ajuda ... o que fariam nesta situação ???????... é que na minha opinião, o mais grave, é o isolamento que consta na ficha técnica, e não foi aplicado...

Acho que vou ter sérios problemas com este senhor :(
    • mtiago
    • 22 junho 2010 editado

# 2

Colocado por: bauhiniaOlá pessoal, sou novata por estas bandas ;)

O que me trás por aqui é o seguinte:

Comprei uma casa NOVA em 2006 e à relativamente pouco tempo, descobri que a minha casa não tem aquelas placas de isolamento, as conhecidas placas poliuretano... mas na ficha técnica da minha casa, faz referência a elas... resumindo... fui enganada!!!!
    É claro que não vou deixar passar isto em branco, e já enviei uma carta ao vendedor, uma vez que este, nem vontade teve de vir lá a casa verificar os defeitos, porque para além da inexistência do isolamento, começou aparecer humidade, rachadelas, salitre etc...

Preciso da v/ ajuda ... o que fariam nesta situação ???????... é que na minha opinião, o mais grave, é o isolamento que consta na ficha técnica, e não foi aplicado...

Acho que vou ter sérios problemas com este senhor :(

Se conseguir algum acordo...(o que duvido) pode pedir para aplicarem uma técnica recente e em termos de custos é próximo das placas XPS (que já não pode aplicar). Estou a falar de isolamento por pedaços de jornal com mistura de material anti inflamável. A forma de aplicação é simples, pois abrem um pequeno buraco junto ao tecto e injectam o produto.

Vi esta técnica na ExpoControi na Batalha... Segundo eles a folha de jornal é altamente isolante, mais até que o XPS... E em termos de durabilidade garantem cerca de 80 anos... já a placas XPS começam a deteriorar-se a partir dos 15 anos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bauhinia
  2.  # 3

Boas,

Antes de mais obrigado pelo seu comentário ;)

Desconhecia essa técnica, mas parece-me bastante interessante... mais cedo ou mais tarde vou ter de isolar a casa... pois a casa torna-se muito fria no inverno e nem com o AC consigo aquecer as divisões.

Espero é que o isolamento seja suportado pelo vendedor, já que ele não cumpriu com o que estava escrito, e até acho que usou de má fé.
    vamos a ver no que dá :)
  3.  # 4

bauhinia
    A Ficha técnica foi assinada por um técnico.
    Para além de notificar o vendedor que presumo seja um empreiteiro certo?
    Notifique igualmente o técnico que assinou a FT.
    Nessa notificação diga que exije que seja reposto tudo o que consta da FT e não está aplicado na obra sobe pena de participar à Ordem ou à associação a que ele pertençe.
    As falsas declarações de um técnico podem originar que este fique inibido de poder trabalhar.
  4.  # 5

para injectar o "milagroso" papel de jornal, ou outra coisa qq tem q ter a caixa de ar. Esta existe?

como soube q a casa não tinha o wall-mate?
  5.  # 6

Colocado por: zedasilvabauhinia
    A Ficha técnica foi assinada por um técnico.
    Para além de notificar o vendedor que presumo seja um empreiteiro certo?
    Notifique igualmente o técnico que assinou a FT.
    Nessa notificação diga que exije que seja reposto tudo o que consta da FT e não está aplicado na obra sobe pena de participar à Ordem ou à associação a que ele pertençe.
    As falsas declarações de um técnico podem originar que este fique inibido de poder trabalhar.

Estas pessoas agradeceram este comentário:bauhinia

Boas,

Desconhecia que poderia fazer isso e que poderia ter essas consequências ... As pessoas têm de ser chamadas à responsabilidade ....
    Detectei também a inexistência de extractor de fumos nos WC´s, mas informaram-me que isso não posso reclamar pq é uma coisa que está à vista, e deveria ter reclamado na altura que comprei a casa :(
    A pessoa que me vendeu a casa não é o empreiteiro. Ele deu a empreitada a terceiros, mas claro a responsabilidade é dele.
  6.  # 7

Colocado por: Paramontepara injectar o "milagroso" papel de jornal, ou outra coisa qq tem q ter a caixa de ar. Esta existe?

Boas,

Sim, a caixa de ar existe!!! Não tem, é o que devia ter... as placas de XPS...

Descobri que não tinha as placas pq recentemente apliquei uma salamandra lá em casa, e tive de partir a parede, e quem fez esse trabalho, alertou-nos para essa situação... as caixas de ar estávam vazias ...
  7.  # 8

teve que partir as paredes exteriores?
  8.  # 9

Colocado por: sergyioteve que partir as paredes exteriores?

Não parti a parede toda... tive de abrir um buraco para poder colocar os tubos.
  9.  # 10

Colocado por: bauhinia
    Colocado por: Paramontepara injectar o "milagroso" papel de jornal, ou outra coisa qq tem q ter a caixa de ar. Esta existe?

Boas,

Descobri que não tinha as placas pq recentemente apliquei uma salamandra lá em casa, e tive de partir a parede, e quem fez esse trabalho, alertou-nos para essa situação... as caixas de ar estávam vazias ...

Convem verificar se as caixas de ar estavam vazias só no local onde foi feito o buraco. Por vezes, em obra, o wallmate falha num ponto ou outro.
  10.  # 11

Colocado por: Paramonte
    Colocado por: bauhinia

Boas,

Convem verificar se as caixas de ar estavam vazias só no local onde foi feito o buraco. Por vezes, em obra, o wallmate falha num ponto ou outro.

coincidências existem... mas mesmo que seja só num ponto ou em outro... você não tem nada a ver com isso... quando compra uma carro, também ano esta à espera q falte um parafuso ou um banco... pois não?
  11.  # 12

Basicamente, tem aí com que se entreter, e com que dar a entreter ao empreiteiro, director da obra e dono da obra. Há imensa gente a quem pode queixar-se, ao INCI, à associação profissional do DTO, à câmara, ao MP, etc. Dê-lhes um prazo e depois agarre-se ao Word.
  12.  # 13

nem mais!!!!
  13.  # 14

Claro q se deve queixar, mas já agora com fundamento, ou seja deve investigar onde falta o wallmate. alem disso imagine-se a injectar um isolamento numa parede q já tem wallmate.
  14.  # 15

Existe uma solução, para esse problema, que é utilizado em casas mais antigas em que só tinham parede dupla (ainda não existiam isolamentos) ou que isolaram com esferovite (que para mim é a coisa mais rasca em termos de isolamento que existe) que se desfez.
    A solução é efectuada por empresas de aplicação de poliuretano injectado, e é feita da seguinte maneira.
    Furam a parede pelo exterior, por pontos (tipo em grelha) com espaçamento (ex.30/50cm) e injectam espuma de poliuretano para dentro da parede até preencher.
    Depois de secar é tapar os buracos e pintar de novo a casa.
    Já vi este trabalho efectuado em variadas vezes.
  15.  # 16

Infelizmente tive uma situação semelhante à sua na casa que comprei o ano passado

Quando ficava frio o Piso de cima gelava e aquecia em demasia quando fica mais quente.

As casa dos meus vizinhos (moro numa vivenda geminada) apresentava imenso bolor e estavam todos muito preocupados porque faziam o devido arejamento.

Como num fds, dentro do reoupeiro, apareceu-me bolor, cotactei o empreiteiro e informei que não acreditva que tinha isolamento termico até porque no m eu certificado energétio isso não era referido e o coeficiente dado era bastante elevado e na minha FTH apresentava o respectivo isolamento.

Neste sentido, e perante a argumentação do Empreiteiro\Director obra e Projectista (td o mesmo eng) de o mesmo dizer que a situação era causada por falta de arejamento e AC, voltei-me para ele e disse-lhe:

1 - o bolor que esta a aparecer apenas nos tectos dos vizinhos deve-se ao facto de não existir isolamento térmico ou ser insuficiente que provoca condensações rapidamente, ou será que ninguém areja a casa, e que não tinha de pagar 3 vezes mais energia para aquecer um espaço que não estava isolado

2 - Mostre-me que o isolamento que está contemplado nas FTH

3 - Caso não tenha, informo-o que irei fazer queixa e dar conhecimento na ordem dos Eng, INCI e Camara Municipal.

4- Em tribunal mais facilmente eu provo que o isolamento é nulo/insuficiente do que vc prova que nenhum de nós não areja a casa.

No mês passado, apesar de ele dizer que tinha colocado o isolamento, foi injectar poliuretano projectado em toda a laje do tecto das vivendas e nota-se bem a diferença. Inclusivé levou-me ao telhado para mostar o trabalho efectuado.

Aperte com ele, porque a razão está toda do seu lado ;)
  16.  # 17

Ora aqui está um caso exemplificativo de que quando se ameça mexer com o ganha pão das pessoas o caso muda de figura.
    A minha experiência diz-me que não adianta muito ameaçar-mos ir fazer queixa do empreieteiro seja lá onde for.
    A empresa fecha e abre logo no outro dia com outyro nome e outro alvará pronta para mais uma séria de falcatruas.
    Agora quando ameaça-mos participar dos técnicos ás respectivas associações a coisa pia mais fino. Pois um técnico corre o risco de ficar inibido de exerçer a sua actividade profissional e depois faz o quê?
  17.  # 18

Colocado por: Sun7RiderInfelizmente tive uma situação semelhante à sua na casa que comprei o ano passado

Quando ficava frio o Piso de cima gelava e aquecia em demasia quando fica mais quente.

As casa dos meus vizinhos (moro numa vivenda geminada) apresentava imenso bolor e estavam todos muito preocupados porque faziam o devido arejamento.

Como num fds, dentro do reoupeiro, apareceu-me bolor, cotactei o empreiteiro e informei que não acreditva que tinha isolamento termico até porque no m eu certificado energétio isso não era referido e o coeficiente dado era bastante elevado e na minha FTH apresentava o respectivo isolamento.

Neste sentido, e perante a argumentação do Empreiteiro\Director obra e Projectista (td o mesmo eng) de o mesmo dizer que a situação era causada por falta de arejamento e AC, voltei-me para ele e disse-lhe:

1 - o bolor que esta a aparecer apenas nos tectos dos vizinhos deve-se ao facto de não existir isolamento térmico ou ser insuficiente que provoca condensações rapidamente, ou será que ninguém areja a casa, e que não tinha de pagar 3 vezes mais energia para aquecer um espaço que não estava isolado

2 - Mostre-me que o isolamento que está contemplado nas FTH

3 - Caso não tenha, informo-o que irei fazer queixa e dar conhecimento na ordem dos Eng, INCI e Camara Municipal.

4- Em tribunal mais facilmente eu provo que o isolamento é nulo/insuficiente do que vc prova que nenhum de nós não areja a casa.

No mês passado, apesar de ele dizer que tinha colocado o isolamento, foi injectar poliuretano projectado em toda a laje do tecto das vivendas e nota-se bem a diferença. Inclusivé levou-me ao telhado para mostar o trabalho efectuado.

Aperte com ele, porque a razão está toda do seu lado ;)

Estas pessoas agradeceram este comentário:bauhinia

Antes de mais obrigado pelo seu testemunho...
    O seu caso tem tudo a ver com o meu... de Inverno, a minha casa torna-se muito fria... As paredes do quarto de cima chegaram a escorrer água... instalei 2 AC e mesmo assim o calor sumia-se... agora percebo porquê...
    Estamos rodeados de aldrabões... mas de uma coisa tenho a certeza... vou lutar para que me resolvam todos os problemas que tenho na casa, não vou ficar de mãos atadas. Infelizmente, a pessoa que nos vendeu a casa, não é uma pessoa de diálogo fácil, gostou de vender a casa, mas não gosta de ouvir as reclamações, opta por maltratar as pessoas, para intimidar... mas foi bater à porta errada!!!
  18.  # 19

Colocado por: zedasilvaOra aqui está um caso exemplificativo de que quando se ameça mexer com o ganha pão das pessoas o caso muda de figura.
    A minha experiência diz-me que não adianta muito ameaçar-mos ir fazer queixa do empreieteiro seja lá onde for.
    A empresa fecha e abre logo no outro dia com outyro nome e outro alvará pronta para mais uma séria de falcatruas.
    Agora quando ameaça-mos participar dos técnicos ás respectivas associações a coisa pia mais fino. Pois um técnico corre o risco de ficar inibido de exerçer a sua actividade profissional e depois faz o quê?

No meu caso, em nem sequer conheço o empreiteiro... por isso, não tenho esse problema... alguém vai ter de resolver o problema, nem que tenha de vir à praça pública, vendedor, empreiteiro, técnico, engenheiro, Câmara... etc... alguém tem de ser responsável...
  19.  # 20

Neste caso a câmara tem poucas responsabilidades, pois deverá existir um termo do director técnico atestando em como a obra cumpre todos os projectos. Só assim a câmara emite a licença de utilização.
    Pode é participar desse técnico junto da câmara se se verificar que ele prestou falsas declarações.

0.0240 seg. NEW