Iniciar sessão ou registar-se
    • spark
    • 24 junho 2010 editado

# 1

Bom dia,

Estou em fase de construção de casa e no meu projecto a alvenaria das paredes exteriores aparecem com parede dupla com:

(exterior) -> tijolo furado 11cm -> caixa de ar 3cm -> wallmate 3cm -> tijolo furado 15cm -> (interior) - total 32cm

Uma vez que o isolamento de 3cm me parece curto estava a pensar se não seria mais vantajoso o seguinte:

(exterior) -> tijolo furado 11cm -> caixa de ar 2cm -> wallmate 6cm -> tijolo furado 11cm -> (interior) - total 30cm

A diferença de custo não me parece significativa, é uma melhor solução em termos de isolamento térmico? Quais as vantagens/desvantagens desta solução face à original?

Uma vez que correcções de pontes térmicas em paredes duplas são quase uma utopia, a minha ideia era depois com esta solução colocar Pladur Term N XPE colado no interior (só nas paredes com contacto exterior). O que vos parece?

Nas paredes em que se usam cerâmicos é possivel aplicar em cima do pladur (wcs, cozinha)? Se não, o que se usa para fazer isolamento do lado interior?

Desde já agradeço a vossa opinião.
  1.  # 2

Se o seu projecto RCCTE foi feito com base nessa solução, qualquer alteração pode resultar no seu incumprimento e consequente recusa da autarquia em emitir a licença de utilização. O melhor é falar primeiro com o seu projectista.
  2.  # 3

Obrigado pelo alerta, vou falar. E em relação às questões que coloquei, na vossa opinião é uma solução mais vantajosa?
  3.  # 4

Fica com menos inércia térmica. Pode ser bom ou mau, depende das condições climatéricas da zona e do seu tipo de utilização.
  4.  # 5

Fica na zona do centro a 15Kms do mar. A casa é térrea tem boa exposição solar (maioria das janelas a sul) e com protecção solar (palas+estores) nas janelas. Estava a pensar por ar condicionado para a climatização (deixo pre-instalado e coloco se necessitar - a ideia é não precisar) + recuperador de calor na sala.
  5.  # 6

Colocado por: sparkUma vez que correcções de pontes térmicas em paredes duplas são quase uma utopia, a minha ideia era depois com esta solução colocar Pladur Term N XPE colado no interior (só nas paredes com contacto exterior). O que vos parece?

Se pensa assim porque vai optar pela solução de parede dupla?
    Com os custos do que pensa colocar, faz isolamento pelo exterior...
  6.  # 7

Pois, ETICS até era a minha ideia inicial... No entanto foi-me desaconselhado.

Quanto a custos a solução de parede dupla pelas minhas contas ainda sai um pouco mais em conta:

- o aumento no isolamento custa mais 3€/m2 que é parcialmente abatido por ter tijolo 11 (~+2€/m2)
    - no interior o custo ficaria à volta de 15€/m2 o que representa mais cerca de +5/6€ um reboco/estuque

Ou seja teria um custo extra na ordem dos 8€/m2, que daquilo que tenho ouvido é menor que a diferença para o ETICS...
  7.  # 8

Colocado por: sparkPois, ETICS até era a minha ideia inicial... No entanto foi-me desaconselhado.

Desaconselhado por quem? Pelo empreiteiro que não o coloca, e como tal não vai ganhar dinheiro com a sua escolha?
    Defendo todos os bons sistemas correctamente aplicados. E o ETICS é um desses bons sistemas. Procure um bom instalador, que faça as obras como os cadernos técnicos da marca de ETICS que usar recomenda. De preferência visite obras em curso e terminadas dele.
    Vai ver que não se arrepende da opção de uma boa aplicação de isolamento pelo exterior.
    Já agora, quer partilhar os argumentos que usaram para "denegrir" o ETICS?
  8.  # 9

Acho que usaram os habituais entre os quais, e para os quais já agora peço a vossa opinião também:

- fragilidade relativa da parede (o tocar a oco), que pode mesmo partir com relativa facilidade
    - o custo
    - problema para fixar eventuais objectos pelo exterior/furos interferem no isolamento (por exemplo candeiros)
    - problemas se mal aplicado
    - não dever ser instalado em pisos baixos para não haver absorção de humidades que tornam o sistema ineficiente, isto é não pode estar em contacto com a terra
    • eu
    • 24 junho 2010

# 10

A sua ideia faz sentido. Mais importante que o EPS de 6 cm é a sua correcta aplicação: vigie a aplicação.

Já agora, como vai resolver os problemas das pontes térmicas nas lages e pilares?
  9.  # 11

Colocado por: euA sua ideia faz sentido. Mais importante que o EPS de 6 cm é a sua correcta aplicação: vigie a aplicação.

Já agora, como vai resolver os problemas das pontes térmicas nas lages e pilares?

Agora não tenho agora o projecto comigo, mas tenho ideia que era apenas com tijolo térmico, embora queira também por, se der, EPS.
    Mas sei que, numa parede dupla, ao contrário do ETICS, o isolamento de lajes e pilares nunca é uma bem resolvida e daí pensar em por também isolamento no interior para minimizar...
    Já agora, como se costuma fazer o isolamento de palas que são no prolongamento de uma laje para o exterior?

Anonimo18072022A, obrigado pelos esclarecimentos em relação ao ETICS.
  10.  # 12

boas,
    na minha casa tb está pensado colocar capotto gostaria de saber se as placas podem ser aplicadas directamente no tijolo ou o mesmo tem de ser salpicado?
    e colocando o capotto e tendo como opção das paredes interiores serem gesso com tecto em pladur qual seria a melhor solução para o tipo de paredes?
    e se colocar fenólicos por cima do capotto é viavel?
    de referir a casa ser térrea com palas grandes e grandes envidraçados?
    obrigado.
  11.  # 13

Segundo me explicaram, para se colocar os fenólicos, deve-se colocar as respectivas estruturas de fixação antes de se aplicar o capotto!

Relativamente ao capotto com cortiça, alguém tem opinião? Gostava de ouvir/ler mais opiniões de prós e contras... mas ninguém me tem respondido noutros tópicos :)

Cumprimentos

0.0134 seg. NEW