Iniciar sessão ou registar-se
    • jsim
    • 24 junho 2010 editado

# 1

SITUAÇÃO

Vou começar a negociar com bancos empréstimo para compra casa para habitar.

Graças à educação que me foi proporcionada estou bem à vontade com a matemática e resolvo qualquer problema que envolva taxas, juros, capitais, amortizações, prazos, penalizações. arredondamentos, estatísticas, impostos, deduções, juros à cabeça, etc. Deduzo as formulas se necessário e uso métodos numéricos, inc. monte carlo, se não encontrar outro método de resolver o problema.

MAS

O vocabulário actual está cheio de designações como TAE, TAEN, TAEB, TAEG, SLB, etc (não garanto que isto exista tudo, é só para dar uma ideia). Alguns funcionário bancários até sabem traduzir para palavras (já percebi que é fácil. A palavras são quase sempre taxa, anual, liquida, bruta, equivalente, nominal, só o G não sei) mas não têm a mais pequena ideia do que é que isso quer dizer em termos de significado matemático. Ou talvez essa ignorância seja afinal uma táctica de marketing.

Alguns fazem uma simulações mas como não sei o que está ou não incluído têm pouco significado, Os empregados bancários que, suspeito, têm comissão, dão informações muito suspeitas (até receio que mintam).

PORTANTO

Preciso de encontrar um livro onde o significado dessas siglas seja definido em termos que permitam fazer cálculos com elas. Digo livro, mas não sou esquisito, qualquer link, dica, opinião sugestão, solidariedade, etc, serão apreciados.

Só ler os diários da república é mais difícil (quase impossível) para mim se a coisa estiver espalhado em vários documentos que se citam, revogam, complementam e actualizam, total ou parcialmente, uns aos outros.

Agradecido José Simões
    •  
      FD
    • 24 junho 2010 editado

# 2

Diferenças entre taxas nominais, efectivas, TAE e TAER. :)

Cálculos e fórmulas: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/TaxasdeJuro/Creditohabitacao/Paginas/Taxaanualefectiva.aspx

Colocado por: jsimaté receio que mintam

Omitir é diferente de mentir.
    Ignorância também é diferente de mentir.
    :)

0.0107 seg. NEW