Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a comprar uma moradia em construção. Neste momento estão a fazer o telhado e (infelizmente) apenas agora me apercebi que o telhado é mais alto do que eu pensava. O telhado é de duas águas, e na parte mais alta tem cerca de 2,20 de altura.
    O projecto não prevê o aproveitamento do sotão, mas visto que tem uma área boa, quero precaver a utilização mais tarde para criar um quarto / escritório.

    A(s) minha(s) dúvida(s) tem a ver com a cobertura do tecto, que pelo projecto será apenas com telhas sobre vigotas de ripas:

    1 - Qual acham que seja a melhor solução para isolamento + cobertura, tendo em conta que será um espaço para utilização menos frequente (conto ter também um pequeno espaço de trabalho na sala de estar e este será para momentos de maior necessidade de concentração / sossego)?

    2 - Será melhor fazer a cobertura já nesta fase (se o orçamento permitir, mas penso que sim), ou poderei deixar para mais tarde? A dúvida aqui é se fazendo mais tarde fica mais caro / mais complicado / menos bem feito.


    Obrigado pelos comentários, sugestões
  2.  # 2

    Aqui vai um rabisco rápido das dimensões do sotão.
    As linhas grossas representam paredes. Têm ambas acesso para a parte mais baixa, de cada lado, que pode servir para arrumos.

    A dimensão que falta (largura) são cerca de 750cm, o que dá uma área de aproximadamente 30m2 entre as duas paredes.
      sotao.png
    •  
      FD
    • 24 junho 2010

     # 3

    Colocado por: aleixomatos1 - Qual acham que seja a melhor solução para isolamento + cobertura, tendo em conta que será um espaço para utilização menos frequente (conto ter também um pequeno espaço de trabalho na sala de estar e este será para momentos de maior necessidade de concentração / sossego)?

    Já muito falado, pesquise senão estaremos a repetir o que já foi dito: sótãos.

    Colocado por: aleixomatos2 - Será melhor fazer a cobertura já nesta fase (se o orçamento permitir, mas penso que sim), ou poderei deixar para mais tarde? A dúvida aqui é se fazendo mais tarde fica mais caro / mais complicado / menos bem feito.

    Eu, leigo me denuncio, acho que se há orçamento é fazer já - não vejo qualquer vantagem em fazer posteriormente.
  3.  # 4

    A especificidade de cada situação leva muitas vezes a que, depois de consultar tópicos antigos (pois, depois de muito tentar, porque sou muito nabo, lá percebi como fazer uma pesquisa num fórum.... claro!), tenha que colocar as minhas próprias questões. Entre colocá-las num tópico antigo ou começar um novo, escolhi a última. Oh como fui tão ignóbil para cair neste erro??!

    Mas... obrigado pela ajuda
    •  
      FD
    • 24 junho 2010

     # 5

    Colocado por: aleixomatosOh como fui tão ignóbil para cair neste erro??!

    Não leve a mal o que lhe disse mas, a quantidade de vezes que se repete coisas é, para quem frequenta diariamente o fórum, cansativa.
    Eu poderia simplesmente não ter respondido, certo? Mas, quis responder para o ajudar, para lhe explicar porque é que se calhar ninguém lhe iria responder, ou não?
    Mas a sua resposta leva-me a pensar se agirei assim da próxima vez...

    A melhor solução, todo-o-terreno, pelo que por aqui têm dito, de forma geral é: subtelha + lã rocha/vidro + placas de gesso laminado (pladur).
    Tenha em atenção que se no projecto está prevista uma coisa, tem que fazer assim ou fazer um aditamento ao mesmo com as alterações.

    Por outro lado, a melhor resposta, num construção nova, é dada pela equipa projectista que conhece todas as condicionantes do projecto.
 
0.0104 seg. NEW