Iniciar sessão ou registar-se
    • ren
    • 24 junho 2010 editado

     # 1

    boa tarde.a situaçao é a seguinte:comecei a fazer obras de restauro de uma habitaçao centenaria.cometi algumas ilegalidades e como consequencia fizeram o embargo da obra.agora terei de legalizar a obra.os fiscais informaram-me k teria de apresentar projecto na camara para ser feita a legalizaçao.passado alguns dias dirigi-me á camara para me informar dos passos k terei de dar.e perguntei se tinha de apresentar projecto como se fosse para uma habitaçao nova. e tive uma resposta diferente da k foi dada pelo fiscal.no balcao disseram k nao era preciso o projecto .apenas os calculos de um eng. ,porque nao se trata de uma habitaçao nova.hoje tive de ir novamente á camara e "apanhei" outro funcionario,em k fiz a mesma pergunta e como resposta tive:sim tem de apresentar projecto .
    de momento estou na duvida se é ou nao.agradecia k me esclarecessem
  1.  # 2

    .. Mas afinal no que consitiu esse "restauro"?!? Houve alteração da estrutura, da cobertura, da fachada, da area de construção...? O que andou a fazer?
  2.  # 3

    Se lhe disseram que tem que apresentar "cálculos" e "projecto", imagino que estará a mexer em lajes e telhados (ou num deles).
    Nesse caso, tem que apresentar projecto ("cálculos de um eng." leia como "apresentar projecto de estabilidade").

    Logicamente não será um projecto como se fosse uma habitação nova, mas terá sempre que falar com um técnico para que lhe elabora as peças necessárias para desembargar a obra, legalizá-la e retomar a construção (e atenção que poderá ter que demolir aspectos que não sejam regulamentares).

    Cumprimentos
    • ren
    • 28 junho 2010

     # 4

    sim houve alteração da estrutura, da cobertura, da fachada.
  3.  # 5

    Colocado por: renato almeidasim houve alteração da estrutura, da cobertura, da fachada.

    Com tanta alteração vai precisar de um processo de licenciamento completo.
    Contacte um Arquitecto , de preferência daí perto.
    • ren
    • 28 junho 2010

     # 6

    sim ja contactei e ja se esta a tratar do projecto.
  4.  # 7

    Colocado por: renato almeidasim ja contactei e ja se esta a tratar do projecto.


    Boa opção!

    Cumprimentos
    • P+V
    • 28 junho 2010 editado

     # 8

    Boa opção teria sido contactar e contratar o projecto ANTES de fazer as obras à socapa, mas cada qual sabe de si...
    • ren
    • 28 junho 2010

     # 9

    depois de isto tudo nao tenho outra soluçao.
  5.  # 10

    Colocado por: P+V ARQBoa opção teria sido contactar e contratar o projecto ANTES de fazer as obras à sucapa, mas cada qual sabe de si...


    Exactamente... que tópicos como estes sirvam para dar a conhecer estas "experiências", para que se comecem a fazer bem as coisas desde o início!
    • ren
    • 28 junho 2010

     # 11

    nao deixa de ter razao.ou entao ter feito o restauro de outra maneira.mas o k esta feito esta feito.ha erros k se paga caro
 
0.0141 seg. NEW