Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Parabéns por este excelente forum de debate e troca de ideias!
    Não sei se alguém já realizou projecto de ventilação para uma moradia nova, mas é o meu caso e não é muito comum ser realizado. Sei que deve ser pedido aquando das especialidades mas não está normalmente incluído no projecto de climatização!
    Aconselharam-me vivamente a fazê-lo uma vez que vou construír em zona húmida e fria. Sofrem os roupeiros com bolores e os livros ficam todos ondulados! Claro que também passa por uma boa climatização e isolamentos o que me faz vir aqui muitas vezes ler os vossos posts e claro que tenho o grande apoio da minha arquitecta que está muito atenta a estas particularidades e por isso o meu projecto é autênticamente Arquitectura Bioclimática!
    Agradecía ainda assim que partilhassem as vossas experiências e se acaso já têm algo deste género nas vossas moradias qual o feedback?
    Entretanto estive a ver alguns sites sobre ventilação doméstica que deixo para quem quiser:
    Sistema KITS VMC Simples Fluxo: http://www.decflex.com/engine.php?cat=92
    http://www.euronit.es/ventilacion.html
    http://www.newformenergy.com/passivehouse-solutions.php


    Obrigada a todos
  2.  # 2

    Existe uma coisa que não percebo, tentamos sempre isolar as paredes, aumentar a grossura das paredes, aluminios de abrir com vidro duplo 5mm + cx 16mm + 2x 4mm, portas de patim o mais possivel estanques e depois vmaos colocar ventilação por cima das janelas?

    Alguem que me explique
  3.  # 3

    • bmg
    • 9 julho 2008 editado

     # 4

    Leticia, uma vez que segue uma filosofia de arquitectura bioclimatica, pq não optar por um sistema de ventilação natural por tubos enterrados? Estou a projectar a construção de uma moradia onde pretendo utilizar esta estratégia para minorar as necessidades termicas (aquecimento/arrefecimento). Acho que em Portugal este tipo de sistemas ainda não é aplicado, mas estou a fazer um estudo para avaliar a sua eficácia.
    Se souberem de alguém que já tenha isto a funcionar cá em Portugal, agradecia que me informassem.

    Obrigado.
    • Mac
    • 9 julho 2008 editado

     # 5

    Colocado por: bmgpq não optar por um sistema de ventilação natural por tubos enterrados? Obrigado.

    Faz parte dos meus planos. Injectar ar à temperatura aproximada do solo (+- 1,5 a 2m profundidade)
    A temperatura a esta profundidade varia pouco. Entre 14 a 17 Cº. O ar, forçado, será distrubuído recorrendo a condutas colocadas no tecto falso do corredor.
    Então teremos no verão uma temperatura do ar exterior de, por ex. 35º e o sistema a injectá-o a talvez 22 a 25º. Vai depender da capacidade do permutador (velocidade de circulação do ar e cumprimento do permutador).
    No Inverno teremos temperaturas exteriores de, por ex 5º e o sistema a injectá-lo a +- 13º. Isto sem alterar nada no sistema entre o verão e o inverno.
    Estão a pensar: Vais gastar energia eléctrica para forçar o ar. Pois vou. Uns 50W apenas. Lembrem-se que o ar deve circular devagar para permitir a troca térmica com o solo. Essa energia e mais alguma irei buscar a um sistema micro-hidro-eléctrico aproveitando o desnível do terreno e um tubo de água que lá passa para uns vizinhos. Faço uma Cãmara de carga, aproveito uns 15m de desnível e produzo energia eléctrica. A água lá continua e os vizinhos não saem a perder. No inverno, quando as necessidades de energia sao miores, o caudal aumenta. Nem de proposito. Talvez complemente com um mini gerador eolico. Tudo pequeno e so para consumo local. Vender a EDP nao esta previsto. Ate nisso querem tirar vantagem.
    Cumprimentos
    Edit: Esquecia-me de referir que o tubo permutador de calor primeiro dara umas voltas, devidamente fixado, na água da câmara de carga de água do sistema mini-hidrico e só depois é enterrado no solo até chegar à habitação.
    Concordam com este comentário: Veiga
    • drmj
    • 19 janeiro 2011

     # 6

    pq não optar por um sistema de ventilação natural por tubos enterrados?


    boa tarde, queria saber se acabou este seu projecto de climatizaçao natural.
    • drmj
    • 19 janeiro 2011

     # 7

    Gostaria de relançar este assunto, nomeadamente no que diz respeito a Climatizaçao por tubos soterrados, conhecida no estrangeiro como poço canadiano ou poço provençal.
    O esquema parece simples e pouco oneroso , permintindo obter ar frio em casa quando esta muito calor e ar quente no inverno.
    Alguem ja construiu algo semelhante?
    • hfso
    • 19 janeiro 2011 editado

     # 8

    Eu ainda estou a recolher informações para construção da minha moradia e nessas procuras encontrei o seguinte 'artigo' referente tema
    espero que ajude http://www.greengaragedetroit.com/index.php?title=Earth_Tubes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drmj
    • drmj
    • 19 janeiro 2011

     # 9

    Eu tambem achei muita documentação em Francês e achei que estão muito habituados a esta tecnica.
    http://fr.ekopedia.org/Puits_canadien
    Estou convencido que da para o meu caso.

    Globalmente, o que conta é ter espaço à volta da casa, aproveitar quando fizerem os buracos para passarem as diferentes ligações á rede (esgotos, água,..) para colocar o circuito de ar e contar sobretudo para arrefecer no verão.
    Assim , na casa que vou reconstruir e ampliar, terei aquecimento por PRH com bomba de calor e já não instalo o AC..
    Concordam com este comentário: Veiga
 
0.0152 seg. NEW