Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom, chegou a altura de começar a pedir orçamentos (dores de cabeça penso eu...). É verdade já seguiram as especialidades para a câmara, agora é ver o tempo a queimar. E é agora que toda e mais alguma ajuda são bem-vindas, por isso agradeço as dicas que possam contribuir para clarificar esta "coisa" da construção.
    Na verdade as perguntas que tenho são simples agora as respostas vou esperar para ver :)
    Já tenho toda a documentação para entregar aos empreiteiros (já seleccionei 3 com base na qualidade de trabalho / capacidade de execução), mas gostava que me indicassem qual o melhor procedimento para pedir orçamentos, quais as informações importantes e relevantes para minimizar a possível discrepância (existem sempre) entre orçamentos. E quais os dados que devo entregar ao empreiteiro. Já agora trata-se da construção de uma moradia de raiz em que pretendo uma das opções com "chave na mão” e outra opção com entrega das especialidades a diferentes empresas/empreiteiros. Já me alonguei mas como esta é a fase da diferença entre poupar algum ou gastar muito sei que vão perceber. Agradeço desde já qualquer ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: juliodinisgostava que me indicassem qual o melhor procedimento para pedir orçamentos, quais as informações importantes e relevantes para minimizar a possível discrepância (existem sempre) entre orçamentos.

- Um bom projecto de execussão.
    - Um bom caderno de encargos, com TUDO o que quer ver aplicado na sua casa perfeitamente discriminado.
    - Um mapa de medições correcto.

Com isto não vai ter discrepâncias entre orçamentos, e evita muitas surpresas...
  3.  # 3

Viva.

Também eu estou a dar os primeiros num projecto semelhante. Ainda estou na fase de 'estudo prévio' e busco informações sobre o custo de construção na zona do Porto.

Alguém pode dar uma ajuda?

Desde já agradeço.

FJAntunes
  4.  # 4

Colocado por: FJANTUNESTambém eu estou a dar os primeiros num projecto semelhante. Ainda estou na fase de 'estudo prévio' e busco informações sobre o custo de construção na zona do Porto.

O custo da construção na zona do Porto é semelhante ao de qualquer outro ponto do País (continente).

Depende da arquitectura, das características do terreno, dos acessos, do preço dos materiais escolhidos, etc.

Colocado por: juliodinisE quais os dados que devo entregar ao empreiteiro..
    TODOS.
    Se você entregar uma "grelha", um quadro com todos os elementos em que os empreiteiros só tenham de colocar os valores unitários e fazer contas, será muito mais fácil de comparar as propostas de orçamento dos vários empreiteiros...

E, se durante a obra, houver alterações de quantidades, não haverá discussão de valores:
    "Tantos" m2 vezes "tantos" euros/m2, é só fazer as contas!
  5.  # 5

O custo da construção na zona do Porto é semelhante ao de qualquer outro ponto do País (continente).

Certo, mas não há um valor médio que eu possa considerar para fazer um orçamento "macro"?

Obrigado.
  6.  # 6

O custo de construção é diferente do Sul para o Norte.

No Norte a construção é mais em conta devido á proximidade de fábricas e pela grande oferta de Mão de Obra.
  7.  # 7

É verdade que com o mesmo projecto, o mesmo caderno de encargos e o mesmo mapa de acabamentos se obtêm 5 orçamentos diferentes, de 5 construtores diferentes.

Além disso, da experiência que tenho, já compensou fazer obra no Porto com empresas de Fafe ou Braga. Nisso a proximidade também é relativa.

No caso em que o projecto ainda está na fase de estudo prévio, o melhor será fazer a conta por m2, que pode ir de 500 a 800, 1000 ou mais €/m2, dependendo do projecto e acabamentos. Fale com o seu técnico que ele saberá bem o que lhe responder.
  8.  # 8

Vou repetir isto pela enésima vez.

Em tempos, ganhámos uma obra de construção de uma moradia na zona de SINES. O dono de obra facultou-nos os dados que recolheu e eram mais ou menos os seguintes.
    Consultou cerca de 13 empresas, 3 de Lisboa(!) e todas as outras da zona. Destas, houve 3 que não responderam aos items todos (excluídas).
    Das 10 empresas, as que tinham os preços mais baratos eram AS TRES DE LISBOA (a 175km de distância).

Há uns 3 anos construimos, também na zona de Sines , uma moradia para nós, e os preços dos empreiteiros locais chegavam a ser 50% mais caros que os de Lisboa (apesar da distância!). A maior parte dos trabalhos - toda a mão de obra de construção civil, electricista, assentador-afagador-envernizador de pavimentos, etc. - e todos os revestimentos vieram de Lisboa.

Em tempos concorri e ganhei uma obra no centro do PORTO (a empresa é no centro de Lisboa). Aquilo até dava para o encarregado, preparador de obra, etc. viajarem de avião para o Porto.

Alguns dos subempreiteiros (electricistas, serralheiros, assentadores de pladur) que trabalham para mim, ganham obras do Minho ao Algarve e até nos Açores.

Tudo isto para dizer que há malta em Lisboa (e periferia) MUITO COMPETITIVA.

A única razão para as coisas poderem ser mais baratas noutras (pequenas) localidades, é não se cumprirem algumas regras, haver menos fiscalização por parte das autoridades, e - isto é uma conjectura - não se cobrar uma boa parte das verbas que vão direitinhas para o Estado.
  9.  # 9

Para que não fique nenhum mal-entendido,

Também já fiz obra em Coimbra com pessoal de Lisboa e em S. João da Pesqueira com pessoal do Porto. É uma questão de quem concorre à obra...

Agora, o Luís K.W. tem toda a razão em haver pessoal que foge às "obrigações" para ser mais competitivo... E ainda faltou mencionar que muitas dessas empresas têm "directores técnicos fantasmas" (porque nem põem os pés na obra como muitos que conheço e só aparecem ao empreiteiro no final do mês - para assinar o recibo) ao preço da "uva mij**a", não ligam puto à segurança, dirigem a obra como entendem, etc. Pois assim consegue-se poupar alguns cobres, consegue (é ver os técnicos a ficar com os cabelos em pé).

Por isso alertei o FJAntunes para conversar com o técnico dele. Ele tem a obrigação (senão moral) de o orientar nesse processo de selecção, sem ser com o argumento "se é mais barato escolho este".

0.0138 seg. NEW