Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo investir numa casa (T1 ou T2), de preferência no conselho de Oeiras. A minha ideia é comprar uma casa usada sem recorrer ao crédito negociando o valor pedido.

Venho pedir uma ajuda para saber qual será a melhor forma de procurar casa e negociar aproveitando o valor da entrada.

Já visitei algumas através de imobiliárias, até agora nada de especial.
    Já vi alguns anúncios particulares.
    Também penso em ver através das vendas de imóveis do portal das finanças.

Na vossa opinião qual será a melhor forma de investir numa casa usada ( Com menos de 30 anos e bons acessos a lisboa) ?

Obrigado pela opinião
    •  
      June
    • 25 junho 2010

# 2

Depende de quanto quer e pode gastar, mas negociar com dinheiro à vista é uma grande vantagem.
    Pessoalmente não aconselho as imobiliárias, pois têm comissões na ordem dos 3% sem fazerem praticamente nada, o que vai encarecer no custo da casa, melhor é negociar directamente.

Sobre a última quetão, depende onde trabalha, é 1ª habitação, qual é a constitição do agregado familiar?

Qualidade de vida não é passar horas no trânsito, mas morar próximo do local onde se trabalha.
  2.  # 3

Para quem vende qual é a diferença se o dinheiro vem de fundos próprios do comprador ou de um crédito?
  3.  # 4

Colocado por: rjmsilvaPara quem vende qual é a diferença se o dinheiro vem de fundos próprios do comprador ou de um crédito?

Nem mais... mas nos tempos que correm pode ajudar um pouco visto que o crédito está apertado, e o vendedor ter ali alguém que não vai depender de terceiros para fazer negócio é importante, isto claro um vendedor já de corda ao pescoço. Para os outros todos : perfeitamente irrelevante de onde vem o dinheiro.
    •  
      June
    • 25 junho 2010

# 5

Dinheiro à vista é sempre certo, por um lado, há sempre o risco de o banco não emprestar, e quem tem urgência em vender uma casa, prefere certamente "in cash", do que estar à espera da resposta do banco, que só financia 90% da avaliação do imóvel.
  4.  # 6

Actualmente, tendo em conta as circunstâncias do mercado de crédito, é mais facil vender uma casa a um comprador que detenha capitais próprios do que a um comprador que dependa de capitais alheios.

Não fosse o mercado de crédito estar condicionado pelas razões conhecidas, era praticamente irrelevante para o vendedor. Neste momento, não.
  5.  # 7

Colocado por: rjmsilvaPara quem vende qual é a diferença se o dinheiro vem de fundos próprios do comprador ou de um crédito?

A rapidez e certeza na transacção.
  6.  # 8

Concordo completamente.Trabalho em Lisboa e prefiro transportes públicos e o concelho de Oeiras. O valor é até 80mil€ no máximo para poder negociar sem recorrer a crédito.

O ideal é um T1 ou T2 no máximo de modo a ter A5 ou comboio de acesso a Lisboa.

É para investir/arrendar e mais tarde habitar.

Penso se com este valor será suficiente para negociar casas particulares até 100 mil€ ou mais ?, aproveitando a facilidade de não utilizar o crédito.

A outra hipotese que tenho visto são os imoveis do portal das finanças.

Qual vos parece a melhor opção?
  7.  # 9

Colocado por: André Silva Penso se com este valor será suficiente para negociar casas particulares até 100 mil€ ou mais ?, aproveitando a facilidade de não utilizar o crédito.

Não. A vantagem que pode obter advirá da percepção do vendedor sobre o custo de não vender no prazo previsto. O vendedor tende sempre a sobrevalorizar o seu imóvel e a facilidade com que o poderá vender.
    A isto, acresce que os vendedores mais pressionados para vender estão condicionados pelos valores de hipoteca. Já quem tenha hipotecas relativamente baixas estará menos pressionado para vender, logo menos disponível para baixar o preço.
  8.  # 10

Colocado por: André SilvaConcordo completamente.Trabalho em Lisboa e prefiro transportes públicos e o concelho de Oeiras.
    Boas escolhas.

Se vai comprar para arrendar isso envolve DOIS encargos adicionais , para além do valor da compra:
    Terá custos de promoção do apartamento e, provavelmente, alguns encargos a melhorar o apartamento.

Penso se com este valor será suficiente para negociar casas particulares até 100 mil€ ou mais ?
    Está a pensar comprar casas de mais de 100mil euros por oitenta?
    Isto é, está à espera de descontos de mais de 25% ? Hehehehe!

Atenção que É verdade que se encontram apartamentos (sobretudo T1) a menos de 80mil euros, mas não são grande coisa.

De qualquer maneira, eu escolheria o apartamento MAIS PERTO DO MAR possível.
    É que se é para ir viver a 25km do local do trabalho, ao menos que possa ir A PÉ para a praia (freguesias de Sº Julião da Barra, Paço de Arcos, etc.).

Outra questão é o valor da LIQUIDEZ.
    Se, por um lado, pode ser uma (pequeníssima) vantagem ter o dinheiro disponível, EU NÃO DEIXARIA DE UTILIZAR O CRÈDITO BANCÁRIO!
    Isto é. Se eu tivesse 80mil e comprasse uma casa de 80mil, pediria SEMPRE um empréstimo ao banco (independentemente de adiantar uma parte do meu dinheiro para compra da casa).
    No mínimo, pediria emprestado metade do dinheiro e deixaria os meus 40mil depositados para alguma emergência.
    (nota: 40mil euros, a 5%, durante 20 anos correspondem a uma prestação de cerca de 260euros. Se você conseguir arrendar a casa por uns 400 já estaria em casa).
  9.  # 11

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: André SilvaConcordo completamente.Trabalho em Lisboa e prefiro transportes públicos e o concelho de Oeiras.
    Boas escolhas.

Se vai comprar para arrendar isso envolve DOIS encargos adicionais , para além do valor da compra:
    Terá custos de promoção do apartamento e, provavelmente, alguns encargos a melhorar o apartamento.

Penso se com este valor será suficiente para negociar casas particulares até 100 mil€ ou mais ?
    Está a pensar comprar casas de mais de 100mil euros por oitenta?
    Isto é, está à espera de descontos de mais de 25% ? Hehehehe!

Tenho essa ideia, com casas á venda há anos, a dificuldade em conseguir crédito e a incerteza de quando poderá surgir nova pessoa interessada, penso que será possivel negociar ou estou enganado?

Atenção que É verdade que se encontram apartamentos (sobretudo T1) a menos de 80mil euros, mas não são grande coisa.

Até agora não tenho visto nada de interesse, por isso penso se será melhor ver nas finanças ou bancos?
    •  
      FD
    • 28 junho 2010

# 12

Reforço a questão da liquidez: uma casa arrendada é dinheiro empatado. Não é possível ter liquidez nesse tipo de investimento.
    Se precisar de dinheiro, está entalado.

As melhores casas para arrendar estão num sítio: perto das universidades, grandes pólos de trabalho e eixos de transporte (público ou viário).
    Por 80.000€ eu compraria algo numa zona que respeitasse alguma destas condições.

As casas das finanças podem ser bons negócios mas muitas das vezes são como os Kinder Surpresa: nunca se sabe qual é o brinde... já por aqui apareceram "n" casos de casas vendidas pelas finanças em situações mirabolantes.
    Outra alternativa são os leilões de casas.
  10.  # 13

Colocado por: FDReforço a questão da liquidez: uma casa arrendada é dinheiro empatado. Não é possível ter liquidez nesse tipo de investimento.

Dinheiro empatado ? Não vejo assim, Empatado está no banco sem juros que valham a pena. Um apartamento arrendado é sempre uma 2ª fonte de rendimento além do emprego, não acha?
  11.  # 14

Dinheiro empatado ? Não vejo assim, Empatado está no banco sem juros que valham a pena. Um apartamento arrendado é sempre uma 2ª fonte de rendimento além do emprego, não acha?

É, até ao momento em que o inquilino deixe de pagar. Por outro lado, no banco basta prescindir dos juros, e tem o dinheiro imediatamente disponível. Com uma casa tem um período incerto, mas sempre na ordem dos vários meses, até ter o dinheiro disponível, sendo até provável que perca capital caso necessite do dinheiro com brevidade.
  12.  # 15

Colocado por: André Silva
    Colocado por: FDReforço a questão da liquidez: uma casa arrendada é dinheiro empatado. Não é possível ter liquidez nesse tipo de investimento.

Não é tão linear como isso tirar uma rentabilidade interessante de uma casa arrendada, é que descontados taxas, impostos, condomínios, etc, se tirar 5% ao ano já se pode dar por muito satisfeito.
  13.  # 16

estou a pensar investir num t1 ou t2 no centro de algés com o valor de 80mil€

mesmo sendo uma casa dos anos 50 ou 60, mais tarde será sempre mais facil de vender/arrendar

pelos transportes e pela proximidade de lisboa e de algumas faculdades.

Esta seria a razão mais forte para comprar uma casa "velha"
  14.  # 17

com 80mil comprava um t3 na Covilhã com cozinha equipada 150m e alugava a estudantes da universidade da beira interior facilmente teria 600e de rendimento por mês
    atenção com bons acabamentos.
  15.  # 18

André Silva,

O centro de Algés parece-me ser um bom local (só é péssimo para estacionar).
  16.  # 19

Eu sei que é péssimo para estacionar, o que me preocupa mais é o estado de conservação e a manutenção que um prédio dos anos 50 ou 60 deve precisar.

Já para não falar nos custos de remodelar uma casa daquela idade.Penso negociar uns 10 mil€ (?) no preço de venda só pela remodelação de 1 casa naquela zona (cozinha, WC, canalizações, eletricidade, janelas e portas interiores)
    •  
      June
    • 9 novembro 2010

# 20

André,

Porque não investe antes em Lisboa? É valor seguro, ainda consegue arranjar um T1. Pessoalmente não gosto nada de Algés, é muito pouco atractivo.

0.0224 seg. NEW