Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    em primeiro lugar felicito o forum pelo magnifico trabalho, o qual acompanho à algum tempo.
    Tenho uma amiga que infelizmente não tem muitas condições e está a pensar comprar uma garagem para viver... a garagem em questão parece que tem canalizações e electricidade, e divisorias (quarto, cozinha e wc)...
    Acontece que estou preocupada com ela, pois penso que isso não será legal, e gostaria de algumas informações para deste modo a poder melhor ajudar.
    Ela poderá viver numa garagem??? e como será depois o irs? ou a correspondencia?? isto é legal?

    Obrigado,
    Mimi
    • P+V
    • 25 junho 2010

     # 2

    Obviamente, não é legal. Uma garagem não tem licença de utilização para habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mimi123
  2.  # 3

    Pois... bem me parecia...

    Obrigado
  3.  # 4

    Colocado por: P+V ARQObviamente, não é legal. Uma garagem não tem licença de utilização para habitação.

    Pois...
    Mas eu conheço pessoas que vivem ou viveram em roulottes (uma delas é um luxo!), e conheço 2 famílias que vivem em iates estacionados em marinas, e esses também não têm licença camarária de utilização para habitação. :-)

    Uma pessoa pode ter o domicílio fiscal e para a correspondência onde lhe der na real gana. Até no café da esquina (desde que o dono do café não se importe).
    Se é legal (a morada no café ou viver numa garagem)?
    Provavelmente não.
    Mas a Constituição da Republica também diz que a "Habitação" é um direito fundamental e ainda anda por aí muito sem-abrigo e famílias inteiras a viver em bairros de lata, casas degradadas, etc.
  4.  # 5

    Espremendo este tópico, não vejo um problema legal... mas um problema social.

    A habitação há muito que passou a ser um direito de "luxo" e não fundamental. As pessoas vêem-se obrigadas a chegar ao ponto de viver numa garagem :S

    Uma amiga minha sueca, que viveu cá 5 anos, ficavam indignada com os preços das casas ( e todos conhecemos a discrepância que há entre salários dos dois países...).

    Ela vivia na 2ª maior cidade do país e por 100 mil euros, comprava-se lá uma casa com jardim... cá é um cubículo com bolor! :S

    Acho que só haverá problema caso os vizinhos sejam chatos... Em termos de saúde, também é mau viver numa casa que não esteja exposta ao Sol, há bicharada que morre com uma simples exposição ao Sol. Humidades... frio... escuro... que pesadelo :(

    Nem sei que diga :(
    • jsim
    • 26 junho 2010

     # 6

    Do ponto de vista legal, embora não seja legal, é como viver numa barraca. Não vejo que vá ter algum problema, mas há um pequeno risco.

    Recomendo uma morada legal num amigo ou assim (e/ou então aderir à notificação por email).

    O problema maior ainda pode ser algum vizinho/a, talvez ciumento/a, a querer arranjar problemas e fazer queixa. Uma Sr. sozinha a viver numa garagem, pode levantar alguns "maus" pensamentos em muitos sentidos e as denuncias anónimas ou não existem.

    José Simões
  5.  # 7

    Não sei se viram um programa do "Querido mudei a casa" em que eles transformaram um armazém (!!!) num apartamento. Na altura até me questionei como é que teriam tratado da questão legal (ou se o fizeram de todo) e como é que poderiam impedir que, terminado o programa, a avó do casal "beneficiado" (dona da casa) alugasse a nova casa a outras pessoas.
    Pela breve descrição, parece ser um desses casos em que uma garagem (em termos legais) é "transformada" numa habitação com condições bem melhores que outras "oficiais". Conheço casos assim...nas aldeias, por ex., é comum as pessoas transformarem anexos (garagens, arrumos) em pequenas casas para um filho que se casa ou para alugar.
    Convém ter cuidado, mas se é a única solução...pode ser melhor que viver num prédio degradado...
    •  
      MartaD
    • 26 junho 2010 editado

     # 8

    A sua amiga não tem condições e vai comprar uma garagem? Ora explique lá como ela consegue comprar uma garagem e não consegue arrendar um apartamento por 200 euros ou mesmo dividir casa com alguém.
    Quanto custa a garagem?
  6.  # 9

    Colocado por: MartaDA sua amiga não tem condições e vai comprar uma garagem? Ora explique lá como ela consegue comprar uma garagem e não consegue arrendar um apartamento por 200 euros ou mesmo dividir casa com alguém.
    Quanto custa a garagem?


    Olá,

    pois não sei ao certo quanto custa a garagem, mas penso que será bastante barata... Acho que a opção pela compra da garagem, é que com o emprestimo a prestação ficaria mais barata que alugar sequer um quarto. Isto claro, pelas contas dela.

    Mimi
    • P+V
    • 28 junho 2010

     # 10

    Mimi, a sua amiga esta-se a enterrar ainda mais: não estou a ver nenhum banco que lhe faça um credito habitação para a compra de uma garagem; a opção de alugar um quarto perece-me muito mais sensata. Tente convencer a sua amiga.
  7.  # 11

    Colocado por: becasNão sei se viram um programa do "Querido mudei a casa" em que eles transformaram um armazém (!!!) num apartamento. Na altura até me questionei como é que teriam tratado da questão legal (ou se o fizeram de todo) e como é que poderiam impedir que, terminado o programa, a avó do casal "beneficiado" (dona da casa) alugasse a nova casa a outras pessoas.
    Pela breve descrição, parece ser um desses casos em que uma garagem (em termos legais) é "transformada" numa habitação com condições bem melhores que outras "oficiais". Conheço casos assim...nas aldeias, por ex., é comum as pessoas transformarem anexos (garagens, arrumos) em pequenas casas para um filho que se casa ou para alugar.
    Convém ter cuidado, mas se é a única solução...pode ser melhor que viver num prédio degradado...


    Por acaso lembrei-me imediatamente dessa situação.
  8.  # 12

    Já pensei nisto relativo a um abrigo:

    Existem concelhos que isentam de licenciamento construções até 50m2 (mais do que os 10m2 de base do RGEU) e com os 2,3 de cércea. Com 50m2 já conseguia fazer um abrigo com tudo o que é precisa, sem licenciamento.

    Só que sobram perguntas:

    É ilegal habitar algo que não tem licença de habitabilidade? Qual é a lei que proíbe isto, exactamente?
    Como é que se põe electricidade e água? Pode-se fazê-lo para um terreno sem construção? (antes que perguntem em relação aos esgotos digo que penso no saneamento a seco)

    Exemplos:

    http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.sommarnojen.se%2F&sl=sv&tl=en

    http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-PT&ie=UTF-8&sl=sv&tl=en&u=http://www.sommarnojen.se/bygglovsfria-hus/ks1-karlsson/&prev=_t&rurl=translate.google.com&twu=1&usg=ALkJrhiTe5Uu8OEjoTpXTlUKMEBP9wq6pA

    É que assim seria possível ter um T1 de madeira com um terreno relativamente grande por menos de 70.000, se não me importasse de ter um pé-direito baixinho...
  9.  # 13

    Aqui, está a minha primeira intervenção critica, relacionada om todo este tema da Habitação - Direito Humano Fundamental - (Esquecido nesta sociedade que diz que HÁ DEMOCRACIA EM PORTUGAL). Porquê algumas pessoas só podem viver numa garagem? Incluindo eu, também estou com o risco de ir viver para uma garagem. Sabem? Estou farto de Promiscuidade, corrupção, clientelismo, que é tudo o que isto envolve.
    Qual é o preço de um tijolo?, de uma telha? R: - 0,30 € cêntimos aproximadamente!! Porque uma casa custa milhões de euros? Porquê, Porquê?, Porquê? Será que as pessoas são tão quadradas( Uso este termo com intenção de não insultar ninguém pois no caso contrário diria estúpidas) que não desconfiam de nada? Já Deus na Bíblia Sagrada diz:" Pelos frutos conhecereis a árvore". _Então não se vê aqui toda a especulação no sector, não se vê que isto envolve politica'? Não é responsabilidade do governo regular o mercado de forma que todos os cidadãos Portugueses tenham direito á Habitação, e não só os cidadãos mais favorecidos? Não somos todos Portugueses? Não é isto a Divisão de Classes? Um CHEGA-TE PARA LÁ aos pobres? Não é isto a Falta de Democracia na Propriedade? Então se não somos todos iguais, não temos todos os mesmos direitos. Podemos dizer ou discernir que não temos também os mesmos deveres, não e´? Se por acaso houvesse uma guerra em Portugal( O Diabo seja surdo, cego e mudo), seríamos todos chamados a defender a nossa Pátria? Então, mas ela não é só dos Favorecidos?
  10.  # 14

    Colocado por: Virgulino-LampiãoAqui, está a minha primeira intervenção critica, relacionada om todo este tema da Habitação - Direito Humano Fundamental - (Esquecido nesta sociedade que diz que HÁ DEMOCRACIA EM PORTUGAL). Porquê algumas pessoas só podem viver numa garagem? Incluindo eu, também estou com o risco de ir viver para uma garagem. Sabem? Estou farto de Promiscuidade, corrupção, clientelismo, que é tudo o que isto envolve.
    Qual é o preço de um tijolo?, de uma telha? R: - 0,30 € cêntimos aproximadamente!! Porque uma casa custa milhões de euros? Porquê, Porquê?, Porquê? Será que as pessoas são tão quadradas( Uso este termo com intenção de não insultar ninguém pois no caso contrário diria estúpidas) que não desconfiam de nada? Já Deus na Bíblia Sagrada diz:" Pelos frutos conhecereis a árvore". _Então não se vê aqui toda a especulação no sector, não se vê que isto envolve politica'? Não é responsabilidade do governo regular o mercado de forma que todos os cidadãos Portugueses tenham direito á Habitação, e não só os cidadãos mais favorecidos? Não somos todos Portugueses? Não é isto a Divisão de Classes? Um CHEGA-TE PARA LÁ aos pobres? Não é isto a Falta de Democracia na Propriedade? Então se não somos todos iguais, não temos todos os mesmos direitos. Podemos dizer ou discernir que não temos também os mesmos deveres, não e´? Se por acaso houvesse uma guerra em Portugal( O Diabo seja surdo, cego e mudo), seríamos todos chamados a defender a nossa Pátria? Então, mas ela não é só dos Favorecidos?

    Mas afinal que é que pretende, que o Estado lhe ofereça uma casa? Acho é que o problema é o inverso, é o Estado oferecer tantas casas a tanta gente à custa de todos os que pagam impostos e ainda têm de pagar a sua própria casa.
  11.  # 15

    Colocado por: Virgulino-Lampião Porque uma casa custa milhões de euros?
    Porque não é feita com UM tijolo e UMA telha.
    E porque uma casa NÃO CUSTA milhões de euros (a não ser que esteja a falar num palácio).

    Será que as pessoas são tão quadradas( Uso este termo com intenção de não insultar ninguém pois no caso contrário diria estúpidas) que não desconfiam de nada? Então não se vê aqui toda a especulação no sector...?
    Para mim, «ESPECULAR» é comprar barato e vender caro, sem se acrescentar nada ao produto.
    O construtor (ou promotor imobiliário) compra um terreno, passa «as passas do Algarve» para aprovar um projecto, «vê-se grego» para que a construção do edifício não descambe, e só depois é que pode vender o produto do seu esforço.
    Especulação? Especulação é na Bolsa de Valores, meu caro.
  12.  # 16

    bom dia

    muito bem explicado # Luis K. W...... as pessoas só vêem o produto final e começam a pensar, eh pá eu ao fim de semana construía esta casa pelas minhas mãos e por metade do preço... esquecem-se é do resto..

    quanto a senhora da garagem... se a garagem tem canalizações e electricidade, e divisorias (quarto, cozinha e wc)... não acredito que seja vendida por menos de 5000 €... depois se vai pedir emprestimo bancario , entre escritura e restantes buracracias e impostos.. mais 2000... isto se conseguir o emprestimo.. pois se a garagem não tem licença de utilização o imovel pode não servir para garantia do banco.... depois mais as prestações mensais...

    desculpem lá, mas isso é meter-se cá num buraco, mesmo que consiga o emprestimo... com 7000€ dá para pagar tantas rendas ... num quarto ou num to/t1.... e sem chatices

    cumps
  13.  # 17

    J.Fernandes
    Mas afinal que é que pretende, que o Estado lhe ofereça uma casa? Acho é que o problema é o inverso, é o Estado oferecer tantas casas a tanta gente à custa de todos os que pagam impostos e ainda têm de pagar a sua própria casa.

    Caro J. Fernandes:
    Você de certeza percebe muito bem o que eu quero dizer: Nem toda a gente nasce em berço de ouro, nem toda a gente herda uma casa de seus pais ou de seus avós, nem toda a gente ganha o mesmo SALÁRIO. Já ouviu falar do SALÁRIO MINIMO NACIONAL? Já ouviu falar da existência de pessoas como a coitada desta senhora que ganham menos do salário mínimo nacional? e que não têm recursos de pagar uma habitação condigna a u ser humano? Porquê que você certamente fala lá de cima do altar, tem um bom salário, ou herdou uma casa, ou tem aconchegos familiares. Agora, do seu ponto de vista, todos os pobres, serão uma classe a eliminar? Todos os pobres são culpados da sua situação por isso devem ser Bandidos, é isto que pretende insinuar? E então tomar medidas iguais ás do Hitler. Você experimentou já dirigir-se a um Banco e declarando u ordenado mensal de 350,00 € euros, pedir u credito para habitação? Faça isso, se tiver bons resultados, não se esqueça de ajudar essa Senhora.

    Resumindo, para você, está tudo bem. Toda a gente em Portugal ganha bem. Não há Pobres, não há pessoas que vivem sem recursos, todos têm recursos, e aqueles que choram por si próprios e pelos seus filhos são uns oportunistas que pretendem viver á custa dos demais?

    O que é que voçê pretende? voçê acha que está tudo justo por cá! Voçê se calhar concordava em eliminar o direito á Habitação como um direito Humano fundamental.
  14.  # 18

    Acho que antes de começarmos a atirar pedras á opção da senhora é necessário saber quais são exactamente as condições da tal garagem. Podemos estar a falar de um edifício bem localizado com características arquitectónicas interessantes. Não sabemos quantos metros quadrados possui, as fontes de iluminação, a altura (os mezzaninos são interessantes), se é um edificio antigo com paredes de tijolo ou pedra. Penso que com alguma criatividade e as condições certas é possível transformar uma garagem num lar.

    http://larryfire.wordpress.com/2008/07/15/the-smallest-house-in-the-world/

    E também convem pensar nas opções que a senhora é obrigada a escolher. Falou-se em arrendamento, mas será essa mesmo a melhor opção? Não será mais seguro possuir uma "habitação" para a velhice do que a precariedade de uma incerteza? Tenho vizinhos que transformaram garagens, arrecadações, e anexos em casas para alugar. São familias empilhadas umas sobre as outras a pagar caro por espaços pequenos construidos ao fim-de-semana. O que para uns é pouco para outro pode ser vantajoso.
    Nem todos podem adquirir/herdar boas casas. Penso que o caminho para a felicidade é tirar o melhor partido daquilo que se tem ou pode ter.
    É claro que por outro lado podemos estar perante um edificio pobremente construido, sem luz, húmido, com vizinhos problemáticos e pequeno, em suma um buraco em que gastar dinheiro ultrapassa a asneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Oliveira
    • P+V
    • 18 outubro 2010

     # 19

    Colocado por: DEEPblue Podemos estar a falar de um edifício bem localizado com características arquitectónicas interessantes. Não sabemos quantos metros quadrados possui, as fontes de iluminação, a altura (os mezzaninos são interessantes), se é um edificio antigo com paredes de tijolo ou pedra. Penso que com alguma criatividade e as condições certas é possível transformar uma garagem num lar.

    Treta de fio a pavio. UMA GARAGEM É UMA GARAGEM. Se tiver todas as condições que enumera, então NÃO É uma garagem. Se pode passar a tê-las, também não há-de ser uma garagem vulgar. E mesmo que viesse a tê-las, interessaria para o caso? (falta total de recursos). Não, pois não?

    Colocado por: DEEPbluehttp://larryfire.wordpress.com/2008/07/15/the-smallest-house-in-the-world/

    Sim, e esta brincadeira isso interessa ao caso? Não, pois não?

    Colocado por: DEEPblueNão será mais seguro possuir uma "habitação"
    Claro, e compreenderá que uma GARAGEM não é UMA HABITAÇÃO.

    Colocado por: DEEPblueTenho vizinhos que transformaram garagens, arrecadações, e anexos em casas para alugar
    Em princípio, estarão a cometer uma ilegalidade que mais tarde ou mais cedo será sancionada.
  15.  # 20

    Em primeiro lugar queria pedir desculpa, pois como novato ainda não sei como citar separadamente.

    "Treta de fio a pavio."
    Obrigado pela simpatia.

    "Se tiver todas as condições que enumera, então NÃO É uma garagem."
    Eu disse que não sabemos "quais são exactamente as condições da tal garagem." Estamos a falar de uma informação em segunda ou terceira mão. Eu também referi que poderia ser "um buraco em que gastar dinheiro ultrapassa a asneira."

    "Se pode passar a tê-las, também não há-de ser uma garagem vulgar."
    Era exactamente o que eu queria dizer.

    "Sim, e esta brincadeira isso interessa ao caso? Não, pois não?"
    Exemplo de como é possível viver com pouco espaço. Confesso que o caso é um pouco extremo, e talvez devesse ter explicado o motivo, mas pensei que se percebia a ideia.

    "Claro, e compreenderá que uma GARAGEM não é UMA HABITAÇÃO."
    O conceito de habitação é relativo. Poderiamos discutir o assunto toda a enternidade sem chegar a um consenso...

    "Em princípio, estarão a cometer uma ilegalidade que mais tarde ou mais cedo será sancionada."
    Quando isso acontecer os seus bisnetos terão barbas brancas. Entretanto o senhorio terá auferido uma pequena fortuna.
 
0.0274 seg. NEW