Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 18 outubro 2010

# 1

Colocado por: DEEPblueQuando isso acontecer os seus bisnetos terão barbas brancas.

Já não é bem assim deepblue...não se esqueça que estamos na época do Big Brother is Watching You, com o cruzamento de informação estas situações são detectadas cada vez mais facilmente.

;)
    • P+V
    • 18 outubro 2010 editado

# 2

Mas é assim tão complicado de entender que, mesmo forrada a ouro e com "mezzaninos interessantes" (cit), uma garagem transformada "parece que" em espaço para habitar é uma ilegalidade, e que estar a aconselhar uma pessoa
    que infelizmente não tem muitas condições
    a gastar o pouco que tiver na compra desta bela ilegalidade é uma estupidez monumental, pelas implicações que podem advir?
    O resto, volto a repetir, são faits divers que nada ajudam a resolução deste problema em concreto.

Colocado por: DEEPblueO conceito de habitação é relativo

Não é nada! Antes pelo contrário, é um conceito objectivo e muito bem regrado. Capítulo III do RGEU e seguintes, para começar...
  1.  # 3

Um vizinho da minha mãe tem uma garagem que dá para 3/4 carros, tem um WC com cabine de duche e tem uma cozinha quase completa com frigorífico.

A questão da correspondência pode ser resolvida com os apartados dos CTT.
    • P+V
    • 18 outubro 2010

# 4

Colocado por: pipocas4Um vizinho da minha mãe tem uma garagem que dá para 3/4 carros, tem um WC com cabine de duche e tem uma cozinha quase completa com frigorífico
    Sim, e....???
  2.  # 5

Caro Neon, infelizmente existem coisas que passadas debaixo da mesa, não só resolvem o problema, como granjeiam ajudas futuras. Tenho pena de não lhe poder dar razão.

Caro P+V ARQ, então nesse caso, qual é a a solução que pode apresentar para esta senhora alguma vez ter algo que possa chamar de seu, e de forma legal? Pode ser que concorde consigo. Volto a repetir que não sabemos nada sobre a garagem, nem quanto ao preço pedido.
    Quanto á questão do conceito de habitação, eu penso de uma forma, o senhor pensa de outra, ninguém vai ceder e fugiamos ao tópico, fiquemos por aqui.
  3.  # 6

Colocado por: P+V ARQSim, e....???

e se alguém vivesse lá, teria muito melhores condições que muitas pessoas que vivem em casas "normais".
  4.  # 7

Há uns tempos atrás o programa "querido, mudei a casa" fizeram uma remodelação de uma garagem onde um casal de poucas posses estava a viver, se não era garagem era algo parecido. O que acontece é que não só fizeram e aceitaram remodelar como aquilo ficou mesmo fabuloso com as condições mínimas

O que mais têm a fazer as pessoas é arranjar forma de sobreviver com o mínimo de dignidade nesta **** de país, desejo-lhe boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand, dutilleul, DEEPblue
    • Neon
    • 18 outubro 2010

# 8

Colocado por: DEEPblueCaro Neon, infelizmente existem coisas que passadas debaixo da mesa, não só resolvem o problema, como granjeiam ajudas futuras. Tenho pena de não lhe poder dar razão.

Falo por aquilo que vou vendo. Actualmente 80% do meu trabalho é procurar resolver casos destes deixados de geração para geração, o que se vai tornando cada vez mais dificil.

Raramente proponho a instauração de processos de contra-ordenação, porque penso que o calvário que as pessoas têm que passar para resolver os seus problemas de burocracia já é punição mais do que suficiente.

Pessoalmente não vejo inconveniente nenhum em a Sr.ª ir morar na garagem, se esta perfeitamente consciente da opção. Como já disseram aqui, antes isso do que morar na rua. Mas isso não lhe garante que tem uma habitação em termos administrativos percebe? Esse problema é uma herança muito pesada, regra geral que fica para os herdeiros resolverem.

Outra coisa, mais de 10 anos de experiencia nesta área, mostraram que esse entendimento de que passando por baixo da mesa se resolve melhor é um engano...como se costuma dizer as facturas pagam-se mais tarde e não falham ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEEPblue
  5.  # 9

Boa noite
    já alguém viu as casas de25m2 do Ikea ! eu fiz uma casa de esse tipo e tinha apenas 15.5m2 e vivi nela 5 anos e dava perfeitamente por 3 pessoas mas só vivi sozinho nela e coa dizia mais la em cima alguém conheço pessoas que tem casas e não tinha tanto conforto .Gostei de aquela casa por que era fácil de limpar e aquecer e era num lugar muito sossegado se eu podia comprar aquela casa era uma maravilha era na praia da rocha perto de marina por isso farto me de rir de pessoas que querem casas grandes depois gasta muito dinheiro com aquecimento com construção,perde muito tempo para limpar paga muito imposto...etc a vida e curta mesmo
  6.  # 10

O meu problema é algo semelhante: gosto bastante de micro-casas (não conheço as da IKEA) mas tal conceito não é permitido pela legislação portuguesa, isto porque se quisesse fazer uma casa ultra económica e pequena queria estar totalmente dentro da legalidade.

O RGEU estabelece como tipologia mínima o T0 de 35m2, tudo abaixo disto é ilegal e mesmo um T0 tem que ter uma casa de banho com bidé, banheira, acessibilidades, etc, o que dá quase 1/4 da área só para WC! É completamente desnecessário e inviabiliza coisas destas que são o meu sonho:

http://www.sommarnojen.se/vara-hus/

http://arvesund.com/en/barnhouses/

Ainda não desisti de um dia construir um T0/T1 no campo, num terreno grande e bonito por menos de 50.000 (em LSF ou Pinho Tratado) mas com todos os confortos e possivelmente por mais algum dinheiro para incluir sistemas para auto-suficiência como saneamento a seco (também ilegal em Portugal) , microgeração eléctrica, AQS, recolha de água da chuva e Furo de água.

Á semelhança de muitos outros países devia ser fácil acedermos a esta condição fundamental de habitação económica e condigna sem pagarmos "rendas" a banco ou rendas ainda maiores a terceiros. Num país em que agora o ordenado médio desceu para os 750€ numa semana (a maioria deve andar nos 600€) é fundamental aceder a habitação reabilitada ou construída a preços não especulativos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, dutilleul, piedense
    • P+V
    • 19 outubro 2010

# 11

Colocado por: DEEPblueCaro P+V ARQ, então nesse caso, qual é a a solução que pode apresentar para esta senhora alguma vez ter algo que possa chamar de seu, e de forma legal?

Não me peça para fazer milagres, que eu não sei fazer, e o DEEPblue aposto que também não.
    O que eu sei - e que foi também sublinhado pelo colega Neon- é que induzir alguém a gastar o seu parco dinheiro na compra de uma garagem na ilusão assim resolver o problema da casa, não é solução (antes pelo contrário). Ponto final.
  7.  # 12

(Encolher de ombros)
    •  
      MartaD
    • 20 outubro 2010 editado

# 13

P+V ARQ:
    Desculpe dizer-lhe mas gosto da sua "brutidão". É sexy.
    Continue assim bruto.

edit:

Colocado por: tiyxuBoa noite
    já alguém viu as casas de25m2 do Ikea ! eu fiz uma casa de esse tipo e tinha apenas 15.5m2 e vivi nela 5 anos e dava perfeitamente por 3 pessoas mas só vivi sozinho nela e coa dizia mais la em cima alguém conheço pessoas que tem casas e não tinha tanto conforto .Gostei de aquela casa por que era fácil de limpar e aquecer e era num lugar muito sossegado se eu podia comprar aquela casa era uma maravilha era na praia da rocha perto de marina por isso farto me de rir de pessoas que querem casas grandes depois gasta muito dinheiro com aquecimento com construção,perde muito tempo para limpar paga muito imposto...etc a vida e curta mesmo

Desculpe lá mas o problema não é da "casa" ser pequena. É mesmo o problema de ser uma garagem. Portanto uma "não casa".
    Não esteja a comparar uma garagem com uns 25m2 na praia da rocha perto da marina. Com certeza que não é o mesmo preço da garagem, senão, pode aproveitar e dar o contacto para a senhora em questão poder comprar essa "garagem".
  8.  # 14

Acho as casas de 25m2 da IKEA bestialmente bem desenhadas!!
  9.  # 15

Colocado por: ParamonteAcho as casas de 25m2 da IKEA bestialmente bem desenhadas!!

Link?
  10.  # 16

Boa noite a todos, li este tópico com alguma atenção e vejo que a discussão está longa,mas de facto aqueles que criticam a hipótese desta pessoa que pensa ir viver para uma garagem sabe-se lá em que condições,que se calhar trabalhou ou trabalha,mensalmente dá o seu contributo para o País e possivelmente vê os organismos que deveriam ajuda-la virar-lhe as costas.
    Se calhar seria mais proveitoso sugerir outras soluções em vez de "atacar" esta mesma hipótese desta Sra ir viver para uma garagem.
    Na minha modesta opinião,teria uma hipótese que passa por viver num Parque de Campismo,em Portugal não se utiliza mas no estrangeiro é comum,estamos a falar de mensalidades na ordem dos 50€ onde está incluída água potável e electricidade.
    Não ficando ligada a contratos e claro como algumas pessoas aqui referiram não estaria a viver na ILEGALIDADE .
    Cumps
  11.  # 17

Vejamos este problema sob um prisma diferente de todos os abordados até: sim, comprar garagem para habitação não é solução definitiva para ninguém, no entanto essa Sra. pode resolver o seu problema habitacional e ter um tecto para viver a baixo custo, se entretanto tiver azar e pagar alguma coima será sempre inferior a um mês de renda de um quarto. Depois, daqui por dois ou três anos, ou mais, com a vida mais estabilizada, poderá sempre vender a garagem como garagem, ou seja o investimento como activo imobiliário está sempre garantido. Agora tudo depende do custo da garagem, já há T0 e t1 na Damaia e Amadora mais baratos do que muitas garagens.

0.0210 seg. NEW