Antes de mais, muitos parabéns pelo fórum. Este é o meu primeiro tópico, mas já tenho lido alguns, e são muito informativos.
A minha experiência no negócio imobiliário é praticamente nula. Comprei há 3 anos uma loja no centro da cidade para montar o meu negócio e é tudo. Estou à procura de um terreno para construir uma moradia, e depois de muito procurar, encontrei um que me enche as medidas. É um antigo terreno agrícola, com cerca de 2.000 m2 e com uma casa grande devoluta. Ainda não sei bem se vou querer reconstruir a casa ou demolir e fazer uma nova, mas gostaria de saber se será possível tal coisa. Como o proprietário é um pequeno agricultor e também não tem experiência neste tipo de negócios, não me sabe informar do tipo de construções permitidas. Que conselhos me podem dar? Devo dirigir-me à câmara municipal para obter informações, ou há alguma outra forma (via on-line, por exemplo) de saber isto?
O departamento de gestão urbanística da respectiva câmara é o local indicado para colher informações, baseadas no que o Plano Director municipal estabelece para o local (penso que é isto). Mas a informação que é dada nem sempre é de compreensão imediata para um leigo. Assim sendo, e porque vai sempre precisar de um arquitecto que conduza o processo - seja ele de reconstrução ou de demolição e nova construção - o melhor será seleccionar desde já um arquitecto que faça essa recolha de informação e lha transmita em termos que possa compreender, nomeadamente vantagens e desvantagens das opções possíveis.