Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Exmos. Todos,

Preciso de ajuda no seguinte. Vamos contratar uma pessoa para tratar de uma serie de obras e reparações na nossa casa. Vamos pagar ao mês e vamos comprar os materiais todos á parte. O problema é, preciso de saber que material comprar.

Podemos começar por material para rebocar e estucar paredes, que material (e marcas) aconselham? Para evitar humidades deve levar allguma coisa em especial, ter cuidados especiais? Onde vou buscar areia??

Eu sei as perguntas são idiotas mas queria comprar já o material...
  2.  # 2

Boas,

Sou arquitecto e por isso julgo estar à vontade para falar deste assunto. Desculpe se o comentário parecer demasiado duro mas... como é que se comprometeu a comprar os materiais se não percebe de materiais nem de fornecedores? Normalmente contratam-se empreiteiros. Os empreiteiros conseguem comprar os materiais para ganhar as margens e podem deduzir o iva nas suas contas enquanto os particulares não. Das duas uma: ou está a trabalhar com alguem que ainda percebe menos de materiais do que a senhora e que vai lá desenrascar um amigo numa obra ou então vocês quiseram poupar e vão acabar por pagar mais pelo serviço porque numa situação normal a pessoa que está a fazer o trabalho poderia ajudar-vos nas escolhas e nas soluções se fosse entendida na arte. Como serão quantidades pequenas às tantas o que procurou poupar nas margens do empreiteiro vai perder porque sendo um particular não consegue os mesmos descontos de quantidade dos profissionais.

Pode ser que eu possa ajudar (visto que não pretende trabalhar com um empreiteiro). Para responder às suas perguntas precisava saber que obras pretendem fazer, em que divisões, qual é a quantidade e qualidade ou referências dos materiais, cores, que tipo habitação é em que zona fica, orçamento disponível... eu posso indicar ou fornecer determinados materiais mediante quantidades, custos e prazos pretendidos na zona de Lisboa. Têm urgência?

Pode contactar-me por email

Cumprimentos

Gonçalo Torres
    [email protected]
  3.  # 3

Observações, com conhecimento de causa:

1 - Casos existem onde comprar materiais e pagar a aplicação pode ser mais económico. Não estou a falar de cimento e areia.

2 - As opções e custos dependem do que quer fazer. Apresente uma planta com áreas e/ou um mapa de trabalhos e será ajudada concerteza.

3 - Diga de onde é, dir-lhe-ão as casas de materiais que pretende.
  4.  # 4

Colocado por: Princesa_Eu sei as perguntas são idiotas mas queria comprar já o material...
    NÃO HÁ perguntas idiotas.
    Mas confesso que nem sei como lhe responder (porque me estou a rebolar a rir).

Para começar:
    Vamos contratar uma pessoa ...Vamos pagar ao mês
    «vai contratar...»? «vai pagar ao mês»?
    Sabe que isso é ilegal?
    A não ser que tenha Alvará de construção, não o pode fazer.
    A não ser que tenha uma empresa, não o pode fazer.
    A não ser que queira assumir todas as responsabilidades de ter contratado um empregado (seguro de acidentes de trabalho, medicina no trabalho, ferramenta e equipamento de segurança, pagar 14meses/ano, deduzir o IRS e pagar a Segurança Social, etc. etc.), não o pode fazer.

Lembre-se que, se essa pessoa que «contratou» morrer durante o horário de trabalho com um ataque cardíaco ou, pior, com um acidente de trabalho, e se a situação dele não estiver perfeitamente legalizada, VOCÊ será responsável pelas pensões dos herdeiros sobreviventes.

Podemos começar por material para rebocar e estucar paredes, que material (e marcas) aconselham?
    Que materiais e marcas aconselhamos??
    Se o seu nível de desconhecimento é esse, concordo com o Arquitecto gnuno torres. Não se meta nisso.

Já quanto ao que ele diz relativamente ao IVA, é perfeitamente irrelevante.
    Se um empreiteiro tiver 20% de desconto, e comprar o material que a si custaria 100 (+IVA = 120) por 80 (+iva = 96), e lho vender a si pelos mesmos 100+IVA, você não perde nada (mas poupa tempo e chatices!).
  5.  # 5

Realmente esqueci-me de mencionar uma coisa importantíssima, que o Luis K.W atacou logo. É importante que os executantes estejam integrados numa empresa com Alvará de Construção, com seguros em dia... nunca se sabe o que pode acontecer...

Quanto aos materiais, acho que há aqui duas situações diferentes. Uma coisa é, como referi, "cimento e areia", colas e argamassas. Outra coisa são cerâmicas, pedras, peças sanitárias, etc. Se nos primeiros digo que mais vale (sempre) deixar a cargo do empreiteiro, nos segundos casos há em que pode compensar comprar as peças e fornecer para aplicar.
    •  
      FD
    • 28 junho 2010

# 6

Colocado por: Princesa_Vamos contratar uma pessoa para tratar de uma serie de obras e reparações na nossa casa. Vamos pagar ao mês e vamos comprar os materiais todos á parte. O problema é, preciso de saber que material comprar.

Porque é que decidiram fazer as coisas dessa forma?
  6.  # 7

Então meus senhores?
    È assim que se trata uma Princesa?
    Princesa não ligue que eles são maus!
    A pessoa que contrataram não precisa de ter alvará.
    Basta que tenha um título de registo o que vai dar quase ao mesmo :))
    Ou seja a pessoa que contratarem tem que estar legalmente habilitada para trabalhar sob pena de você se meter numa grande alhada, nomeadamente com as finanças a act e os tribunais, isto na melhor das hipóteses.
    Pode ainda acrescentar a estes todos as fiscalização municipal e a gnr dependendo das obras que pretende fazer.
    •  
      FD
    • 28 junho 2010

# 8

Mas eu respondo: os materiais e as quantidades a comprar deverão ser indicados por quem vai fazer as obras.
    Poderá comprar os materiais:
    - em grande superfícies (AKI, Leroy Merlin, Mestre Maco, IZI, etc.)
    - em armazéns de materiais de construção
    - directamente no produtor se bem que, nesses casos para obras pequenas pode não compensar o trabalho (areeiros, marmoristas, pedreiras, etc.)

Como já lhe disseram, enquanto donos de obra, têm responsabilidades que poderão incorrer em encargos mensais substanciais se algo correr mal... cuidado.

0.0129 seg. NEW