Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Este site é um achado. É incrível a quantidade de informação útil que por aqui se encontra para quem quer comprar ou construir uma casa. Nem é bem isso que é incrível. O que é verdadeiramente incrível é que é tão difícil de encontrar seja o que for na Internet sobre este assunto e aqui há tanto. Um obrigado a todos os que por aqui passam. :)

    Estou a pensar construir uma vivenda. A minha ideia é e sempre foi, levar alguns conceitos e p€dir a um arquitecto para fazer a versão “a sério”. Assim, para estruturar as ideias que vou tendo, faço uns esboços usando alguns programas simples que encontrei na Internet.

    Já li alguma informação neste fórum e entendo que, como agora me parece bastante óbvio, os m2 "a mais" ficam muito caros. Tinha uma ideia inicial de fazer uma casa com quartos grandes, quartos "a mais", um hall grande com uma árvore no meio, enfim sonhar é fácil. Entretanto já fiz a poda às minhas ideias. Mesmo assim talvez ainda não tenha cortado o suficiente a alguns ramos. ;)

    Algumas coisas que alterei foi mandar passear a garagem, três quartos e reduzir a área das divisões. Agora nem sequer tenho “quarto de visitas”. Com o preço que custa a fazer o quarto dá para pôr as visitas todas que apareçam durante a vida num hotel de 5 estrelas. :P Outra coisa é não ter lareira. Sim, é muito giro ter lareira mas é um aborrecimento lidar com a besta! Ter de arrumar toneladas de lenha, transportar lenha para casa, encher a casa de fumo, correr alguns perigos (se não tiver recuperador), etc. Depois na prática não se acende a lareira. Adicionalmente parece-me que fazer dois andares e meio de chaminé não deve sair barato. Apesar disto, se não for muito caro, talvez tenha de a adicionar porque a minha mulher acha piada. É que quem tem a última palavra cá por casa sou eu: “Sim querida!”. :P

    Tenham em atenção que eu sou um leigo. Não sei nada de arquitectura/eng. Civil. É bem possível que o esboço, tal e qual como está, leve a casa a baixo e/ou que contenha coisas verdadeiramente estúpidas. :) Adicionalmente podem faltar janelas e “pormenores” do género... enfim, é um esboço.

    Aqui estão plantas (é preciso carregar nos botões para ver os outros andares): a minha casa

    Em texto:

    área de implantação = 137 m2
    área do 1º andar = 100 m2
    área do terreno = 500 m2

    Rés chão:

    Sala de jantar e de estar com janelas/portas de vidro para o jardim e/ou piscina. As janelas de vidro estão “protegidas” pela pérgula.
    A escadas tem a parede de vidro e degraus flutuantes, para a luz passar e dar cabo da climatização da casa.
    Os carros dormem ao relento, para apreciarem as estrelas.
    Idealmente há uma pequena piscina coberta ou com outra protecção para as crianças.
    Há um escritório. Eu queria tirar, com a teoria que é melhor estar a família num espaço comum como a sala, mas “não deixaram”. ;)
    A cozinha é grande (acho eu). Eu é que sou o chef de culinária e só quem enfeita travessas é que sabe que todo o espaço é pouco. :P

    1º Andar:

    As casas de banho não têm banheira. Os chuveiros são “o chão”. Na suite dos papás talvez ponha uma banheira de pedra, se tiver €spaço. Como esta.

    No 1º andar, as áreas que parecem varandas não são bem varandas mas sim pequenos jardins. Estas áreas são o tecto do rés do chão. O 1º andar tem uma área menor.

    Tecto

    O tecto é para fazer um jardim. Não tenho ideias de ser eu a fazê-lo. Queria p€dir a uma empresa que faça um jardinzeco bonito que não precise de muito t€mpo em manutenção.
    Suponho que estas coisas sejam boas para ter problemas de infiltrações. O Sr. Arquitecto é que tem que explicar se é possível fazer a coisa bem feita ou não.
    Não consegui arranjar um bom sitio para por a escada para o tecto. Fica no exterior, penso não haver outra hipótese.
    Era giro ter um pequeno jacuzzi, escondido entre as plantas... para ver as estrelas. ;)
    Era giro ter um banco no meio do jardim para olhar, dependendo do sítio onde faça a casa, talvez para as janelas dos vizinhos.

    Parece-me óbvio que vai haver muita coisa a abater, dependendo de haver vontad€ ou não. O jardim no tecto será a 1ª, mas posso deixar o tecto preparado(?) para mais tarde, quem sabe. Segue-se a piscina e sabe-se lá mais o quê. :P Outra coisa que me parece óbvia é que o desenha assume que o terreno é plano. Na verdade, os terreno que ando a ver são ligeiramente inclinado o que pode obrigar a restruturar muita coisa.

    Bom, o texto vai longo. Aceitam-se críticas, quanto piores melhor.

    Cumprimentos,
    da Nóbrega.
    • RLV
    • 27 junho 2010 editado

     # 2

    Boa tarde Sr Nóbrega

    Vejo que tem algumas ideias interessantes e parece-me que não está á procura de uma casa “chapa 3” mas de uma casa especial para si e para a sua família.
    O melhor que lhe posso dizer antes de avançar é comprar um terreno e contratar um arquitecto.
    Cada terreno o seu projecto. A dimensão do terreno determina a área que se pode construir, a topografia a disposição dos espaços, as vistas os espaços de lazer. Tudo isto pode influenciar o projecto. Sem contar com toda a legislação aplicável.
    Sou arquitecto por isso se quiser mais alguma informação não hesite contactar-me.

    RLV
  2.  # 3

    Boas,

    Chamo-me Gonçalo Torres e sou arquitecto.

    Bom não leve a mal o meu comentário que pode parecer um pouco duro mas apenas o pretendo alertar porque já deu para perceber que será a primeira vez que se vai meter numa obra deste tipo. Por favor siga este concelho. Antes de começar a falar com engenheiros, técnicos ou empreiteiros, o que você precisa é de um arquitecto.

    Relativamente ao esboço que faz, eu acho bem que faça muitos esboços, que organize as suas ideias, mas de agora em diante, antes de fazer qualquer esboço, reuna com a sua família e reflicta durante algum tempo sobre as questões de seguida colocadas. As respostas às mesmas ser-lhe-ão úteis no planeamento do seu projecto e aquando da sua primeira conversa com um arquitecto.

    01. Em sua casa, quais os espaços que utiliza com mais frequência? O que lhe agrada? O que não lhe agrada? O que falta?
    02. Pretende construir de raíz ou recuperar uma construção existente no lote que pretende comprar?
    03. Quais os motivos que o levam a realizar uma nova construção? Aumentou a familia (quantas pessoas vão habitar a casa, idades, espectativas de utilização)? Segunda habitação? Para utilização diária ou férias (perto de praia, rio, norte, sul, interior, litoral, etc etc)?
    04. Quanto tempo está disposto a disponibilizar para este projecto e qual a minha disponibilidade financeira? (fale com as pessoas de forma a perceber se são honestas consigo sendo também o mais honesto possível com elas. Imponha limites antes que a obra derrape em custo e em tempo)
    05. Antes de comprar o terreno, tenha em atenção uma coisa, FAÇA UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA à Câmara. Com base nesse pedido veja o que é que o PDM prevê para essa zona? O que pode construir? O que pode ocupar do seu lote? (tenha muita atenção aos índices de construção e se não os entender peça ajuda a um arquitecto)

    São estas as bases com que se cria uma nova habitação unifamiliar. O resto são acessórios porque a base para fazer a sua casa está na resposta a estas 5 perguntas.

    Mas tal como lhe digo para trabalhar com um arquitecto, também o alerto para a escolha do mesmo. Há bons e maus profissionais em todas as profissões e por isso é importante que antes de escolher com quem vai trabalhar, tente perceber:

    01. Qual vai ser a abordagem ao projecto? Qual a sua forma de pensar? Qual o estilo de arquitectura? (veja outros trabalhos e peça referências de trabalhos que esse arquitecto considere bons/maus trabalhos)
    02. Qual a disponibilidade para a realização deste projecto?
    03. Que tipo de informação necessita que lhe seja fornecida?
    04. Quais os honorários? É uma proposta que engloba todos os Projectos de Especialidades ou só o Projecto de Arquitectura? Inclui a coordenação dos Projectos de Especialidades? Inclui Assistência Técnica à Obra? (por vezes sai mais caro englobar tudo mas por outro lado concentra a responsabilidade toda numa equipa ao invês de cada um empurrar as culpas para os outros)
    05. Além do Projecto de Arquitectura, que tipo de informação lhe será fornecida? Desenhos, tipo Plantas, Cortes e Alçados? Maquetas? Simulações tridimensionais?
    06. Qual o prazo estimado para cada fase de trabalho? Que serviços estão incluídos?
    07. Que tipo de acompanhamento irá dar ao Projecto? É com ele que vai falar durante todo o processo? Se não, com quem é? (por vezes escolher arquitectos de topo tem o inconveniente de serem os seus discipulos a fazer o projecto e serem apenas eles a dar a cara no princípio e no fim)
    08. É membro efectivo da Ordem dos Arquitectos? (De acordo com a legislação em vigor, só os membros efectivos desta Instituição estão autorizados a praticar os actos próprios da profissão).

    O Arquitecto lida diariamente com o processo de construção e conhece bem os materiais e as técnicas a utilizar de acordo com o tipo de projecto e os custos e tem a capacidade para avaliar a habitabilidade e qualidade dos espaços onde vai viver com a sua família.

    Falando daquilo que vejo, normalmente o arquitecto leva um valor justo face ao dinheiro que o faz poupar com a obra. Um edifício bem concebido é energicamente eficiente e tem um custo de construção e manutenção menor.
    O Arquitecto trabalha para si. Atenção que os Empreiteiros constroem, não projectam. Uma das prioridades do Arquitecto é a defesa dos interesses do seu cliente, agindo como seu representante em diversas situações em obra. Tente incluir nos seus serviços uma solução chave na mão em que o arquitecto cordene o empreiteiro ou pelo menos que faça a gestão das diversas fases da obra e das empreitadas que contrata. Um projecto chave na mão retira-lhe peso dos ombros mas acredite que vale o dinheiro que custa (pelo menos poupa em anos de vida e cabelos brancos)

    No que toca às soluções eu não posso comentar porque só havendo o entendimento entre as perguntas e as respostas que referi é que conseguiria avaliar a sua proposta. Existem coisas que me parecem fazer sentido na sua descrição mas depois há coisas que são estranhas. Os quartos são tão pequenos apenas porque se assustou com o preço de construção? A não ser que esteja no Estoril, Cascais ou em Troia não vejo como é que mais 4 m2 em cada quarto lhe fazem aumentar assim tanto o preço de construção. Até que ponto é que os corredores não podem ser reduzidos ao máximo para dar áreas aos quartos? E porque pretende tantos terraços e jardins se desenhou como espectativa um jardim tão generoso no seu logradouro? As pessoas que vivem em apartamentos necessitam dos terraços mas alguem que têm a hipótese de ter um jardim ou um quintal com psicina deve tirar o maior partido desse espaço criando áreas de abrigo para dias quentes, áreas de usufruto da piscina, áreas de refeição para comer cá fora com os amigos com ligação directa à cozinha... ao inves de criar varandas terraços e coberturas que lhe fazem aumentar e muito o preço de construção e lhe fazem esgotar os ìndices definidos para a construção do local. Talvez um abrigo para os automóveis seja de ponderar nem que seja uma pala ou pérgolas que ajudem a protejer. E não desista da ideia do páteo principalmente se estiver a pensar comprar o terreno numa zona mais urbana e onde o clima seja mais quente. Tudo pode ser ponderado não se assuste já com os custos.
    Relativamente à cobertura, lá está, depende do terreno, da envolvente. Por exemplo, há zonas em que os planos de urbanização não deixam criar coberturas planas utilizáveis porque descaracterizam a traça original dos bairros. E tenha em atenção o preço de uma cobertura utilizável com jacuzzi e jardim... (olhe que a piscina se for uma boa piscina já tem um bom custo de manutenção).

    Isto são coisas que eu olho e que, como não conheço a sua ideia geral, nem o seu conceito de intervenção nem as suas necessidades, não posso adiantar mais do que estes aspectos.

    Estou disponível para falar pessoalmente consigo caso seja da zona centro e pretenda ajuda nesse processo de construir a sua habitação. Disponho de uma empresa que reúne um conjunto de condições que me permitem elaborar serviços em diversas áreas tais como: projectos de arquitectura e coordenação de especialidades com empresas parceiras e desenho de interiores. Neste contexto, executo projectos chave na mão nos quais assumo muitas vezes o papel de coordenador de empreitada e director da obra.

    Se quiser mais ajuda ou informações não hesite em contactar-me.

    Cumprimentos e boa sorte para a sua nova casa.

    Gonçalo Torres
    +351 938 118 271
    [email protected]
    Rua António Albino Machado nº31, 2º Esq.
    1600 - 870 Lisboa, Portugal
  3.  # 4

    Engraçado.
    Temos aqui uns Arquitectos recém-chegados - há 4 e 5 horas - (e muito bem-vindos) que entram "a matar", mas que não pesquisaram nada do que já aqui ficou escrito neste Forum (nomeadamente no que diz respeito à escolha do Arquitecto, aos honorários dos Arquitectos, etc.!) :-)

    Colocado por: gnuno.torres executo projectos chave na mão nos quais assumo muitas vezes o papel de coordenador de empreitada e director da obra.

    É ao Director de Obra que cabe o papel de coordenador de empreitada.

    O Director de Obra é o responsável indicado pela empresa Empreiteira-Geral.

    A não ser que o Arq. GNunoTorres, para além de projectista, também seja funcionário (/Engenheiro) de uma empresa de construção, não estou a ver como é que poderá desempenhar o papel de Director de Obra.

    Aliás, eu estou mesmo a ver o Arquitecto-Projectista a dar ordens aos MEUS pedreiros, e a coordenar os trabalhos entre os MEUS estucadores e os MEUS carpinteiros. LOLOL!
    E, claro... a assumir a RESPONSABILIDADE no caso de alguma coisa correr mal.

    Caro danobrega,
    Os Arquitectos não constroem, projectam.
    E não cabe ao Arquitecto-Projectista FISCALIZAR o trabalho da Empresa de construção. De acordo com a Lei, deverá ser um terceiro a fiscalizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega, gnuno.torres
  4.  # 5

    Boas,

    Caro Luís, há sempre aquele pessoal que compra uma máquina nova e não lê o livro das instruções :)

    (Quanto à publicidade mais ou menos gratuita, deixo à consideração do administrador deste fórum...)

    Relativamente ao "post" em questão:

    Caro da Nóbrega:

    Faz muito bem em ter já meia dúzia de ideias definidas para a sua casa. É meio caminho andado para que o processo corra bem.
    Quanto à sua "árvore", não lhe corte já os "ramos" todos. Há opções de projecto e soluções que o técnico que escolher terá para equilibrar aquilo que quer fazer com aquilo que quer gastar.
    Em relação aos seus desenhos, parece-me que tem ideias que já anda a maturar (ou matutar) há algum tempo, mas há coisas que sinceramente não aprecio... por exemplo fazer o acesso ao terraço por uma escada exterior, muito menos uma escada tão "chata" de subir como aquela. Preferia, por exemplo, continuar a escada do andar e elevá-la até á cobertura.
    Preferiria também fazer o acesso ao wc da "suite" pela zona do roupeiro, e acertar outros pormenores pontuais, como as instalações sanitárias, escadas (aqueles degraus a 45º são de fugir), algum redimensionamento em termos de áreas, etc.
    Quanto ao jardim na cobertura, há várias urbanizações em curso, de referência, em que 70% das coberturas são ajardinadas. Se a coisa for bem feita, descanse que a água dos jardins e a água da piscina não lhe vai parar à banheira da suite, nem em cima do LCD novo que comprou numa óptima promoção :)

    Cumprimentos,


    P.S. Gostei da piada "sou em quem tem a última palavra"... lembrou-me alguma coisa na minha casa... :)

    P.P.S. Caro da Nóbrega, deculpe o início fora do contexto, mas há coisas que são completamente desadequadas, com informações incertas, e que levam as pessoas ao engano. Assuntos "como trabalhar com um arquitecto", "que serviços preciso de uma equipa projectista", e outros afins, foram já largamente debatidos aqui, e com mais qualidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  5.  # 6


    E não cabe ao Arquitecto-Projectista FISCALIZAR o trabalho da Empresa de construção. De acordo com a Lei, deverá ser um terceiro a fiscalizar.


    Esqueci-me de mencionar uma coisa... Já houve 3 ou 4 casos (dois deles este ano e um deles com o 31/2009 já em vigor) em que fui Director de Fiscalização da obra, enquadrado legalmente. Não coordenava trabalhos nenhuns, porque isso é o papel do Director Técnico, engenheiro pertencente aos quadros da empresa de construção civil, mas cumpri as funções referidas no decreto descrito acima. E está enquadrado no desempenho de funções do arquitecto.
    Agora que há muita gente que assina "de cruz" uma coisa dessas, assina... mas isso vai acabar.

    (Quanto aos Directores de Obra (fantasmas incluídos), da maneira que a referida lei entrou, vai pôr muita gente na linha... hehehe)

    Cumprimentos.
  6.  # 7

    Luís, eu concordo que o Director Técnico da Obra seja escolhido pelo empreiteiro, mas não há nada na Lei que o obrigue. Nem que impeça o autor do projecto de ser Director da Fiscalização. Aliás, na letra da lei nem sequer há nada que impeça o autor do projecto de ser também DTO, DFO e CSO, tudo ao mesmo tempo, só tem de mudar de capacete.
  7.  # 8

    Hehehe... muda-se o capacete, muda-se a cabeça...

    Agora a sério... existem incompatibilidades nessas funções, se bem que nem todas as Câmaras o assumem assim:

    1 - O Director Técnico de Obra não deverá ser o Director de Fiscalização da Obra.
    2 - O Director Técnico de Obra não deverá ser o Coordenador de Segurança em Obra (poderá ser, na fase de projecto).
    3 - O Director de Fiscalização da Obra pode desempenhar as funções de Coordenador de Segurança em Obra.

    É uma questão de lógica... se o DTO for o DFO e/ou o CSO, não faz sentido a fiscalização existir, porque caso o DTO seja funcionário do empreiteiro, passa o empreiteiro a mandar na obra :)

    Se a Lei em alguns casos é omissa ou depende da interpretação que lhe dão, já houve Municípios em que veio a papelada para trás por causa dessas incompatibilidades, e houve que seleccionar técnicos diferentes.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 28 junho 2010 editado

     # 9

    (em relação a alguns comentários desenquadrados)
    Isto não me parece discussão para ter aqui, por respeito ao danobrega, por isso, vou mudar estes comentários para aqui.
  8.  # 10

    De facto, o problema é não conseguir-se legislar o bom senso. E as câmaras interpretam o que querem, como querem, porque as pessoas amocham "ai que tenho medo, que o gang da caneta ainda me indefere o processo".
    Tudo depende da escala, o que faz sentido, numa moradia, é ter um DFO competente, contratado pelo DO.

    Colocado por: RC | ARQHehehe... muda-se o capacete, muda-se a cabeça...

    Agora a sério... existem incompatibilidades nessas funções, se bem que nem todas as Câmaras o assumem assim:

    1 - O Director Técnico de Obra não deverá ser o Director de Fiscalização da Obra.
    2 - O Director Técnico de Obra não deverá ser o Coordenador de Segurança em Obra (poderá ser, na fase de projecto).
    3 - O Director de Fiscalização da Obra pode desempenhar as funções de Coordenador de Segurança em Obra.

    É uma questão de lógica... se o DTO for o DFO e/ou o CSO, não faz sentido a fiscalização existir, porque caso o DTO seja funcionário do empreiteiro, passa o empreiteiro a mandar na obra :)

    Se a Lei em alguns casos é omissa ou depende da interpretação que lhe dão, já houve Municípios em que veio a papelada para trás por causa dessas incompatibilidades, e houve que seleccionar técnicos diferentes.

    Cumprimentos
 
0.0163 seg. NEW