Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a remodelar uma casa antiga que não tem placas de betão mas sim o antigo vigamento de madeira. Estou com um problema que tem a ver com a solução a adoptar no que toca ao isolamento acústico entre os pisos. O soalho de madeira vai ser totalmente substituído e sobre os barrotes terá de existir uma manta confordan da Danova, que não pode assentar directamente sobre os barrotes, como faria se se tratasse de uma placa de cimento. Será necessário cobrir os barrotes com qualquer coisa que sirva de apoio à tal manta confordan . Falaram-me em placas viroc, mas além de serem pesadas, são bastante caras. Falaram-me também em apoiar a tal manta confordan sobre contraplacado que é um pouco mais barato, (tanto no material como na instalação), mas não sei se a solução é satisfatória. Não sei se existem outras soluções.

Alguém me poderia informar.

Esquema:

=============== -> soalho pinho (2cm)
    XXXXXXXXXXXXX -> placa viroc (?)
    NNNNNNNNNNNN -> manta confordan
    XXXXXXXXXXXXXX -> placa viroc (?)
    H---H---H---H---H -> Barrotes de madeira antigos

Os meus agradecimentos,

F. Azenha
    • RLV
    • 27 junho 2010

# 2

A solução mais usada é o Viroc (10mm) sobre os barrotes, além de ser um bom suporte do que se vai colocar por cima (pedra IS ou ripado de madeira outras divisões), evita a passagem de poeiras e argamassas para o tecto do piso inferior.
    não esquecer de "tarugar" os barrotes para não haver movimentos.

RLV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fazenha
  2.  # 3

pode colocar placas de contraplacado ou osb e depois pregar o soalho directamente nas placas. Escolha a espessura conforme a distancia entre barrotes e se coloca uma placa ou duas (a fazer sanduíche como indicou).
    Ou ainda pregar soalho de 2ª.
    Mas se é só para segurar a manta para não cair basta colocar platex (tenha cuidado é não colocar um pé em cima).
    Tem de ter atenção ao nivelamento e empeno dos barrotes antigos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB

0.0093 seg. NEW