Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de pedir a vossa ajuda, conselhos e sugestões para o seguinte caso:

    Estou em fase de construção e já me pediram para me decidir o que vou revestir as escadas interiores.

    No piso de baixo já está decidido que vamos colocar tijoleira (tipo 60x60, rectificada brilhante, pois ainda não encontrei com dimensões maiores a preços acessiveis...)
    No piso de cima, estavamos com ideia inicial de colocar todo o piso com flutuante, contudo, como iremos colocar em toda a casa piso radiante a água, o flutuante não é uma boa opção em termos térmicos, porque retem o calor (e pelos orçamentos que temos está mais caro o m2 (comparado com tijuleira) porque quando dizemos nas lojas que temos piso radiante, os logistas indicam que tem que levar uma cobertura xpto antes de colocar flutuante e até ao momento ninguém me soube indicar qual a melhor cobertura especificamente...

    A dúvida lá está, se colocar toda a casa com tijuleira, com que revestimento deverei colocar nas escadas por forma a ter uma ligação harmoniosa na casa entre os pisos. As escadas estão à mostra na sala, e a cor prodominante da tijuleira é +/- beje...

    Obrigada!
    Marta
    • RLV
    • 27 junho 2010

     # 2

    Sra Marta

    A mim parece-me que a dita escada deve conjugar os materiais dos pavimentos que une (piso térreo e piso 1).
    Pode ter os dois primeiros degraus revestidos a tijoleira (anti derrapante) e os restantes revestidos á madeira do piso superior.
    Pode ver neste link um exemplo daquilo que falo.

    http://www.viewpictures.co.uk/Details.aspx?ID=73011&TypeID=1
  2.  # 3

    RLV

    Obrigada pela indicação... contudo a questão das escadas põe-se pelo facto de optar colocar em ambos os pisos, tijuleira!!! Esqueçer o flutuantes!!

    Cumps

    Marta
  3.  # 4

    Boa noite.

    Bolas! Perdoem a minha interjeição... mas colocar tijoleira nos degraus???

    Tijoleira não me parece o mais indicado... além disso o link mostra capeamento em mármore que é precisamente o que sugiro. Pode gastar um pouco mais, mas se quer um opção com qualidade, compatibilidade estética e acima de tudo, uma opção coerente, coloque mármore nas escadas, Um mármore vidraço ataíja, por exemplo, já foi opção minha para um caso semelhante e ficou muito bem (vidraço ataíja creme... não apanhou veio azulado). Ou então revista os degraus a madeira.

    Tijoleira em degraus, para depois meter umas cantoneiras em chapa nas esquinas porque a tijoleira não tem remate, porque as de plástico ficam todas riscadas, e depois achar que não fica nada bem... é o prato do dia para quem se mete nessa alhada. Degraus pré-fabricados em tijoleira não encontra para todos os modelos da mesma, e, sinceramente, não são opção que goste... principalmente quando já gastou algum dinheiro e gosto numa tijoleira rectificada creme...
    São opiniões muito pessoais... há quem concorde e quem não concorde...

    Quanto ao pavimento flutuante, não fale com os lojistas... fale com os aplicadores... O problema não é numa suposta "sub-base" do flutuante, mas no modo como o flutuante é aplicado, e que tipo de colas se devem utilizar. Neste momento não tenho na memória as referências dos materiais e aplicadores (sei que o material do pavimento radiante era Wirsbo mas não me lembro de mais... logo que possa ponho aqui as referências), mas já pedi para aplicarem esse sistema numa obra que já tem 8 anos, é perto do mar, e funciona tudo bem. Logicamente que o material cerâmico funciona melhor com esse tipo de aquecimento, mas ter madeira nos quartos e ter tijoleira (apesar de aquecida) é completamente diferente (além disso, se a casa tiver um bom isolamento, não precisa de estar sempre a ligar o aquecimento nos quartos só para que o chão não fique gelado).
    • RLV
    • 28 junho 2010

     # 5

    Caro colega RC

    Consulte os projectos do Arq Luís Barragan, do Arq Souto Moura entre outros , como também anónimos principalmente no Sul do país e Norte de África (Marrocos), onde aplicam a tijoleira no cobertor das escadas (não no espelho). A eles parece-lhes indicado, assim como para a Sra Marta que parece ter tido a sensibilidade correcta.
    Relativo á imagem ela faz referência a um conceito e não a um material em si. Uma escada que faz a ligação entre dois materiais diferentes de pisos diferentes .

    cumprimentos
  4.  # 6

    Caro colega RLV,

    Boa noite.

    Sempre compreendi que a imagem faz referência a um conceito e não a um material. O que não compreendo é o resto.

    1 - Porque é que vai pôr dois degraus com tijoleira e o resto em madeira? Porque não três? Porque não nenhum?

    2 - Se a tijoleira é rectificada brilhante 60x60, está a recomendar que se ponha uma tijoleira diferente nos cobertores dos degraus? E nos espelhos? Fica rebocado? Fica em madeira?

    3 - A tijoleira dos cobertores das escadas em marrocos não me parece que fique bem... é "terracota", "rústica", tem muita espessura, liberta pigmento e ainda ficamos com a resolução dos espelhos pendente.

    4 - Anónimos no Sul do País onde? Algarve? E ficou bonito? Coloque uma fotografia p.f., que até pode ser que sim, e tenha ficado bem... (e os espelhos?)

    5 - Quanto ao Barragan (estamos a falar de um arquitecto Mexicano em realidade Mexicana), veja os pavimentos que precedem as escadas... em nada são compatíveis a pavimentos rectificados 60x60 brilhantes. A plasticidade dos materiais é encarada de uma forma global (note-se a textura das paredes, a inexistência de rodapé e as cores utilizadas, p. exemplo). É uma realidade que não estou a imaginar que seja a da D. MartaG.

    6 - Quanto ao Souto de Moura, em interior de habitações não conheço nenhum caso em que tenha posto tijoleira nas escadas. Será falha minha. Em que obra é?

    7 - A sensibilidade da D. Marta não foi colocar cerâmica nas escadas... foi perguntar o que colocar nas escadas.

    Aplicar um determinado material depende das circunstâncias, e do enquadramento, que foi o que os arquitectos que referiu fizeram. Até há quem coloque degraus em chapa xadrez, mas depende do enquadramento que eles têm na materialidade da obra. Não teria escrito nada se a escada fosse para dar acesso ao canil, mas as referidas estão à vista na sala. É completamente diferente.

    Sendo assim, e dado que os argumentos do colega RLV ainda não me convenceram, fico-me na mesma... a minha opinião é que coloque um mármore bonito, como o que referi, ou madeira a forrar as escadas todas se o piso superior for em flutuante.

    Cumprimentos a todos.
  5.  # 7

    Ora aqui está um tópico interessante! :)
    Eu, em principio, vou colocar flutuante em ambos os pisos, e tb piso radiante, não me parece que haja grande problema. A propria marca (quick step) faz referência como sendo um piso próprio para piso radiante...
    Até porque, sinceramente, tijoleira nos quartos.....
    Também ando com o dilema das escadas... as minhas têm uma série de patamares, e tenho medo que todas revestidas a madeira, fiquem muito pesadas. Até porque como vou colocar flutuante clarinho, provavelmente vou optar por madeira escura a fazer contraste. Houve alguém que me disse uma vez e eu concordo: "Já que não fica igual, é melhor que faça contraste... não há coisa pior que tentar por parecido e depois não é uma coisa nem outra!"
    Estou inclinada para nogueira, ou sucupira... ainda não descartei tb a ideia de microcimento, castanho escuro.... mas tenho medo que abra fissuras com o tempo.....
    Também já pensei em revestir só os cobertores dos degraus e pintar os degraus, mas muita gente me diz que os espelhos ficaram todos sujos, num instante!
    Quanto ao mármore.... até pode ser que fique bem, mas confesso, ainda não vi nenhum que "me enchesse o olho"!
    Aguardo novas opiniões! :)
    • MartaG
    • 28 junho 2010 editado

     # 8

    Olá rapaziada!

    Definitivamente tijuleira como revestimento está fora de questão. Não nos dá sensação de conforto nem de segurança! Ainda por cima faz-me lembrar casas antigas que antigamente usavam-na como revestimento.

    Desculpem tanto alarido por causa das escadas, mas como as minhas são um ponto central da sala, gostava de as conjugar com harmonia na ligação entre os dois pisos (em tijuleira!)

    Escadas em madeira com inox são uma boa opção... não está de parte! Mas estou aberta a nossas segustões e conselhos... granito, mármore, (microcimento não!) ...

    Sei que é dificil explicar que tipo de decoração gostamos, mas andei aqui na net a ver umas fotos e encontrei uma que me agradou muito, é apenas um quarto... aqui fica o link:

    http://www.meionorte.com/imagens/COL212---20091008141825.jpg

    Obrigada pela vossa atenção

    Marta
  6.  # 9

    Ó MartaG...

    Longe de si semear a discórdia entre os presentes :D

    O alarido saudável nestas "postas" é que faz com que as soluções apareçam, inclusivamente para nós! A fundamentação das opções é também parte essencial da arquitectura (e da vida). Quando mencionei acima que queria ver fotos para ver se ficava bem, estava a falar a sério... assim é que se aprende.

    Estas são umas fotos de uma reabilitação que fiz (projectei e fiz a fiscalização). Há duas escadas; uma forrada a madeira que é a que liga o rés-do-chão ao piso superior, dos quartos, em flutuante. Outra liga á cave, a partir da zona de serviço. Essa é em vidraço ataíja. N.B. na cave e no rés-do-chão o pavimento é em cerâmica creme.

    Não quero vender o meu peixe a ninguém nem tenho comissão no mármore ;) ... acho é que fica bem.

    Esta primeira foto mostra a cerâmica do pavimento (a escada forrada a madeira vê-se ao fundo).
      P1010046.JPG
  7.  # 10

    Esta segunda foto mostra as escadas para a cave (o vidraço ataíja é esse).
    Não reparem na largura da escada nem nos degraus lá ao fundo...hehehe... não os consegui mudar...
      P1010075.jpg
  8.  # 11

    Cerâmica em toda a casa, e sim cerâmica também nas escadas. Respeite as juntas de fraccionamento e as juntas perimetrais, nas escadas coloque perfis anti-derrapantes, e tem conforto, rentabilidade energética, limpeza e durabilidade.
  9.  # 12

    ...nos vãos exteriores optou-se também por fazer o remate das peças em vidraço.

    Acho que ficou muito bem (a ideia não é minha... há vários que utilizam o material assim, como o Álvaro Siza).
      P1010065.jpg
  10.  # 13

    Meus senhores!!

    Agradeço imenso as ideias e as excelentes fotos!!

    Já andei a pesquisar pela net e tem sido muito dificil encontrar boas fotos com qualidade e elucidativas como estas, portanto, se não for pedir de mais, que venham elas!! :)

    De realçar ainda para além da qualidade das fotos, acrescento a personalização das mesma com a indicação exacta dos materiais que estamos a vizualizar, pois quando somos leigos na matéria, torna-se um pouco mais dificil.

    Muito obrigada pela vossa ajuda!

    Cps
    Marta
  11.  # 14

    Quer que diga que materiais usei na obra? Não sei se posso colocar aqui referências a marcas...

    (...e obrigado pelo elogio das fotos...)
  12.  # 15

    Olá MartaG

    Partilho então os materiais das fotos:

    A cerâmica do pavimento é rectificada, creme, da Porcelanosa.

    Carpintaria em Faia (menos o flutuante em cima com acabamento a Afizélia).

    Puxadores tipo JNF em aço escovado, assim como todas as guardas (escolha do cliente que tinha um primo serralheiro e umas guardas pré-fabricadas que insistiu em colocar; não era o que eu previa, mas não ficou mal).

    Escadas, soleiras exteriores (e interiores, no R/Chão) em mármore Vidraço Ataíja amarelo (por acaso o pedreiro era muito bom e arranjou um bloco inteiro quase sem veio cinza).

    Caixilharia da Arkial (não me lembro a série) termolacada em cinza (RAL 7011).

    As cerâmicas interiores que se vêm na janela são em mármore Travertino, de um WC.

    Rebocos exteriores, estanhados interiores, tectos em gesso cartonado.

    A obra ficou impecável, também porque os "artistas" eram de primeira qualidade. Uma firma pequena, mas com pessoal "à séria". Com pena minha faliu, porque um dos sócios zarpou para paradeiro desconhecido com os bolsos cheios. Histórias que se repetem...

    Cumprimentos.
  13.  # 16

    Olá RC

    Muito obrigada pela informação disponibilizada! Ajudou imenso!
    Caso tenha mais algumas fotos disponiveis para partilhar, agradeço eu e todos os interessados.

    O senhor das pedras, anda-me a tentar convençer em colocar marmore ou granito nas escadas, em vez de madeira....

    Como ando indecisa!!!! :D

    Marta
  14.  # 17

    Exma. Sra. Marta,
    queria mostrar aqui algumas fotografias de escada revestida em madeira. (Produtor - fabrica italiana Rintal)

    Cumprimentos,
    Ekaterina
      20100611194231_00013.jpg
  15.  # 18

    Acho que uma escada como esta pode tornar a casa mais quente (enquanto pedra é um material bastante frio para uma escada interior de habitação)
      20100611194231_00012.jpg
  16.  # 19

    Boa noite InteriorD...

    Realmente a minha saga por me decidir que material usar no revestimento das escadas ainda se mantém!!

    Em relação ás fotos que colocou aqui gosto mais da primeira, contudo ainda não encontrei uma imagem mais similar ao que pretendo, ie, a cor do chão vai ser tijuleira em tons de beje clarinho (e não cizento),... e não vou pintar ar paredes com cores fortes (mas sim neutras, quase branco)... logo ainda me falta o elemento chave + cor certa para unir chão e escadas de modo "elegante e confortável".

    Não é a imagem mais recente que tenho, mas vou tentar colocar assim que tiver foto mais recente
      DSC05262.JPG
  17.  # 20

    Que madeira é esta?
    Obrigada!

    Colocado por: InteriorDesignStairsExma. Sra. Marta,
    queria mostrar aqui algumas fotografias de escada revestida em madeira. (Produtor - fabrica italiana Rintal)

    Cumprimentos,
    Ekaterina
      20100611194231_00013.jpg
 
0.0236 seg. NEW