Olá a todos! As obras de construção da minha moradia estão na recta final e já dei início às limpezas, pelo que me deparei com um problema: a pedra que escolhemos para os parapeitos e soleiras foi o calcário azul cascais e estão todas salpicadas de tinta e cimento do reboco exterior, mas a pedra fica facilmente riscada. Já alguém teve um problema semelhante? Como resolveram? Conhecem alguma técnica ou produto bom para limpar este tipo de pedra sem a danificar? Agradeço desde já a vossa atenção.
As pedras calcárias são pela sua natureza "moles", daí riscarem com facilidade e contra isso não há muito a fazer. Poderá impermebializa-las, mas isso serve apenas para evitar a absorção pela sua grande porosidade, mas não vai protegê-las dos riscos. Para o problema da remoção de massas (cimento) e outras sujidades incrustadas, aconselho o Siril, que para mim é o mais eficaz.
Uma vez que a empresa final da obra estava incluída no orçamento e o pintor foi muto descuidado no trabalho que fez (deixou tudo pingado), o empreiteiro pediu-lhe que limpasse as pedras. Ele utilizou Sonasol Ultra Brilho e até resultou... Obrigada pela ajuda.