Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

As lareiras a etanol, ou se quiserem bio-lareiras, estão em voga em muitos países mundiais. Com o crescimento acelerado que este tipo de lareira tem surgem muitas questões em relação ao aquecimento, cheiros e fumos que estas lareiras possam ter.
    Nesse seguimento, proponho abrir a discussão sobre esse assunto e tentarei elucidar as pessoas da melhor maneira possível, para que todas as duvidas sejam esclarecidas.

Mas entretanto deixo aqui algumas questões no ar para que se exprimam da melhor maneira possível.

Acham que a decoração tem que ser funcional?
    Acham que uma lareira a etanol é mais perigosa que um recuperador de calor?
    Acham que é necessário abrir buracos nas paredes e tectos para ter uma lareira em casa? Com todos os custos que isso tem?
    Acham que uma lareira a álcool é mais cara que uma lareira comum, tanto na compra como na manutenção?

Essas são apenas algumas das perguntas mais frequentes que oiço, se tiverem mais alguma é favor de as colocarem.
      EP4000.jpg
  2.  # 2

Poderá começar por responder às perguntas que colocou!!
  3.  # 3

Como o Paramonte pediu irei dar a minha opinião ás perguntas.

Acham que a decoração tem que ser funcional?
    Eu acho que a decoração tem que ser muito funcional, pois os espaços em nossa casa são muito preciosos e têm que ser muito bem aproveitados. Como podem ver na imagem acima, para além de terem uma espécie de quadro tem a dupla função de terem uma lareira ecológica em casa.

Acham que uma lareira a etanol é mais perigosa que um recuperador de calor?
    Ao contrário do que muitas pessoas falam , eu acho o recuperador de calor tão ou mais perigoso que uma lareira destas, pois num recuperador de calor podem-se atingir os 400º a 600º no metal enquanto uma lareira destas na chapa o máximo de 160º a 200º.
    Outras pessoas dizem que se o álcool cair no chão pode incendiar a casa. Ok, e se um cavaco de lenha cair no chão não o pode fazer?

Acham é necessário abrir buracos nas paredes e tectos para ter uma lareira em casa? Com todos os custos que isso tem?
    Como a pergunta já o diz, uma lareira normal, tem os gastos não só na compra da própria lareira, como nos canos e nos rasgos necessários nas paredes e tectos da casa. O que ficam uma verdadeira fortuna. Sendo que ficam com a lareira só naquele local e se quiserem mudar de lugar gastam outro tanto ou mais.
    Numa lareira destas o gasto é a compra da lareira, e o álcool como combustível. E sejamos sinceros, são poucas as pessoas que colocam a lareira a arder todos os dias mesmo durante o inverno, penso que uma família normal coloca a lareira de inverno acesa durante 1 ou 2 dias por semana.

Acham que uma lareira a álcool é mais cara que uma lareira comum, tanto na compra como na manutenção?
    A manutenção das lareiras a meu ver são muito semelhantes.
    No caso das tradicionais têm que andar atrás de lenha, o que nas grandes cidades fica muito caro, pois têm que comprar nas grandes superfícies comerciais. Têm também o problema do espaço de armazenamento, pois quem tem uma casa pequena ou um apartamento todos os espaços têm que ser muito bem aproveitados.
    No caso das lareiras a etanol, a manutenção é só e simplesmente o etanol, que têm desde fornecedores a 3€ o litro até fornecedores a 8€, nesses casos é só saberem a quem devem encomendar o etanol.
      BK3000.jpg
  4.  # 4

Onde armazenar o etanol em casa, não é perigoso?

E os seguros?

10 litros dão para quanto tempo?
  5.  # 5

Armazenar etanol em casa pode ser um pouco perigoso sim, mas também armazenamos gás e é muito mais perigoso que o etanol. Por isso se tiverem alguns litros em casa penso não será problema, pois em nossa casa também guardamos álcool para as feridas e para os "fundue" e nunca pensamos no que pode acontecer.

Quanto aos seguros, não me posso pronunciar. Até deixo aqui em aberto para se algum agente de seguros vir este tópico que nos ajude.

10 litros de etanol dependendo do modelo pode durar entre 36 horas e 22 horas. O modelo de queimador e o numero de chamas são muito importantes nisso.
      JMXXXX.jpg

0.0091 seg. NEW