Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Vou reconstruir uma casa de 1935, que não tinha água e luz. Tem uma casa de banho exterior, construída posteriormente, que não sei qual o processo que foi usado para despejo do sanitário existente.
    Pretendo construir uma fossa séptica e gostaria que me elucidassem em relação ao licenciamento necessário, assim como, os tipos fossas existentes e respectivos custos, partindo do pressuposto que é uma casa de férias e que pretendo contenção de custos das obras.

Miguel Figueiredo
  2.  # 2

Boas

Se dispuser de rede pública de saneamento terá de fazer essa ligação e não precisará de fossa. Se não dispuser, pode construir ou pode instalar uma pré-fabricada, o que acho aconselhável. Se pesquisar no fórum vai dar com este bom conselho:

Diz o Pedro barradas:

"Pois é... colocam fossas estanques... para fugir ao licenciamento na CCDR... e depois pagam mais tarde... eu recomendo sempre em projecto a instalação de fossas depuradoras em Polietileno, com 2 a 3 compartimentos, filtro de carvão activo e trincheira/ poço de infiltração... sem praticamente manutenção.
    Depuram 80 a 90% das águas, através das bactérias anaerobicas, o restante o solo e respectivas colonias resolverão..."

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Já estive a ver alguns sites com vários modelos (um deles enviado aqui por um colega), mas não reconheço essa descrição em nenhum. :-(

Pode dar um exemplo de alguma coisa que exista no comércio com essas características? E em relação às águas cinzentas, há alguma coisa (li no tal livro que mandei vir que se devia separar as duas coisas, mas também deu para perceber que, mesmo na América, a legislação nem sempre vê isso com bons olhos).
  4.  # 4

Boas

Pode dar um exemplo de alguma coisa que exista no comércio com essas características?

Experimente a ECODEPUR. Em caso de dúvidas, entre em contacto com eles - Eng.ª Inês Santos.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  5.  # 5

Colocado por: j cardosoBoas

Pode dar um exemplo de alguma coisa que exista no comércio com essas características?

Experimente aECODEPUR. Em caso de dúvidas, entre em contacto com eles - Eng.ª Inês Santos.

cumps
    José Cardoso

Já estive a ver o site deles. O meu problema é que não reconheço a descrição do Pedro Barradas em nenhum modelo em particular (é claro que só estive a ver os mais pequenos)
  6.  # 6

Boas

O site não é totalmente explícito, daí talvez a necessidade do contacto. Já procurei nos meus "catrapaços", mas os que "usamos" até agora destinavam-se a edifícios de habitação colectiva, com um nº utentes que não se coaduna com o que quer.
    Em relação às trincheiras filtrantes (e não só), veja isto

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  7.  # 7

Obrigada, acho que vou mesmo falar com essa senhora. Como estou mesmo em cima duma ribeira, isto faz-me alguma confusão.
  8.  # 8

Se está em cima de uma ribeira o INAG não deve autorizar outra senão a fossa estanque.
  9.  # 9

Colocado por: sezinandoSe está em cima de uma ribeira o INAG não deve autorizar outra senão a fossa estanque.

É, não é? Também me palpita isso :-( A não ser que possa atravessar para o terreno do outro lado, por baixo da ponte que tenho, mas há sempre o problema da pendente.
  10.  # 10

e tem que ser respeitada uma distancia minima que julgo ser de 50m
  11.  # 11

Colocado por: sezinandoe tem que ser respeitada uma distancia minima que julgo ser de 50m

Bom, nesse caso mais valia ligar-me ao colector que passa do outro lado do terreno (que deve ter uns 70m de profundidade)...
  12.  # 12

Boas

Será que as regras aí são diferentes??? Por aqui, desde que tratados os efluentes, pode fazer-se a ligação a linhas de água.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

Será que as regras aí são diferentes??? Por aqui, desde que tratados os efluentes, pode fazer-se a ligação a linhas de água.

cumps
    José Cardoso

Mas os efluentes são tratados DENTRO da fossa??? É aqui que eu estou confusa porque pelo que tenho lido, para bem ser, é preciso uma área razoável de solo para fazer o tratamento, e ainda por cima de solo não muito profundo (ou estou a confundir sistemas?)
  14.  # 14

Boas

Uma coisa é a fossa depuradora: "limpa" os efluentes. O restante (águas) pode ser conduzido a linhas de água ou a trincheiras de infiltração.
    Quanto à área necessária, pode ser minimizada se a opção for para trincheiras verticais.

cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 30 junho 2010 editado

# 15

Uma coisa é a fossa depuradora: "limpa" os efluentes. O restante (águas) pode ser conduzido a linhas de água ou a trincheiras de infiltração.

cumps
    José Cardoso

Pensei que as trincheiras fizessem obrigatoriamente parte do tratamento.

Editado:

Além disso, independentemente da depuração propriamente dita (não sei se estou a usar a terminologia correcta), o que é que se faz aos nitratos todos? Quer dizer, mesmo que os efluentes estejam "limpos", devem causar eutrofização se forem lançados directamente na ribeira, não?
  15.  # 16

Boas

Terá de remover periodicamente os detritos acumulados na fossa.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 17

Terá de remover periodicamente os detritos acumulados na fossa.

cumps
    José Cardoso

Hmmm... Isto é areia demais para a minha camionete.
  17.  # 18

Boas

Não é nada. Fale com eles e vai ver que as coisas são mais simples do que parecem.

PS1: Não tenho comissão
    PS2: Claro que para delicados cérebros femininos pode parecer complicado

cumps
    José Cardoso
  18.  # 19

Não é nada. Fale com eles e vai ver que as coisas são mais simples do que parecem.

PS1: Não tenho comissão
    PS2: Claro que para delicados cérebros femininos pode parecer complicado

cumps
    José Cardoso

Mesmo para o meu delicado cérebro feminino, seguir os conselhos do Dr. Samuel Johnson e perguntar a quem sabe não é areia demais para a camionete. Areia demais para a camionete é tentar perceber este assunto unicamente através dos recursos do meu delicado (para não dizer débil) cérebro feminino.
  19.  # 20

Boas

Ó lobito, não fique melindrada, já sabe que eu não sou de confiança e tenho uma tendência inata para falar mal de tudo e todos. Também não posso ser perfeito e a tendência para a provocação é o único defeito que me resta :-)

cumps
    José Cardoso

0.0229 seg. NEW