Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 30 junho 2010 editado

     # 21

    O problema é como tratar a praga e será que a bicharada não chegou já às traves de madeira que seguram o telhado. Até tremo só de pensar nisso...


    Era isso mesmo que eu lhe queria dizer...

    De qualquer forma o tratamento com productos para o bicho da madeira (cupim?) é muito mais eficiente quando a madeira ainda não foi envernizada, porque os productos entram facilmente. Há várias marcas de produtos no mercado para esse fim.
    Com os móveis envernizados se a madeira não foi tratada antes do envernizamento, é um desespero que os bichos, não morrem com o tratamento (ficam a passar bem debaixo do verniz...)
    Nos barrotes que já estão aplicados tem um problema adicional: Mesmo não havendo verniz, se não atinge todas as zonas da madeira, também não controla a praga.
    L.B.
  1.  # 22

    A minha questão é que os móveis na altura em que foram comprados, há alguns 20 e tal anos, foram ao expurgo. Isso não deveria ter sido suficiente?
    • LuB
    • 30 junho 2010 editado

     # 23

    Numa casa é frequente os bichos atacarem selectivamente. Atacam o que não foi tratado. Se a madeira tiver sido tratada convenientemente nunca será atacada
    Por vezes só descobrimos que não trataram o móvel quando o cupim entra nele..
    Já comprei mobília cara, onde o cupim entrou... mas isso é como tudo. Podemos ser enganados no que toca ao tratamento da madeira (que deve ser carote) e só mais tarde descobrimos. Se for a madeira da casa, então quem lhe forneceu a madeira nessa situação, é criminoso...
  2.  # 24

    caro gonçalo para n haver duvidas falei com uma empresa que trata deste tipo de pragas (ixto de ser bombeiro da pa conhecer mta gente, o k e bom) o k m aconselharam e msm fazer uma desinfestação total com uma empresa certificada.... é de que zona????
    e quanto ao movel so tem uma solução, aquecer-se nele pk n havera mt a fazer.....
  3.  # 25

    Desculpem o off tópico
    Eu sou adepto de usar iniciais e abreviaturas tanto no telemóvel como na internet
    Por exemplo:
    porque -----pq
    que ----q
    com ----c\
    etç

    O princípio por detrás destas abreviaturas é simples e correcto: escrever mais depressa sem ultrapassar o razoável.

    Agora não entendo a lógica de em vez de se escrever "isto" se escreve "ixto". É mais rápido? Não!

    E porque escrever "pk" em vez da abreviatura mais correcta "pq" ?
    • LuB
    • 1 julho 2010 editado

     # 26

    O princípio por detrás destas abreviaturas é simples e correcto: escrever mais depressa sem ultrapassar o razoável.

    Agora não entendo a lógica de em vez de se escrever "isto" se escreve "ixto". É mais rápido? Não!

    E porque escrever "pk" em vez da abreviatura mais correcta "pq" ?


    Paramonte, eu ainda não me rendi aos encantos (blhac... pq tb não gosto) dessas abreviaturas. No entanto elas são, ao que parece, uma espécie de código, de "marca" que foi sendo assimilado aqui no virtual. Parecem ser fenómenos de identificação que as pessoas utilizam em certos contextos.
    Por exemplo o meu amigo, quando vai à bola, vê caras pintadas com chapéus estranhos, vê gente a fazer ondas, vê outros a tocar vovuzelas.. Servem para quê?
    Para nada... para marcar a diferença, chamar a atenção para o grupo, identificando os membros como pertencentes a uma mesma classe.
    São manifestações colectivas normalizadas, que não têm qq utilidade prática para lá da que apontei, e que também não carecem de explicação racional para ocorrerem ;))

    Cump
    L.B.
  4.  # 27

    Colocado por: firesouldjcaro gonçalo para n haver duvidas falei com uma empresa que trata deste tipo de pragas (ixto de ser bombeiro da pa conhecer mta gente, o k e bom) o k m aconselharam e msm fazer uma desinfestação total com uma empresa certificada.... é de que zona????
    e quanto ao movel so tem uma solução, aquecer-se nele pk n havera mt a fazer.....


    Obrigado firesouldj. Sou da zona de Cascais. Na realidade é a casa do meu pai e já o coloquei ao corrente e do perigo de um dia ficar sem cama :) Ele agora saberá o que quer fazer.
  5.  # 28

    Desculpem o off tópico
    Eu sou adepto de usar iniciais e abreviaturas tanto no telemóvel como na internet
    Por exemplo:
    porque -----pq
    que ----q
    com ----c\
    etç

    O princípio por detrás destas abreviaturas é simples e correcto: escrever mais depressa sem ultrapassar o razoável.

    Agora não entendo a lógica de em vez de se escrever "isto" se escreve "ixto". É mais rápido? Não!

    E porque escrever "pk" em vez da abreviatura mais correcta "pq" ?


    Antes de mais acho que vou corrigir aqui uma ou duas ideias....

    1º Quem nao tem muito tempo para andar aqui tenta ajudar da melhor forma que pode e se escrever rapido e as vezes com abreviações me poe numa classe de "pessoas diferentes" que assim seja, alias eu ate primo pela diferença porque isto de ter vidas monotonas e tipificadas por uma sociedade muito atrasada nao é para mim.

    2º Estes off topics as vezes só vem é tirar a vontade a meia duzia de pessoas que realmente querem ajudar e ser ajudadas


    Caro gonçalo espero mesmo que o seu pai resolva este problema pois sei que se o deixar andar vai ter muito mais trabalho....

    Um abraço
  6.  # 29

    boas

    venho desenterrar este tópico porque
    cerca de um ano depois deste tópico eu e alguns vizinhos temos visto aparecer uns bicharocos parecidos, vieram em maior quantidade no ultimo fim semana junho quando teve muito calor, de factos eles voam, trepam as paredes exteriores...aqui a malta diz que podem ser baratas que vêm dos esgotos da agua que temos nos pátios...que dizem?
    é que de facto a altura do ano é a mesma é lembro-me de já os ter visto em outros anos...
    •  
      ps casa
    • 19 agosto 2011 editado

     # 30

    Como eliminar estes bichos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
      IMG_2663_1[1].jpg
      DK1018_1[1].jpg
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011

     # 31

    Colocado por: ps casaComo eliminar estes bichos?

    Isso não são bichos do papel/cartão?

    Control
    1 Pot Stickers – you can buy these or make your own with bright yellow card coated with a sticky substance like tanglefoot. Sticky traps placed on the floor are very effective.
    2 Reducing moisture in the home is the most important since they need dampness to survive. Using dehumidifiers in areas where silverfish are present will help reduce their numbers.
    3 Silica Dioxide is a non-toxic dust that can be applied to baseboards and areas where they have been seen. This works by drying them out so they shrivel up and die.
    4 Vaccuum regularily to keep the population at bay
    5 Keeping moist debris out of the house is also good practice

    http://organicgardensite.com/bugs-harmful/silverfish/

    Ou seja:
    -> autocolantes
    -> diminuir humidade
    -> espalhar silica gel para absorver a humidade nos sítios onde são encontrados
    -> aspirar
    -> retirar eventuais fontes de humidade da casa
  7.  # 32

    Colocado por: FD
    Isso não são bichos do papel/cartão?


    http://organicgardensite.com/bugs-harmful/silverfish/

    Ou seja:
    -> autocolantes
    -> diminuir humidade
    -> espalhar silica gel para absorver a humidade nos sítios onde são encontrados
    -> aspirar
    -> retirar eventuais fontes de humidade da casa



    São peixes de prata ou Lepisma saccharina

    Aparecem em sítios inimagináveis como candeeiros, dentro de despenseiros, dentro de tachos, rodapés, etc...

    Já ouvi dizer que se consegue combater esta praga com batatas (eles comem amido) mas não sei como.

    O autocolante é capaz de ser uma boa solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: d_santos
  8.  # 33

    Boas,

    Salvo a publicidade e o "tratamento por profissionais" pode saber mais em:
  9.  # 34

    Ups! O link não ficou anexo...

    Deixo o endereço: http://www.rentokil.pt/clientes-sector-domestico/insectos-rastejantes/peixinho-prata/index.html?gclid=CK39np7A26oCFUFP4QoduzQP9Q
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  10.  # 35

    Ps casa:
    AHA! Finalmente descubro que raio de bichos eram aqueles que tinha aos montes na minha casa anterior, era isto mesmo! Concentravam-se sobretudo na dispensa e wc, escondidos pelos cantos... O que nos valeu foi termos gatos que os mantinham controlados, caso contrário acho que nos tomavam conta da casa! Era um apt, segundo andar. Raio de bichos.... Nunca me apercebi foi que roessem ou estragassem alguma coisa, e portanto acabei por me habituar a encontrá-los de vez em quando... Mas nem queiram saber como fugiam depressa quando nos topavam!
  11.  # 36

    Já há algum tempo que venho a seguir este fórum, mas nunca tive oportunidade de lhe acrescentar valor...
    Aqui fica a minha contribuição!!

    Tenho exactamente o mesmo problema em casa! Está infestada desses bichos nojentos! Tinha prometido a mim mesmo que destas férias não passavam! E já estava a preparar-me para abrir uma discussão igual a está!
    Precisava de saber o nome dos desgraçados, para assim descobrir como os aniquilar!

    Depois de saber o nome, foi uma questão de pesquisar e acabei por descobrir noutros sites uma possivel solução!
    Antes de o anunciar aqui, resolvi testar!
    E não é que resulta mesmo!?

    Apliquei apenas uma vez em todos os rodapés do apartamento, dia 23 de Agosto (no frasco diz que faz efeito durante 3 a 4 semanas).
    Imediatamente após ter aplicado o produto, comecei a ver resultados!! Começaram a sair das frechas... a contorcerem-se todos... e a morrer!! Foi lindo!! Payback is a beach!!!!

    Este triste espectáculo ainda continua! (sem nova aplicação!!)
    Todos os dias de manhã percorro os radapés da casa e encontro vários mortos!

    Agora percebo porque lhe chamam peixes!! Não é que aparecem mortos virados de barriga para cima!? Tal como os peixes...

    O produto que comprei chama-se "BIOKILL", borrifei os rodapés todos da casa com aquilo... gastei o frasco todo...
    Percorri varios grandes supermercados mas só encontrei a venda no "e leclerc" +/- 3,5 €.

    Segundo a marca: "Trata-se de um insecticida inodoro, totalmente inofensivo para seres humanos, animais de sangue quente e plantas, podendo ser aplicado em toda a casa. Tem um efeito duradouro (3 a 4 semanas). "

    Mais info aqui: http://www.flima.pt/artigo_produtos.aspx?cntx=L8YH2N0KiLpjSgU29Xhg%2Bji6kTFD%2Buki7kU0FQl9hyE%3D

    Estou muito satisfeito com o produto! Deixei de os ver a rastejar pela casa!!! Agora só os vejo mortos!
    Valeu o investimento! Já comprei mais 2 recargas!

    O próximo passo será aplicar na garagem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, alv, ps casa, BamGuima, fernandoR
  12.  # 37

    d_Santos,

    também uso Biokill, atenção e cuidado: apesar do que diz a marca - efectivamente diz "inodoro, totalmente inofensivo para seres humanos", etc., o seu princípio activo é a permetrina, que é efectivamente tóxico (e possivelmente cangerígeno) para os humanos.

    Ex. o website do Modelo Continente alerta: "Manter fora do alcance das crianças. Não respirar a pulverização. Não aplicar em pessoas e animais. Tóxico para peixes e abelhas. No tratamento de armários ou utensílios de cozinha, retirar tudo antes de pulverizar. Deixe secar. Forrar as prateleiras e só depois repor os objectos".

    Eu usaria e uso, mas com muita discrição.
    Abcs,
    MV
    Concordam com este comentário: CGonçalves
  13.  # 38

    Por alturas de Julho, principalmente, e depois de semanas c/ tempo bastante quente, quem tem madeiras infestadas c/ bicho da madeira, vê-lo-á.

    Antes de indicar o produto c/ o qual tenho combatido esta praga, uma sugestão mais industrial, digamos: o envio do mobiliário a casas que efectuam expurgo, a gás. Não sei se cá também é praticado c/ as próprias habitações (estrutura, vigamentos, soalhos, roda-pés, portas), mas seria possível, e faz-se, nalguns países, basta isolar a habitação do exterior.

    O tal produto dá pelo nome de XYLOFENE S.O.R. 2, disponível em latas. Em tempos, tiveram uma versão em aerosol munido de sonda e ponta metálica, p/ inserir nos buracos, mas a melhor opção em termos de preço é mesmo a lata de 5 l.

    A aplicação é por seringa... acompanhada de boa dose de paciência.

    Se usarmos seringa, que não seja do tipo c/ a ponta do êmbolo em borracha, porque o líquido (inflamável) tira-lhe as propriedades, e o êmbolo deixa de correr s/ lubrificação amiúde, o que torna a operação muito morosa. O êmbolo fica progressivamente mais preso.

    Sugiro seringa metálica, de vidro ou de plástico, mas esta última s/ topo de borracha no êmbolo, ou seja, tudo em plástico.

    Em madeira porosa e não encerada (o Xylofene dissolve a cera) ou envernizada, é conveniente aplicar nos orifícios e também na superfíce, mediante trincha ou rolo. O pinho, por ex., absorve de imediato o produto.

    Atenção: p/ além das advertências constantes nos rótulos, este líquido tem um cheiro muito activo, e só desaparece ao fim de dias.

    Boa sorte.

    CGonçalves.
  14.  # 39

    Biokill, Xylofene, etc.

    Não quis misturar a questão do bicho da madeira c/ a do bicho prateado. Felizmente, não tenho "representantes" desta última espécie. Já nos chega o primeiro!

    O que sei é que o tal bicho prateado abunda principalmente onde há muito papel ou cartão empilhado. Por qq. razão, parece ser um meio onde proliferam.

    Creio que uma das designações vernáculas deste animal é justamente bicho do papel.

    CGonçalves.
  15.  # 40

    Boa tarde. estes dias apareceu-me em casa uma praga destes bichos da madeira e eu já não sei o que fazer. acabo de matar agora um e daqui a dois segundos aparece outro. não sei de onde é que eles aparecem. já os tenho em várias divisões. já vi que tenho algumas peças de mobília com os tais furinhos, mas eles aparecem até no tecto ou no chão. referiram aqui o Xylofene e o BioKill. isso finciona mesmo? com os melhores cumprimentos e obrigado desde já por possíveis ajudas, pois não imaginam a impressão que causa os raio dos bichos. já começo a ficar paraníoca com eles. aparece que até já os vejo antes de eles aparecerem.
 
0.0250 seg. NEW