Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: dutilleul

Caro Agonçalves,

Diz-me que as divisões são pequenas e nesse caso não lhe recomendo a hipótese das duas últimas fotos.
    Os grandes mestres carpinteiros não usavam essas soluções indiferenciadamente. Os tectos artezonados eram reservados a divisões de grandes dimensões (daí o pesado engradamento da esteira). Numa divisão pequena este madeiramento não terá escala e o efeito nunca pode ser aquele que imagina.

Vá pelo forro escadeirado da primeira fotografia, de belo efeito numa pequena divisão.

Mas se insiste… vá pela hipótese da última das fotografias. Apesar do contraplacado em vez dos tampos engradados no miolo dos caixotões, é realmente um “clássico” de se lhe tirar o chapéu.

Portanto acha que com o verniz aquoso (Cin ou outro de qualidade), não vai haver necessidade de manutenção por, pelo menos, uns 40 anos? É que não me importo de lhes dar uma manutenção de 15 em 15 anos desde que não seja coisa de grande esforço (com boneca) e pó (lixagem).
    A minha dúvida quanto ao verniz é que vi há algum tempo atrás um tecto antigo cujo verniz que lá tinha sido aplicado há uns bons anos estava como que descolorido e resinado. Porventura, também, por causa dos antigos vernizes não serem tão bons quanto os actuais aquosos que deixam respirar a madeira.

RElativamente aos tectos, acho os tais Artezanados absolutamente espectaculares. Os em Saia e Camisa também são muito bonitos mas, talvez porque os tectos que foram removidos também eram nesse desenho, embora esmaltados (....), parecem-me um tanto comuns. É curioso porque pelas fotos (as duas últimas) dá-me ideia que as divisões em questão não são muito grandes, embora com tais tectos tudo o resto pareça minúsculo e sem interesse! DEixo mais três imagens do mesmo tipo de tectos e que me deslumbram.

Já agora, na sua opinião, a Casquinha ou o Cedro são das melhores opções em termos de durabilidade, estabilidade e custo, ou alguma outra madeira, mesmo que um pouco mais cara, seria melhor?

http://j.imagehost.org/0545/DSC_0081-interesting-ceilin.jpg

http://i.imagehost.org/0134/wood_ceiling_6.jpg

http://j.imagehost.org/0298/wood_ceiling_9.jpg

Obrigado
  2.  # 22

Caro Agonçalves,

Continuo a ser da opinião que aquilo que mais convém ao seu espaço são tectos escadeirados com esteira de camisa e saia. Não será por acaso que (ao que diz) era precisamente esse o tipo de tecto que havia na casa (poderia ser mais definitivo neste juízo se houvesse imagens dos espaços, mas não acredito muito que viesse a mudar de ideia).
    Não deve pensar os tectos como um elemento isolado. Eles devem ter uma relação de afinidade e coerência com o conjunto do edifício.
    Os tectos artezonados são indicados para aposentos de grandes dimensões com pés-direitos generosos ( o da primeira deste conjunto de imagens não é um tecto artezonado…; daquele que aparece degolado em “sanca” de ar condicionado, prefiro não dizer nada…). De todos os ilustrados pelas imagens, o mais eloquente em relação ao que quero dizer é o da última imagem (repetido de cima). Como falamos de tectos é para o tecto que olhamos. Depois olhamos o conjunto, percebe-se que aquilo não tem pé-direito e esmaga a sala (mesmo se descontarmos a extravagância dos vãos das janelas).
    Se está com vontade de gastar dinheiro invista-o na recuperação do vigamento.

Sobre as madeiras:
    A “casquinha”, como lhe chama, tem a vantagem de ser leve e é uma madeira perfeitamente adequada a forro escadeirado. O cedro é uma excelente madeira para qualquer uma das soluções.
    Tradicionalmente, nos tectos artezonados eram utilizadas as madeiras mais nobres.
  3.  # 23

Portanto acha que com o verniz aquoso (Cin ou outro de qualidade), não vai haver necessidade de manutenção por, pelo menos, uns 40 anos? É que não me importo de lhes dar uma manutenção de 15 em 15 anos desde que não seja coisa de grande esforço (com boneca) e pó (lixagem).
    A minha dúvida quanto ao verniz é que vi há algum tempo atrás um tecto antigo cujo verniz que lá tinha sido aplicado há uns bons anos estava como que descolorido e resinado. Porventura, também, por causa dos antigos vernizes não serem tão bons quanto os actuais aquosos que deixam respirar a madeira.

Nem eu nem ninguém lhe pode garantir que um verniz aquoso de qualidade dura (ou não dura) 40 anos ou mais; são produtos demasiado recentes para alguém poder garantir uma coisa dessas. Pessoalmente estou convencido que sim – desde que a madeira tenha qualidade, esteja seca e seja correctamente assente numa boa estrutura. A resina não tem nada a ver com o verniz; estava na madeira e “transpirou” por acção de calor.
  4.  # 24

Colocado por: dutilleulCaro Agonçalves,

Continuo a ser da opinião que aquilo que mais convém ao seu espaço são tectos escadeirados com esteira de camisa e saia. Não será por acaso que (ao que diz) era precisamente esse o tipo de tecto que havia na casa (poderia ser mais definitivo neste juízo se houvesse imagens dos espaços, mas não acredito muito que viesse a mudar de ideia).
    Não deve pensar os tectos como um elemento isolado. Eles devem ter uma relação de afinidade e coerência com o conjunto do edifício.
    Os tectos artezonados são indicados para aposentos de grandes dimensões com pés-direitos generosos ( o da primeira deste conjunto de imagens não é um tecto artezonado…; daquele que aparece degolado em “sanca” de ar condicionado, prefiro não dizer nada…). De todos os ilustrados pelas imagens, o mais eloquente em relação ao que quero dizer é o da última imagem (repetido de cima). Como falamos de tectos é para o tecto que olhamos. Depois olhamos o conjunto, percebe-se que aquilo não tem pé-direito e esmaga a sala (mesmo se descontarmos a extravagância dos vãos das janelas).
    Se está com vontade de gastar dinheiro invista-o na recuperação do vigamento.

Sobre as madeiras:
    A “casquinha”, como lhe chama, tem a vantagem de ser leve e é uma madeira perfeitamente adequada a forro escadeirado. O cedro é uma excelente madeira para qualquer uma das soluções.
    Tradicionalmente, nos tectos artezonados eram utilizadas as madeiras mais nobres.

Ora bem, estive hoje a falar com os carpinteiros que andam a trabalhar lá na casa, no momento a remover o forro antigo e a respectiva "cama", bem como a limpar as vigas e a dar-lhes o tratamento com Xyliphene "profissional" da Dyrup através de seringas e trincha. Como havia um certo declive dos tectos eles ainda me vão dizer os pés direitos que existem em cada uma das divisões mas, considerando o anterior forro, numa das divisões deve ser de 230 cm e nas outras três entre 260 e 275 cm. Com excepção da primeira, acho que o pé direito das outras é razoável. Aproveito para colocar uma foto de uma das divisões (são todas semelhantes só mudando o pé direito), nomeadamente da que tem o menor pé direito. Segue o antes e o actual:

Relativamente aos tectos artezonados, refinando a minha ideia e considerando pequena dimensão das divisões, acho que o estilo que segue na foto seguinte é apropriado. Claro, no meu caso os tectos não são em Maceira mas sim planos. A minha ideia é colocar as "molduras" no mesmo estilo e dimensão das da foto, com as sancas trabalhadas (com os relevos esculpidos em madeira maciça) e com um centro de tecto trabalhado. As ditas molduras cruzariam em 2X2, 3X2 ou 3X3 para não ficar muito exagerado. Creio que o Cedro fica em 50% mais caro que a Casquinha. Mesmo assim, e uma vez que são cerca 60 m2 (quatro divisões e dois corredores) a diferença não é incomportável e sendo uma madeira mais nobre parece-me que faz mais sentido.

Acha que estes principios batem certo?

Obrigado
  5.  # 25

Eu por mim também acho que não tem dimensão para tectos trabalhados.
  6.  # 26

Caro Agonçalves,

Como já desconfiava, não mudei de ideias depois de ver as fotos do espaço; sou da opinião que a melhor solução passa pela reconstrução / restauro.
    E já não sou o único a ser dessa opinião.

(p.s.: espero que não lhe tenham escaqueirado a excelente variação do globo de vidro da Bauhaus que pendia aí do tecto …)
  7.  # 27

Então mas a questão das divisões pequenas e a sua relação com o pé direito não implica apenas na dimensão dos elementos que sobressaiem em cruzamento no tecto (molduras? Não sei o nome técnico)? Ou seja, com esses elementos como estão na última foto já a coisa não ficaria bem? Insisto nisto porque os tectos da entrada da casa são precisamente com esse feitio (os tais elementos cruzados em relevo) mas com outras formas mais complexas na parte do forro corrido que fica por cima dessas molduras. ESte último pretendo ver se será possível mantê-lo sem o substituir mas o bicho também já o atingiu.

Obrigado
  8.  # 28

Caro Agonçalves,
    Já reparou certamente que as vigas estão praticamente à altura das bandeiras das janelas. Logo, os elementos que está a pensar apor ao forro (nos tectos artezonados são vigas) irão ficar à altura dos vidros…
    É pena que não apareça por aqui um ou mais arquitectos a dar opinião sobre o assunto.
    Se isso acontecer, prepare-se; o pessoal aqui gosta de malhar forte e feio… :)

Quanto ao tecto da entrada, mesmo sem ver, atrevo-me a sugerir-lhe que os mantenha ou reconstrua como é sua intenção.
  9.  # 29

Já reparou certamente que as vigas estão praticamente à altura das bandeiras das janelas. Logo, os elementos que está a pensar apor ao forro (nos tectos artezonados são vigas) irão ficar à altura dos vidros…
    .

Sim, nessa divisão que é a que tem o menor pé direito há o risco de isso acontecer, mas creio que depende da dimensão da viga que se colocar. Em todo o caso, nessa divisão estava a considerar a colocação do tecto em Saia e Camisa precisamente por causa do pé direito. Nas outras divisões o pé direito é maior, havendo um maior espaçamento entre o aro superior das janelas e o forro actual (cerca de 30 cm a mais).

A questão dos tectos artezanados com os centros de tectos e as sancas trabalhadas é também porque tenho a possibilidade de ter esses centros e sancas quase de graça e por pensar que são adereços que valorizam a arquitectura/decoração interior da casa...

Aproveito para deixar o link para um artigo muito interessante sobre este tipo de tectos e o seu restauro num caso particular:
    http://www.taujel.com/pdf/prensa0020.pdf

Obrigado
  10.  # 30

Colocado por: Agonçalves
    .

tenho a possibilidade de ter esses centros e sancas quase de graça e por pensar que são adereços que valorizam a arquitectura/decoração interior da casa...

Obrigado

Sim, quando bem integrados e executados são realmente admiráveis.

Obrigado pelo interessante artigo. :)
  11.  # 31

Ora bem, como sou muito teimoso..., continuo a insistir nos tectos artezanados!!! Para tal, fiz um simulação de como um dos que mais gostei ficaria numa das salas da casa, considerando o pé direito disponível e a questão do topo das portas. Pelo menos na sala de jantar gostava de ter um destes tectos, mesmo que nos quartos ficassem em Saia e Camisa.

DIgam-me sff, se acham que se enquadra ou não, ou se diminuindo a altura da sanca ficaria melhor, ou se não há realmente volta a dar e tem de ser uma coisa mais simples:

O desenho das vigas não terá de ser necessariamente este. Estou a pensar num outro um pouco diferente mas não muito.
    Obrigado
  12.  # 32

Então ninguém opinia?
  13.  # 33

Bem, eu realmente não consigo ter outra opinião para além daquela que dei... Percebo que gostasse de aplicar esses tectos tão bonitos uma vez que tem quem lhos faça, mas acho mesmo que não ficam nada bem aí.

Até comecei a pensar se haveria outro sítio onde pudesse aplicar essa madeira trabalhada que não nos tectos. Mas mesmo assim, seria como vestir uma camponesa à maneira da corte: tão ridículo como a Maria Antonieta vestida de pastora :-) Não é só uma questão de dimensão, mas também do charme próprio dessas casas simples que, em meu entender, se deve respeitar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

Caro Agonçalves,
    Sobre a sua questão – reformulada - não tenho nada a acrescentar ao que já disse, excepto para lhe dizer que a imagem que a lobito lhe oferece é muito mais eloquente do que lhe possa parecer à primeira vista. (o Uruguai acaba de marcar um bom golaço o que me deixa muito satisfeito, nem eu entendo muito bem porquê)
    Mas, voltando à vaca fria: para o caso de ainda a não ter experimentado, tenho uma sugestão a fazer-lhe: se pode, como parece, contar com um mestre carpinteiro com um saber fazer que dê conta do lavro de madeira implicado nas suas imagens – daqueles poucos que ainda sabem distinguir gulas, govêtas e goivas (não falo de fresadoras programadas, contra as quais nada tenho, de resto…) – então, oiça-o. Peça-lhe opinião porque o homem não há-de ser besta e na pior das hipóteses quererá matar saudades e vai dizer-lhe que “sim senhor, fica mesmo a matar”… e nesse caso… deixe o homem fazer o que muito bem entender. (ehehehehehh……….)
  15.  # 35

E já agora - porque creio que mudou o título do tópico e fez bem porque o baptismo fica agora mais afinado com o assunto - consinta-me outra sugestão: retire o “artezanado” e ponha o termo correcto que é “artezonado” (na grafia de uns livrinhos que por aqui tenho) ou “artesonado” (como o reconhece o Houaiss que também tenho em muita estima).

Não se amofine com o reparo porque também eu sistematicamente escrevi “escadeirado” (por “culpa” de um mestre carpinteiro cuja memória guardo com muito afecto e admiração) quando queria escrever “tecto encabeirado” pois que o termo se refere às tábuas de cabeira (remate da esteira no seu encontro com as paredes, tal qual como o feito na sua casa e se pode ver nas imagens que aqui deu a ver).
  16.  # 36

Colocado por: dutilleul
    Mas, voltando à vaca fria: para o caso de ainda a não ter experimentado, tenho uma sugestão a fazer-lhe: se pode, como parece, contar com um mestre carpinteiro com um saber fazer que dê conta do lavro de madeira implicado nas suas imagens – daqueles poucos que ainda sabem distinguir gulas, govêtas e goivas (não falo de fresadoras programadas, contra as quais nada tenho, de resto…) – então, oiça-o. Peça-lhe opinião porque o homem não há-de ser besta e na pior das hipóteses quererá matar saudades e vai dizer-lhe que “sim senhor, fica mesmo a matar”… e nesse caso…deixe o homem fazer o que muito bem entender. (ehehehehehh……….)

Bem,....., posso contar com uma CNC (fresadora programada mais avançada, mas muito semelhante).... Infelizmente, esta faz o que quero mas não tem veia criativa! O serviço seria feito por mim (digitalização 3D dos relevos e "montagem" dos mesmos no conjunto das sancas e dos centros de tectos, com a consequente programação da máquina) e só pagaria o material.
    Os carpinteiros que lá andam dão-me sempre razão, pois trabalham à hora (8,5 euros /hora, cada um) e são um bocado lentos, acho eu!

Aproveito para colocar uma foto do tecto da entrada da casa, que aliás está também atacado pelo bicho, caruncho e, eventualmente, térmitas. Como o soalho de cima vai ser levantado por não estar em grande estado, pretendo mandar decapar o tecto e aplicar veneno por cima e por baixo. Creio que será suficiente. No entanto, ainda vou fazer as contas e ver se não vale mais a pena substituir por um idêntico.
    <

Tenho de confessar que neste momento estou mais preocupado em decidir qual vai ser a intervenção que vai ser feita às vigas de piso do que propriamente com a estereotomia dos tectos. Após a remoção dos forros de tecto que ainda estavam aplicados e com a lixagem superficial verificou-se que o bicho andou e anda por lá e que vão ser necessárias umas tantas vigas de casquinha para substituir algumas que estão muito fragilizadas. A melhor opção seria remover todo o vigamento e respectivo soalho e aplicar tudo novo. Claro que fica bem mais caro, 5 ou 6X, do que a substituição pontual das vigas e a impregnação com Xylophene e como tal estou indeciso porque o soalho não parece estar mau, tanto por baixo como por cima, exceptuando o desnível dos lados para o centro.

Obrigado
  17.  # 37

Os carpinteiros que lá andam dão-me sempre razão, pois trabalham à hora (8,5 euros /hora, cada um)!

Estou sempre disponível para uma boa gargalhada mas esta agora facilitou-me as coisas!
  18.  # 38

Boas

Of topic

As coisas que se aprendem aqui. Obrigado.
    Aguardo desenvolvimentos.

cumps
    José Cardoso
  19.  # 39

Coloquei em https://forumdacasa.com/discussion/12110/tratamento-curativo-de-vigas-com-caruncho-melhor-metodo/ uma foto do estado do estado exemplificativo do estado das vigas e da parte de baixo do soalho do piso superior. Não sei se será só caruncho por as cavidades interiores de uma das vigas que foram removidas eram enormes. Um dos bichos que andavam pelas madeiras da cobertura (que já foi restaurada, com a manutenção de algumas das vigas originais...) era este senhor aqui:

ALguém sabe o que é isto (caruncho gordo?) (Edit) Estive a pesquisar e parece ser a larva do Caruncho: http://www.youtube.com/watch?v=bzlShi5mQA0&feature=channel
  20.  # 40

Colocado por: lobitoBem, eu realmente não consigo ter outra opinião para além daquela que dei... Percebo que gostasse de aplicar esses tectos tão bonitos uma vez que tem quem lhos faça, mas acho mesmo que não ficam nada bem aí.

Até comecei a pensar se haveria outro sítio onde pudesse aplicar essa madeira trabalhada que não nos tectos. Mas mesmo assim, seria como vestir uma camponesa à maneira da corte: tão ridículo como a Maria Antonieta vestida de pastora :-) Não é só uma questão de dimensão, mas também do charme próprio dessas casas simples que, em meu entender, se deve respeitar.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas

Já agora, vou colocar na casa uma mobília de estilo Luis XV, em castanho, muito bonita e trabalhada. Com esta decoração, os tectos trabalhados (sancas ou rodatectos e os centros) já ficariam bem?

Obrigado

0.0219 seg. NEW