Colocado por: dutilleul
Caro Agonçalves,
Diz-me que as divisões são pequenas e nesse caso não lhe recomendo a hipótese das duas últimas fotos.
Os grandes mestres carpinteiros não usavam essas soluções indiferenciadamente. Os tectos artezonados eram reservados a divisões de grandes dimensões (daí o pesado engradamento da esteira). Numa divisão pequena este madeiramento não terá escala e o efeito nunca pode ser aquele que imagina.
Vá pelo forro escadeirado da primeira fotografia, de belo efeito numa pequena divisão.
Mas se insiste… vá pela hipótese da última das fotografias. Apesar do contraplacado em vez dos tampos engradados no miolo dos caixotões, é realmente um “clássico” de se lhe tirar o chapéu.
Portanto acha que com o verniz aquoso (Cin ou outro de qualidade), não vai haver necessidade de manutenção por, pelo menos, uns 40 anos? É que não me importo de lhes dar uma manutenção de 15 em 15 anos desde que não seja coisa de grande esforço (com boneca) e pó (lixagem).
A minha dúvida quanto ao verniz é que vi há algum tempo atrás um tecto antigo cujo verniz que lá tinha sido aplicado há uns bons anos estava como que descolorido e resinado. Porventura, também, por causa dos antigos vernizes não serem tão bons quanto os actuais aquosos que deixam respirar a madeira.
Colocado por: dutilleulCaro Agonçalves,
Continuo a ser da opinião que aquilo que mais convém ao seu espaço são tectos escadeirados com esteira de camisa e saia. Não será por acaso que (ao que diz) era precisamente esse o tipo de tecto que havia na casa (poderia ser mais definitivo neste juízo se houvesse imagens dos espaços, mas não acredito muito que viesse a mudar de ideia).
Não deve pensar os tectos como um elemento isolado. Eles devem ter uma relação de afinidade e coerência com o conjunto do edifício.
Os tectos artezonados são indicados para aposentos de grandes dimensões com pés-direitos generosos ( o da primeira deste conjunto de imagens não é um tecto artezonado…; daquele que aparece degolado em “sanca” de ar condicionado, prefiro não dizer nada…). De todos os ilustrados pelas imagens, o mais eloquente em relação ao que quero dizer é o da última imagem (repetido de cima). Como falamos de tectos é para o tecto que olhamos. Depois olhamos o conjunto, percebe-se que aquilo não tem pé-direito e esmaga a sala (mesmo se descontarmos a extravagância dos vãos das janelas).
Se está com vontade de gastar dinheiro invista-o na recuperação do vigamento.
Sobre as madeiras:
A “casquinha”, como lhe chama, tem a vantagem de ser leve e é uma madeira perfeitamente adequada a forro escadeirado. O cedro é uma excelente madeira para qualquer uma das soluções.
Tradicionalmente, nos tectos artezonados eram utilizadas as madeiras mais nobres.
Colocado por: dutilleulCaro Agonçalves,
Já reparou certamente que as vigas estão praticamente à altura das bandeiras das janelas. Logo, os elementos que está a pensar apor ao forro (nos tectos artezonados são vigas) irão ficar à altura dos vidros…
.
Colocado por: AgonçalvesColocado por: dutilleulCaro Agonçalves,
Já reparou certamente que as vigas estão praticamente à altura das bandeiras das janelas. Logo, os elementos que está a pensar apor ao forro (nos tectos artezonados são vigas) irão ficar à altura dos vidros…
.
tenho a possibilidade de ter esses centros e sancas quase de graça e por pensar que são adereços que valorizam a arquitectura/decoração interior da casa...
Obrigado
Colocado por: dutilleul
Mas, voltando à vaca fria: para o caso de ainda a não ter experimentado, tenho uma sugestão a fazer-lhe: se pode, como parece, contar com um mestre carpinteiro com um saber fazer que dê conta do lavro de madeira implicado nas suas imagens – daqueles poucos que ainda sabem distinguir gulas, govêtas e goivas (não falo de fresadoras programadas, contra as quais nada tenho, de resto…) – então, oiça-o. Peça-lhe opinião porque o homem não há-de ser besta e na pior das hipóteses quererá matar saudades e vai dizer-lhe que “sim senhor, fica mesmo a matar”… e nesse caso…deixe o homem fazer o que muito bem entender. (ehehehehehh……….)
Os carpinteiros que lá andam dão-me sempre razão, pois trabalham à hora (8,5 euros /hora, cada um)!
Colocado por: lobitoBem, eu realmente não consigo ter outra opinião para além daquela que dei... Percebo que gostasse de aplicar esses tectos tão bonitos uma vez que tem quem lhos faça, mas acho mesmo que não ficam nada bem aí.
Até comecei a pensar se haveria outro sítio onde pudesse aplicar essa madeira trabalhada que não nos tectos. Mas mesmo assim, seria como vestir uma camponesa à maneira da corte: tão ridículo como a Maria Antonieta vestida de pastora :-) Não é só uma questão de dimensão, mas também do charme próprio dessas casas simples que, em meu entender, se deve respeitar.Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas