Colocado por: AgonçalvesOlá a todos,
EStão para serem colocados uns tectos de madeira de casquinha no interior de uma casa de aldeia que estou a recuperar. Neste momento preciso de decidir que acabamento essa madeira vai ter. Fundamentalmente é escolher entre duas opções:
- uma ou duas demãos de velatura cor Teka Gold + duas demão de verniz aquoso incolor;
ou
- duas ou três demãos de um impregnante tipo Bondex aquoso da cor Teka.
A minha dúvida tem a ver com a durabilidade. O verniz vai ser sempre mais durável mas por sua vez a manutenção do produto tipo Bondex é muito fácil e não necessita de se andar a lixar os tectos, o que para além do pó iria ser um trabalho desgraçado. Por outro lado, não sei se em interiores o verniz dura uns 50 anos sem manutenção, o que se assim for já valeria a pena...
Sei que em 99% dos casos, com madeira à vista, é aplicado verniz mas com o advento dos impregnantes para madeira gostava de ouvir a vossa experiência e o que aconselham para este caso.
Obrigado
Colocado por: lobitotratei umas janelas antigas de madeira com um óleo da Biofa que funcionou optimamente
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: lobitotratei umas janelas antigas de madeira com um óleo da Biofa que funcionou optimamente
Não sabe dizer em concreto o nome do produto?
“Fundamentalmente é escolher entre duas opções:
- uma ou duas demãos de velatura cor Teka Gold + duas demão de verniz aquoso incolor;
ou
- duas ou três demãos de um impregnante tipo Bondex aquoso da cor Teka.
A minha dúvida tem a ver com a durabilidade.”
Eu (ou antes, o joaosantos aqui do fórum) tratei umas janelas antigas de madeira com um óleo da Biofa que funcionou optimamente. Aparentemente não fica mais caro do que o verniz aquoso que ele tinha pensado usar, e segundo a Biofa dura pelo menos uns 5 anos (em exterior) e tem a vantagem de, quando for preciso, torna-se a aplicar mais óleo sem ter de fazer mais nada. A madeira ficou bem bonita.
Colocado por: dutilleulaplique o líquido à boneca (um pequeno pano enrolado sobre si próprio e configurado em esfera),
Colocado por: dutilleulao fim de muito pouco tempoé necessáriovoltar a “olear”
o que eu queria dizer é mais isto...
Colocado por: Dynamic444Colocado por: dutilleulaplique o líquido à boneca (um pequeno pano enrolado sobre si próprio e configurado em esfera),
mas não um pano qualquer.......
Colocado por: lobitoColocado por: dutilleulao fim de muito pouco tempoé necessáriovoltar a “olear”
o que eu queria dizer é mais isto...
Penso eu de que não será assim tão pouco tempo, sobretudo se for no interior (e ainda por cima um tecto).
No meu caso, outra das vantagens do óleo é que, se eu resolver pintar as janelas mais tarde, posso usar tinta à base de óleo sem ter de as lixar outra vez. O que é uma grande vantagem.
Colocado por: dutilleulSim, deve ter-se o cuidado de escolher um pano que não solte "pelos"
Porque é que não acrescentou logo esta informação, Dynamic ????
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: dutilleulSim, deve ter-se o cuidado de escolher um pano que não solte "pelos"
Porque é que não acrescentou logo esta informação, Dynamic ????
É a "escola"aprendiz2...
O dutilleul é novo por aqui, se calhar não percebe o que quero dizer, mas à medida que for lendo alguns tópicos vai perceber.
As estrutura aonde os tectos vão ser aplicados vai ter caixa de ar, e as vigas de suporte de piso (em choupo e pinho) têm alguma infestação xilófena. Os carpinteiros devem substituir uma ou outra viga e aplicar cuprinol para tratar e prevenir (pelo que me disseram...) tanto as vigas como a parte de baixo do soalho do piso superior.os acabamentos à base de óleo garantem um excelente aspecto, sendo que necessitam de manutenções mais regulares mas relativamente fáceis e rápidas, embora talvez para tectos de interiores a periodicidade seja pequena.
Não, não disse que a utilização de óleos no tecto implique manutenções mais regulares que noutro sítio qualquer. Apenas disse que implica manutenção ao contrário do que sucede com um verniz de base aquosa.- os acabamentos à base de verniz aquoso garantem maior durabilidade. No meu caso, as tábuas virem ou não envernizadas da serralharia vai depender se vou mandar aplicar uns elementos decorativos (centros de tecto) trabalhados que no caso afirmativo seriam efectuados noutro fornecedor e que teriam de ser acabados com o mesmo tom dos tectos.
Sim, garantem uma grande durabilidade.
No seu caso, e pelo que percebo do tecto da foto, não pode comprar forro envernizado. Trata-se (mais uma vez pelo que percebo da foto) de um forro escadeirado com esteira de camisa e saia. Ou seja, não há à venda, prontos a levar para casa…
a sua receita para óleo, em interiores, é coisa para aguentar sem manutenção quanto tempo (tectos e portas)? Presumo que também seja possível adicionar pigmentos? Também estou para recuperar umas portas antigas e parece-me uma boa solução.
Ui,ui … muito cuidado aí (então o choupo…). Leve muito a sério a desinfestação que lhe pode sair muito cara (as vigas devem ser injectadas ou sujeitas a atmosfera de gás,…).Já agora, relativamente a velaturas+verniz incolor ou somente verniz colorido. Foi-me dito que é preferível aplicar a primeira solução por várias razões. É menos dada a alterações de cor com o tempo e no caso de manutenção e ao aplicar verniz incolor por cima não acontecem mudanças de cor, ao contrário do verniz colorido.
Creio que quer dizer imunizador + verniz. De facto, o imunizador pode ser incolor ou pigmentado, tal qual como o verniz, mas não esqueça que são duas coisas distintas com funções diferentes. No seu caso vai ter que utilizar (deve) o imunizador (com ou sem cor) e o verniz aquoso (com ou sem cor).
A minha experiência não me permite concordar com essa história das alterações da cor e asseguro-lhe que os vernizes aquosos pigmentados são muito estáveis. Ao contrário da maioria das madeiras que tendem a escurecer com o tempo, mesmo quando não são particularmente sujeitas à acção directa da luz (lembre-se disso na altura de escolher a cor do verniz ou do imunizador).
A “minha” receita não é a de um óleo mas de uma cera. Nas drogarias pode adquirir pigmentos em pó que podem ser adicionados a esta ou qualquer outra cera (atenção que há pigmentos solúveis em água e pigmentos solúveis em cera - são diferentes); eu nunca experimentei a minha receita com esses pigmentos e não lha recomendo no seu caso porque dificilmente lhe garante uniformidade cromática. Já agora, veja se guarda as referências de cor que já usou nas portadas para quando chegar a altura de pintar os tectos.
p.s: fala em 3 fotos mas só vejo uma
Já agora, deixo três imagens dos estilos de tecto que estou a pensar em aplicar. As divisões (quatro) são pequenas (9 e 12 m2) e creio que qualquer um deles fica bem no estilo próprio da casa (clássico).