Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Venho pedir a vossa opinião para o seguinte:
    A nossa união de facto já tem cerca de 6 anos. Á dois anos mudámos para a casa do pai dele, que estava desabitada e necessitava (e ainda necessita) de obras de fundo. Já investimos algum dinheiro na casa, mas é preciso fazer muito mais.
    Para garantir também o meu futuro, no caso de separação, sugeri que a casa fosse posta em nosso nome, o que não foi nada bem aceite pelo dono da casa.
    A fim de evitar (mais) situações desagradáveis, resolvi ceder, e aceitei ter a casa em nome do meu parceiro, e continuo a investir o meu dinheiro e esforço.
    No entanto, continuo preocupada em relação à consequência para mim no caso de separação, pelo que gostaria que alguém me informasse o que teria eu direito se tal acontecesse.
    Ou seja, a casa em nome do meu parceiro, invisto o meu dinheiro e tempo, e saio com o quê em caso de separação?

    Agradeço desde já as vossas respostas :)
  2.  # 2

    Sai de lá com uma mão cheia de nada

    Para todos os efeitos legais ou são casados ou não. Se estiverem em união de facto, os bens apenas serão dos dois caso sejam registados em nome dos dois, senão é tudo dele.
    • LuB
    • 1 julho 2010 editado

     # 3

    O Paulo tem razão. O casamento é um contrato, que a poria ao abrigo dessas complicações.
    Se opta por viver em união de facto tem de proceder de forma a não ficar prejudicada. Se não tiver garatias de que em caso de separação o que investiu lhe é de alguma forma devolvido, não invista as suas poupanças nessa casa.
    Se um dia sair, sai só com o que ele lhe quizer dar. E, pelo que tenho visto, há muito boa gente não é correcta nessas situações ;((
  3.  # 4

    Foi por pensar assim que deixei de investir na casa, apesar de necessário.
    Estas situações são um pouco mais complicadas, visto que legalmente, a casa não é minha nem é dele... mas eventualmente ficará para ele.
    Seria tudo muito mais fácil se eu pudesse confiar a 100%. Infelizmente não é assim e as uniões não duram para sempre.
    Não irei investir a médio ou longo prazo. Investir em algo básico, tipo numa pintura ou assim, até poderei fazer, mas algo mais profundo já não me parece.

    Agradeço as vossas respostas.
  4.  # 5

    Colocado por: Hamlet
    Seria tudo muito mais fácil se eu pudesse confiar a 100%. Infelizmente não é assim e as uniões não duram para sempre.
    Não irei investir a médio ou longo prazo. Investir em algo básico, tipo numa pintura ou assim, até poderei fazer, mas algo mais profundo já não me parece.

    Agradeço as vossas respostas.


    Ora bem. Ainda bem que às vezes as pessoas pensam.Eu penso da mesma maneira, apesar de não estar a pensar em separar-me, mas nunca se sabe o que vai acontecer.
    Veja a coisa de outra maneira, vc não está a pagar casa mas está a "investir" dinheiro em obras. Faça de conta que é uma renda que paga. De todas as maneiras, se não vivesse na casa do seu sogro, teria que viver noutra e teria que a pagar. Já gastou o que tinha a gastar, não gaste mais nada.
 
0.0121 seg. NEW