Colocado por: me_myself- Para tal irei ter que pagar novamente 10 mil euros de IMT?
Colocado por: me_myself- Será que o banco vai alterar a condição do contrato ao nível de spread?
Colocado por: ogordodesagresBoa noite, a eterna questão, vou dar o meu exemplo e que lhe sirva para alguma coisa, "Divisão de uma coisa comum"
eu e a minha ex. que por sinal era funcionária do grupo caixa geral depositos e logo por isso tinha um spread bestial, quando da divisão fiquei sem ele (o dito spread simpatico), pois segundo o banco eu não era funcionário da caixa e vi a minha renda duplicar (bom não?!).
depois com a teimosia de ficar com a casa, a ex queria 22 mil euros por uma casa que nem 18 mil valia, mas era o que ela queria e ninguem a demovia ( e eu gostava muito da minha casinha), resultado (em vez de deixar de pagar a casa e seguir com a coisa para tribunal com uma penhora no ordenadito dela e meu) tive de lhe dar 10 mil euros que era metade tirando o que se devia ao banco (declaração de divida custa cerca de 120€) e o que sobrava seriam 20 mil, 10 para cada um se me faço entender, junte a renda (com o novo sread maravilha), agua, gaz, luz, seguros, gasolina, comida, pensão de alimentos para a criança, no fim do mês não sobrava nada, renegociei o contrato, em vez de darem uma ajuda no spread aumentaram o tempo e passei de 30 anos para 45 anos, no mês seguinte a renda foi mais simpatica, no outro o euribor subiu e fiquei a pagar o mesmo mas em mais 15 anos, o desepero apoderou-se e vendi a minha casa não havia outra solução,
aqui outra burrice, para poupar uns trocos no imt registei a casa por 15 mil e o resto foi para obras, como a vendi por 19 mil tive muito lucro com a casa, disseram as finanças, como estáva liso e sem dinheiro para dar entrada para outra casa, e dois anos de isenção é muito pouco, paguei 7000 euros de irs
e só ao fim de 6 anos é que consegui juntar uma entrada generosa para comprar uma casa
resumindo para tornar a coisa curta, o meu conselho, é:
se não quiser ser enganado quanto ao valor do imovel, ser lixado pelo banco, lixado pelas finanças, lixado pela ex e andar uma serie de anos depois a tentar endireitar a sua vida
vendam, paguem ao banco o que devem e o que sobrar dividem pelos dois, depois se não quiser pagar mais valias ao fisco, tem 2 anos para pegar no dinheiro que sobrou e juntar para a entrada de outro imovel,
Pedro
Colocado por: ogordodesagresé isso mesmo, se não chegarem a acordo, não há divisão, lembre-se que as coisas nesta fase estavam azedas e ninguem quer facilitar, a divisão de coisa comun, não mete bancos nem avaliadores como se uma casa tratasse, alias ninguem do banco está presente no notário no dia da divisão, existe 1 papel passado pelo banco "declaração de divida" na data em que está marcada a divisão, e existe o vosso acordo quanto ao valor da casa, suponha, devem 100mil, o acordo foi a casa ser comprada por si por 90mil (porque é o valor dela agora) então você põe 5mil e ela outros 5mil, acha que ela vai na conversa?, você fica com a casa e ainda tenho de dar 5 mil euros ao banco (que secalhar não tenho)?!?!, se ela quiser dinheiro vai dizer que quer vender a casa por 120 mil (que pode não valer), vocês pagam os 100 mil ao banco que devem e da-lhe 10mil, que é muito bom para ela ir a correr dar 1 entrada para uma casa, e você fica com 1 casa com srpead renegociado sem hipotese de defesa e escolha, e ainda com uma avaliação fora de mercado, se me fiz entender, das pessoas que conheço e que cairam na patetice da "divisão de coisa comum" está tudo arrependido.
pedro
é complicado....na teoria não mas na pratica, vai ter de pagar,2 escrituras do mesmo imovel (penso que o seu amigo não a vai pagar), imposto selo 2 X, tudo a duplicar, e você parte do principio que a avaliação vai correr sobre rodas (que o banco vai emprestar o dinheiro ao seu amigo) que ele é sério e não vai ficar com a casa que você pagou a escritura e impostos etc e depois parte do principio que o banco lhe irá emprestar a si, se lhe recusarem o emprestimo?, o seu amigo vai ficar a pagar por si? você vai pagar por ele? é que a casa está em nome dele para todos os efeitos, eu acho um risco muto grande e muito dinheiro para dar ao estado, se vocês por qualquer motivo se chateiam, (imagine que começa a andar com a namorada dele? ou foi só um olhar mais atrevido porque ela naquele dia vinha com um decote mais provocador e o seu amigo topou?), estas coisas acontecem...
Colocado por: ogordodesagresBoa noite, a eterna questão, vou dar o meu exemplo e que lhe sirva para alguma coisa, "Divisão de uma coisa comum"
eu e a minha ex. que por sinal era funcionária do grupo caixa geral depositos e logo por isso tinha um spread bestial, quando da divisão fiquei sem ele (o dito spread simpatico), pois segundo o banco eu não era funcionário da caixa e vi a minha renda duplicar (bom não?!).
depois com a teimosia de ficar com a casa, a ex queria 22 mil euros por uma casa que nem 18 mil valia, mas era o que ela queria e ninguem a demovia ( e eu gostava muito da minha casinha), resultado (em vez de deixar de pagar a casa e seguir com a coisa para tribunal com uma penhora no ordenadito dela e meu) tive de lhe dar 10 mil euros que era metade tirando o que se devia ao banco (declaração de divida custa cerca de 120€) e o que sobrava seriam 20 mil, 10 para cada um se me faço entender, junte a renda (com o novo sread maravilha), agua, gaz, luz, seguros, gasolina, comida, pensão de alimentos para a criança, no fim do mês não sobrava nada, renegociei o contrato, em vez de darem uma ajuda no spread aumentaram o tempo e passei de 30 anos para 45 anos, no mês seguinte a renda foi mais simpatica, no outro o euribor subiu e fiquei a pagar o mesmo mas em mais 15 anos, o desepero apoderou-se e vendi a minha casa não havia outra solução,
aqui outra burrice, para poupar uns trocos no imt registei a casa por 15 mil e o resto foi para obras, como a vendi por 19 mil tive muito lucro com a casa, disseram as finanças, como estáva liso e sem dinheiro para dar entrada para outra casa, e dois anos de isenção é muito pouco, paguei 7000 euros de irs
e só ao fim de 6 anos é que consegui juntar uma entrada generosa para comprar uma casa
resumindo para tornar a coisa curta, o meu conselho, é:
se não quiser ser enganado quanto ao valor do imovel, ser lixado pelo banco, lixado pelas finanças, lixado pela ex e andar uma serie de anos depois a tentar endireitar a sua vida
vendam, paguem ao banco o que devem e o que sobrar dividem pelos dois, depois se não quiser pagar mais valias ao fisco, tem 2 anos para pegar no dinheiro que sobrou e juntar para a entrada de outro imovel,
Pedro
Colocado por: ogordodesagresé isso mesmo, se não chegarem a acordo, não há divisão,
Colocado por: me_myselfPelo que entendi das palavras do FD, ela poderá vender-me a parte dela por, €110, por €80 ou menos, que terei sempre que pagar os impostos de €176 mil?
Ou pago apenas os impostos de metade desse valor, da minha metade?
Colocado por: sunflowerTerei de lhe vender a minha parte, certo?
Qual o valor que devo pedir?
Ele diz-me que não tenho direito a nada, mas não acho justo ter passado 7 anos da minha vida a contribuir para algo que nunca vai ser meu... :(