Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a ponderar instalar na cozinha um ar condicionado portátil. As minhas duvidas são as seguintes:

1) Para uma área de 12m2 + os equipamentos normais que se encontram numa cozinha (maquinas de lavar roupa/loiça, frigorificos, etc...) qual será o valor de BTUs adequado.

2) Gostaria de saber se existem apenas aqueles ares condicionados portáteis com bomba de calor que requerem instalação para o exterior ou se existem modelos que tem um recipiente para a água e de x em x dias retira-se a agua, ganhando o facto de não requerer instalação para o exterior e assim o factor mobilidade ajuda bastante.

3) Estes produtos conseguem ser silenciosos e eficientes como os ar condicionados murais (Multi-split por ex.).

4) Em termos de energia conseguem ter norma A/A+?

Obrigado.
    Paulo
    • eu
    • 3 julho 2010

# 2

Todos têm que ter uma conduta para o exterior, para que o calor seja expelido para fora da divisão.
  2.  # 3

Busca BTU calculator num motor de busca. Encontras centenas. Usa 3 ou 4 diferentes pelo sim pelo não.

Atenção o que tu buscas é em BTU/hora, embora muitos calculadores lhe chamem BTU (erro crasso, tal como os "nossos" kilowatt/hora)

A tubagem para o exterior é, na prática, impossível de evitar. Quanto mais frio estiver a outra ponta do tubo melhor (sombra, água, caverna, poço)

José Simões
  3.  # 4

Que opções existem além do ar condicionado portátil e do ar condicionado fixo?

O ar condicionado fixo é muito caro para mim, e o ar condicionado portátil parece ter várias desvantagens como o barulho e capacidade de arrefecimento?

Não existem outros sistemas? Ventoinhas mais sofisticadas?

Tive o ver no site da Rowenta, um modelo chamado rowenta artik e outro chamado EOle. Isso presta?

Também vi no site do Aki um chamado refrigerador com comando. Isso também presta?

E as ventoinhas de torre são melhores?
  4.  # 5

O ar condicionado fixo é muito caro para mim, e o ar condicionado portátil parece ter várias desvantagens como o barulho e capacidade de arrefecimento?

Eu aconselho o ac fixo e olhe que dependendo da marca e modelo, o fixo poderá não ser muito mais caro. Um ac duma marca menos conhecida (os do aki ou Worten por ex) compram-se por 250/300€ e mais 125€ de montagem. Um ac fixo de gama baixa, ainda assim deverá ser melhor em tudo que um portatil.

Esteja atento ás promoções e aposte no fixo que não se vai arrepender.

Esqueça as ventoinhas e "refrigeradores" que nunca vão ter um desempenho, perto sequer, dum verdadeiro ac.

Abraço, Pedro
    • Samu38
    • 5 agosto 2010 editado

# 6

A ideia que eu tenho é que o ar condicionado portátil não vale o dinheiro, porque não é eficiente como os aparelhos fixos (split).
    Existem aparelhos fixos que gastam muito pouco e até não são muito caros.
    Pense duas vezes antes de comprar isso...
    •  
      FD
    • 5 agosto 2010

# 7

Colocado por: mega_biscoitoQue opções existem além do ar condicionado portátil e do ar condicionado fixo?

Impedir totalmente a luz solar de entrar na casa durante o dia.
    À noite, abrir as janelas para circular o ar.

Congelar uns sacos com água e espalhá-los pela casa em recipientes?
  5.  # 8

Honestamente, e até me sinto algo mal quando tenho de dizer isto aos meus pais, mas acho que não foi uma compra feliz, pelo menos para arrefecer uma divisão que não chega aos 30m^2 o ar condicionado portátil que comprámos que até nem era dos mais fracos, simplesmente não rende.
  6.  # 9

Concordo completamente com o Pedro Fernandes,

Já tive AC portátil 9000btu e dei-o a um familiar. O AC até refrescava/aquecia mas o que mais me irritava era mesmo o barulho intenso do compressor a funcionar.

Definitivamente vale a pena investir um pouco mais num fixo.

Nuno Neiva
    • Zafa
    • 26 junho 2011

# 10

Boa tarde,

Desculpem voltar a desenterrar este tópico. Mas gostava de saber que há algum site onde possa fazer comparativos entre os equipamentos no mercado?

Eu sei que um AC portátil é mais barato que o fixo, que tem pior desempenho e em pricipio gasta mais energia para além de fazer muito mais barulho. Quanto ao problema das janelas, as minhas são de correr e com os adaptadores que os equipamento trazem, não me aflige muito essa situação.

No entanto, como o apartamento é alugado não pretendo fazer "buracos" na parede.
    Para mim o ideal seria um portátil, pois poderia usar na sala na cozinha e no quarto para dormir e acordar fresco.
    Ano passado a solução que encontrei para descansar era um duche de água fria antes de ir para a cama e dormir com a ventoinha ligada.

Apesar de o ar ser seco, em Castelo Branco, à noite chegam a estar perto de 30º em casa à noite, quando não estão mais!

Procurava algo por volta dos 250€ não mais do que isso, a não ser que tem alguma caracterísitica que o justifique. Não preciso que o equipamento funcione como aquecedor pois de inverno acendemos a lareira na sala, e com o frio dormimos mais juntinhos;)

Já ano passado pesquisamos na net e até chegamos a ir ver o AC dum colega, no entanto a minha namorada queixou-se do barulho.

Este ano também li em alguns fóruns que há uma ventoinhas tipo torre/coluna, que tem um compartimento para levar água/gelo e que ajudam a suportar o calor, no entanto não encontro nada on-line!

Toda a ajuda é bem vinda.

Resumindo procuro um AC Portátil;

- Com comando;
    - Com temporizador;
    - Silencioso, para poder dormir com ele no quarto;
    - Para "arrefecer" áreas de 15/16/25 m2.

Orçamento: Não mais que 250€

Cumps.
  7.  # 11

Pelo menos por esta, esqueça...nao vai encontrar nada...Se não se quer arrepender, mande colocar um fixo e um dia pode levá-lo para outra casa e reparar os buracos das paredes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  8.  # 12

Colocado por: ZafaResumindo procuro um AC Portátil;

- Com comando;
    - Com temporizador;
    - Para "arrefecer" áreas de 15/16/25 m2.

Orçamento: Não mais que 250€

creio que será uma tarefa impossível,
    os aparelhos com baixo ruído são caros e os de baixo custo são muito mas mesmo muito ruidosos,
    se colocar um fixo de gama baixa, gasta um bocado mais mas fica mais bem servido, e consegue dormir.
    • Zafa
    • 26 junho 2011

# 13

Grato pelas respostas.

Estive a ver este (http://www.aki.pt/2009/index.php?id=82143&tbl=registos&id2=359) e de acordo com esta tabela de ruido (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.cm-viladoconde.pt/files/2/multimedias/Thumbnail.axd%3FWM_FICHEIRO%3D/files/2/multimedias/20080806111748260556.jpg%26WM_WIDTH%3D297%26WM_HEIGHT%3D504&imgrefurl=http://www.cm-viladoconde.pt/PageGen.aspx%3FWMCM_PaginaId%3D27960&usg=__uS55R_sQmgHLvgtwyA1DbhlGcis=&h=504&w=297&sz=43&hl=pt-PT&start=3&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=wd3yMHqOaeMhgM:&tbnh=130&tbnw=77&prev=/search%3Fq%3Dniveis%2Bde%2Bruido%2BdB%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dopera%26sa%3DN%26rls%3Dpt%26tbm%3Disch&ei=kKsHTuyHN43Aswai5MGoDA) até não me parece ser muito ruído!

Após várias horas a pesquisar on-line, este foi mesmo o mais "silencioso" que encontrei. Quanto aos fixos, li em alguns fóruns que as unidades internas andam entre os 30/35dB.

O AC fixo ja andamos à vários anos a falar nisso, e como a casa não é nossa, está fora de questão! Um dia que tenha casa própria a coisa já será diferente ;)

Cumps.
  9.  # 14

Colocado por: Zafaeste foi mesmo o mais "silencioso" que encontrei

o problema destes aparelhos é que o ruido produzido não é "linear", depende da localização da maquina, da base de apoio, da conduta de evacuação (comprimento e passagem),

os valores de ruído apresentados até são bastante comedidos, mas na pratica são sempre mais elevados por causa de todos os detalhes anteriores e por vezes até por deficiência das medições de fabrica (acontece muito nestas gamas), por outro lado os aparelhos fixos conseguem sempre fazer um nível de ruído muito próximo ao anunciado, mesmo os de baixo custo.

claro que estamos a falar de uma maquina de 12k, que já tem alguma potencia, agora lembre-se que só vai arrefecer a divisão onde o equipamento estiver e ao fim de algum tempo que pode ir de 1 hora a muitas horas.
  10.  # 15

Quanto a 46 DB, creio que é realmente um som elevado para se dormir, e ainda para mais que o som não é constante já que o compressor liga e desliga várias vezes durante a noite.
    É referido que o modelo tem 3 velocidades, não sei a que velocidade se refere esse nível de som.

Além disso, ao colocar o tubo na janela por certo que entra também som da rua.

Facilmente encontra um ar condicionado fixo a fazer menos de 26 DB. Se a marca for melhor pode mesmo chegar aos 19db. Em tempos foi dito que o som não é uma escala proporcional e duplica por cada 3 dbs.

As minhas unidades internas no máximo alegadamente fazem cerca de 44 db’s, e para mim seria impossível dormir com essa velocidade, excepto se estivesse completamente pedrado de sono!
  11.  # 16

Em tempos foi dito que o som não é uma escala proporcional e duplica por cada 3 dbs.

...e nessa mesma altura foram dados varios exs de que tal seria impossivel de ser verdade...:-)
  12.  # 17

Olá Pedro Fernandes,

Como disse, estava a vender o peixe que me venderam mas não me lembro que alguém tenha provado que é falso, mas apenas que na sua opinião era falso.

Como não percebo a teoria disto, fui procurar um pouco no google, encontrei alguns endereços com interesse, nomeadamente o seguinte.
    http://w3.ualg.pt/~rguerra/Acustica/som.pdf

O texto é demasiado técnico para os meus conhecimentos nesta área, contudo creio ter chegado às seguintes conclusões.
    O ouvido humano numa frequência de 1000 hz, consegue detectar a diferença de um decibel.
    O ouvido humano consegue ouvir um som com uma frequência de 1000 hz com 1db de intensidade. Se a frequência for inferior, o som tem de ter intensidade maior para ser ouvido.
    Quando a intensidade sonora aumenta para o dobro, ocorre um aumento de 3 Db. Tal foi o que tinha sido referido.
    De todo o modo, o que nos interessa é a sensação de som do ouvido humano. Esta sensação não acompanha o aumento da intensidade do som. Para que o ouvido humano sinta que o som duplicou, a intensidade tem de aumentar 10 vezes, o que corresponde a cerca de 10 decibéis.
    Ou seja, tal como foi referido a escala de decibéis não é linear, um aumento de 3 decibéis corresponde a uma duplicação da intensidade do som, mas como o ouvido humano não se comporta dessa forma, um aumento de 10 decibéis corresponde a um duplicar da intensidade do som percebida pelo ouvido humano. Assim se compararmos 20 db com 40 db, que são aproximadamente o barulho mínimo e máximo que fazem as unidades internas, a percepção sonora ao contrário do esperado, não duplica mas quadruplica. Isto significa que a intensidade sonora percebida pelo ouvido humano aumenta mais do que proporcional acima dos 20db. Cada acréscimo de 1 db corresponde a um aumento cada vez maior da intensidade do som. um aumento de 30 para 31, corresponde au dobro da intensidade do som do que quando se passa de 20 para 21.

Estas conclusões vão de encontro ao que tinha dito. Eu nunca disse que o som duplicava por cada 3 db, o que disse é que admitia que fosse verdade, pelo menos segundo a minha experiência o aumento não era linear.

Outra coisa que disse é que notava a diferença do som entre as duas velocidades mais lentas do meu ar condicionado, 19 e 21 db, ao que o Pedro disse que era impossível o ouvido humano distinguir 2 db, contudo este texto diz que o ouvido distingue 1 db.

Outro aspecto interessante deste texto é que é referido que quando a distância à fonte sonora duplica, o som reduz-se em 6 db. Os valores do som indicado nos ar condicionados é normalmente o som a uma distância de 1 ou 1,5m, depende da marca. Ou seja, se uma unidade produz 20db a 1,5m, significa que se estivermos a 3m, o som que ouvimos é de apenas 14 Db. É mais um aspecto a ter em conta na colocação de ar condicionado, nomeadamente no quarto, afastá-lo o mais possível da cabeceira da cama.

Se alguém tiver conhecimentos técnicos que possam confirmar ou descordar das minhas conclusões, diga para aprendermos.
  13.  # 18

Como disse, estava a vender o peixe que me venderam mas não me lembro que alguém tenha provado que é falso, mas apenas que na sua opinião era falso.

Eu sei o que voçê disse...não precisava repetir...Longe de mim querer provar algo, mas tb não foi provado o contrario...nem será...

E não foi só a minha opinião...vá lá ao tópico e leia bem...
  14.  # 19

12 m2 atendendo a dimensao e a capacidade do espaço de suportar equipamentos.. um de 9000. pois um de 7000 chegaria se a cozinha estive se vazia mas tendo em conta a emissao de aquecimento por parte de varios electrodomesticos o ideal seria os 9000
    talvez se coloca se 5 pessoas no espaço + electrodomesticos e calor emitido pelas pessoas e pelos aparelhos nao conseguiria provavelmente retirar partido do aparelho de 9000

Em relacao a bomba de calor nao ha necessidade pois inverte o ciclo e coloca a unidade a fazer frio no exterior da cozinha e a conduta de retorno a fazer ar quente no interior com porta encostada
    os contras sao a manobrabilidade a perca de calor devido a entrada de ar frio na cozinha e a refrigeracao de um espaço que nao é pretendido climatizar.
    mas pode sempre adquirir um com bomba de calor mas tem que manter o tubo de retorno no exterior do espaço. pois neste caso vai ter ar frio,se vai fazer ar quente no espaço o tubo vai retirar o ar frio tal como se fizer frio no espaço o tubo vai retirar o ar quente.

As unidades portateis tal como as outras unidades de climatizacao tem condenssados que ficam aglomerados no evaporador destas
    por sua vez com a diferenca de temperatura do fluido refrigerante caiem grafitacionalmente para o tabuleiro de condenssados ou deposito no caso das unidades portateis. basicamente é a humidade existente no ar que é recolhida.

Uma unidade portatil é ruidosa porque a estrutura da mesma nao tem a mesma consistencia do que a estrutura de uma unidade exterior com maiores maiores dimenssoes. Esta, tem pleias cinoblocos de grande dimenssao espaço suficiente para aglomerar todas as pecas e mais importante que tudo é uma unidade fixa.

O ruido de uma unidade portatil é proveniente da oscilacao e vibracoes vindas do compressor e transmitidas a estrutura
    e dissipadas por sua vez nas inumeras pecas singelas e plasticas.
    a unidade portail é provavel de causar mais ruido mas ha varias variaveias a analisar a manutencao do aparelho o tempo de uso a qualidade da utilizacao e a qualidade de fabrico do aparelho.
    • SFIG
    • 30 agosto 2012

# 20

Olá,
    Venho pedir-lhe a sua opinião no seguinte: tenho um sotão com cerca de 35 m2 que foi remodelado há pouco tempo. Apesar do isolamento, as temperaturas são altas e como tal pensei num ar condicionado. Como não posso pôr um com unidade exterior, pensei num portátil. O problema é que a janela que tenho é uma velux, logo não dá para colocar lá o tubo de ventilação. Uma vez que a chaminé do prédio passa numa das paredes, será que é possível fazer uma abertura nessa parede e ligar lá o tubo? ou a ligação tem que ser mesmo para o exterior?
    Obrigada

0.0233 seg. NEW