Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 7 julho 2008

     # 1

    Viva
    Provavelmente vou ter de utilizar micro-estacas para as fundações da casa. O terreno é inclinado e ao fazer a plataforma aterrou-se para fazer altura. Daí a necessidade das estacas para ir bem lá baixo.
    Estive à procura de informação acerca mas quase não se encontra.
    Pretendia saber como se executam as microestacas para fundações de uma moradia unifamiliar de 2 pisos.
    Quando for abordar uma empresa para fazer os trabalhos não quero ir a zero.
    Obrigado
  1.  # 2

    E porque razão vai fazer microestacas? Os aterros foram mal feitos?.
    Ás estacas apenas se fazem quando o terreno não suporta a carga que se lhe vai por em cima.

    Posso arranjar-lhe informação muito pormenorizado sobre a execução de micro estacas, mas são caras e requerem projectos especializados

    Cumps
    • Mac
    • 7 julho 2008

     # 3

    Paulo,
    Os alicerces, numa das fachadas, tem de ser feitos +- 2,5 m de aterro. foi feito um muro de suporte com pedras grandes em granito. O muro de granito tem cerca de 1,5 m de espessura de pedras toscas. Ora se tiver que abrir uma vala até ir buscar terreno firme vai ser muito profunda. Pensou-se então nas micro estacas.
    Acha que não é necessário vencer todo o aterro? Não houve compactação mas a máquina fartou-se de rodar em cima do aterro para colocar as pedras no muro.
    Obrigado.
    PF envie para macsousa21arrobagmailpontocom
  2.  # 4

  3.  # 5

    MAc

    Não me esqueci de si, mas estou a mudar os meus sistemas informáticos para linux e estou com falta de tempo. A ver se hoje lhe mando
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
    • Mac
    • 14 julho 2008

     # 6

    Colocado por: PauloCorreiaMAc

    Não me esqueci de si, mas estou a mudar os meus sistemas informáticos para linux e estou com falta de tempo. A ver se hoje lhe mando
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mac

    Já recebi e li tudo.
    Manual completo e pormenorizado
    Obrigado
    • AnaT
    • 19 julho 2008

     # 7

    Bom dia.

    Desculpem-me desde já o colocar de uma pergunta neste tópico mas acho que está dentro do tema.

    Hoje em dia, se se pretender construir num terreno constituído por penedo de granito ( e quando digo penedo, são mesmo lages muito grandes de granito, sem grande fendas entre as mesmas e com muito pouca terra), como são feitas as fundações da casa?

    E por casa, refiro-me a uma pequena vivenda com uma área aproximada de 100 m2 e com piso térreo, 1º andar e telhado sem aproveitamento do sótão.

    Existe uma grande estabilidade neste terreno. Não parece estar sujeito a deslizamentos mas, será que o peso da casa pode provocar esses deslizamentos?

    Se uma foto permitir perceber melhor, posso incluir.

    Ainda não contactei nenhum Eng Civil, nem Arquitecto, nem mesmo um Constructor Civil, pois este projecto não é para já (falta de tempo €€€) e não me parece justo estar a criar espectativas.

    Já tentei diversos tipos de busca na internet mas não encontro resposta concreta a esta pergunta.
    O mais provável é eu não estar a fazer a pergunta como deve de ser.

    Obrigada pela resposta que possam dar.
  4.  # 8

    Se o terreno é composto por rocha maciça... há q garantir a " fixação" da construção ao solo existente, penso que a solução tradicional por sapatas com vigas de fundação será o mais adequado... mas é uma questão a colocar a um Eng.º de Estruturas... também podem haver outras condicionantes.

    Micro-estacas realiza-se em solos que não garantem a dissipação das cargas que a eles são destinadas por métodos convencionais... Rocha, não é o caso.
  5.  # 9

    Mac por acaso já perguntou o preço das micro estacas!! Ficam de certeza mais caras que o resto da moradia.
    Elas funcionam muito bem mas não são económicamente viáveis.

    À cerca de 4 anos efectuàmos um estudo para um edificio de 4 pisos com 12 apartamentos numa zona de rio e a solução mais económica / fácil de executar foi uma laje invertida. Neste caso tem 40cm de betão.

    Uma moradia tem cargas bastante reduzidas, não são nada de especial.

    Procure falar com o seu eng e peça-lhe um estudo das duas soluções. Já agora peça um estudo económico também.
  6.  # 10

    O preço depende muito da quantidade e comprimento das micro estacas. Como disse antes ao mac, caso opte por fazê-las, fale comigo, que digo-lhe como as manda fazer, poupando muito dinheiro, e não estamos a falar em aldrabar, mas em passar ao lado das empresas que fazem esse tipo de trabalhos, que aquilo que fazem, mais não é do que contratar um subempreiteiro, que faz o trabalho e eles pagam os materiais. Desde que tenha o projecto, vai directamente ao subempreiteiro e manda fazer. É uma das situações, em que compensa usar a técnica de comprar os materiais e subcontratar a mão de obra.

    Compensa porque na execução de uma micro-estaca, não é possível calcular com exactidão as quantidades de caldas injectadas, colocando as empresas, um coeficiente de ****ço alto, para o caso de aquilo correr mal, e encontrar muitos vazios, levando a grandes consumos. Ora, não há necessidade de andar a pagar riscos potenciais, porque se correr mal, pagamos de qualquer maneira, se correr bem, poupamos.

    O preço de "custo médio" por metro de uma micro estaca de 220mm com cerca de 12ml, anda nos 70€+IVA. Se contratar uma empresa terá de adicionar + de 50% para lucro e risco. Se considerarmos 2 micro estacas por sapata e 24 sapatas teremos:
    70€ x 12ml x 2un x 24 sapatas = 40 320€

    Isto se considerarmos micro estacas de 12m, o que já é uma senhora estaca, mas mesmo assim, não é mais caro que o resto, embora se alguém tivesse feito contas antes mais valeria terem feito uma cave, ou trazer pilares lá de baixo.

    Cumps
  7.  # 11

    Paulo Correia concordo consigo.

    O que se passa é que muitas vezes os projectistas não estão familiarizados com estas técnicas, aplicam micro estacas em demasia.

    Neste caso uma empresa da especialidade que concebe também o projecto é muitas vezes mais económica que encomendar o projecto mais a execução do trabalho (com ou sem materiais)

    Nos tipos não correntes de fundações defendo que se deve optar por uma empreitada de concepção/construção. Basta solicitar as cargas ao projectista de estruturas
  8.  # 12

    No caso da concepção construção de tipos não correntes de estruturas, só tenho um receio:

    Geralmente são utilizados equipamentos muito caros e tem de ser rentabilizados, pelo que muitas vezes, projectasse soluções para o equipamento que se têm e não a solução mais racional em termos de custo beneficio para o dono de obra, ou irão apresentar projecto para a solução que mais lhes convém.

    No caso dos projectistas não estarem familiarizados com técnicas pouco habituais e que usam e abusam nas estruturas, penso eu, e esta é uma opinião muito pessoal e sou incapaz de a demonstrar, que a situação está-se a agravar, devido à facilidade de utilização de programas informáticos como o Cype ou o SAP, em que se mete para lá uns coeficientes e uma cargas e sai projecto, o qual ninguém verifica o optimiza, levando a sobre custos perfeitamente ridículos. é fácil, rápido e como não são eles que pagam, querem lá saber. Não há noção de custos.

    Veja este caso do MAC. Aterra-se e depois é que se pensa nas fundações? não teria sido mais barato fazer as fundações e depois aterrar? Em quanto lhe vai sai o erro? O responsável não devia ser penalizado por uma estupidez destas? Não há mesmo noção de custos.

    è por isto, que cá irá acontecer o que se passou em Inglaterra. São os QS (Quantity Surveyor / orçamentistas em Portugal) que gerem os processos e não os arquitectos ou engenheiros, porque aquilo que o cliente quer é ter a certeza do custo final (e prazo) da obra. Mas ainda vamos demorar alguns anos até chegar lá
  9.  # 13

    Apanhei esta discussão e necessito de fazer o reforço das sapatas de uma casa por micro estacas (pelo menos foi o que o engenheiro disse) será que alguém me pode ajudar a encontrar uma empresa que faça este tipo de trabalho.
  10.  # 14

    Colocado por: isabel4Apanhei esta discussão e necessito de fazer o reforço das sapatas de uma casa por micro estacas (pelo menos foi o que o engenheiro disse) será que alguém me pode ajudar a encontrar uma empresa que faça este tipo de trabalho.


    Arranjar contactos de empresas, posso arranjar, mas se não tiver projecto a maioria nem lhe responde, porque irá assumir que irão executar estudos para depois outros o fazerem.

    Por isso a primeira questão é: Tem projecto?
    E que existem outros métodos para reforçar sapatas e alguns mais económicos que as micro estacas.
    Cumps
  11.  # 15

    Bom dia Sr. Paulo Correia

    Em primeiro lugar queria salientar que não entrei em contacto mais cedo porque so hoje tive em lugar com acesso á internet.
    Em relação ao projecto tenho yudo projecto da casa e do terreno.
    Quanto a outras alternativas gostaria que me podesse ajudar noutras soluções obviamente mais baratas.

    Agradeço bastante a sua atenção

    cumprimentos
  12.  # 16

    Boas

    A minha pergunta do projecto referia-se ao projecto de reforço das fundações por microestacas.
    Já agora, a moradia é nova ou já está construida?
    O projecto do terreno que têm é o estudo geotécnico?

    As perguntas destinam-e a perceber a situação actual, porque determindada solução pode ser boa e barata numa situação e má na outra. Imagine que já têm a moradia pronta. Meter a máquina lá dentro, implica partir muita coisa e posivelmente ter de fazer cortinas de microestacas. Mas fazer as microestacas de raiz, embora caro, é pacifico.

    Se for uma casa já feita, pode-se por exemplo aumentar a área da sapata, ligando a parte nova á antiga através de armaduras seladas com resina epoxy ou grouts. Sem mais dados é dificil de dizer qual a melhor solução técnica e económica.

    Cumps
  13.  # 17

    boa noite

    O projecto refere-se ao reforço por microestacas.
    A moradia está feita já há 30 anos.
    Se necessitar mais informações disponha

    cump.
  14.  # 18

  15.  # 19

    Muito obrigada pelos sites enviados, agora vou fazer os contactos.

    cump.
    • Mac
    • 12 fevereiro 2009

     # 20

    Colocado por: Mac
    Colocado por: PauloCorreiaMAc

    Não me esqueci de si, mas estou a mudar os meus sistemas informáticos para linux e estou com falta de tempo. A ver se hoje lhe mando
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mac

    Já recebi e li tudo.
    Manual completo e pormenorizado
    Obrigado

    Mais uma vez agradeço o material enviado pelo Paulo Correia. Graças ao manual que me enviou e outros que entretanto encontrei estou a poupar uns cobres.

    Colocado por: ProjectomoradiaMac por acaso já perguntou o preço das micro estacas!! Ficam de certeza mais caras que o resto da moradia.
    Elas funcionam muito bem mas não são económicamente viáveis.
    .....

    Pedi um orçamento a uma das empresas cujo link está uns tópicos atrás e, para a execução de estacas de 150 mm diâmetro com armação tubular em aço e betomadas a calda de cimento relação A/C=0,5 (aqui percebo que é uma parte de água para duas de cimento mas não sei se é em volume ou em peso - ???? - Tks) cobravam 100€ ML mais 2500 € deslocação do equipamento, mais água e luz isto somaria 7900€ + IVA para os 54 ML previstos. Há ainda a acrescentar possibilidade de, em função do tipo de solo encontrado os planos de trabalho terem de ser alterados com os custos pra "moi", mais 180 € / hora no caso de alguma paragem forçada que lhes não pudesse ser imputável.
    Em face disto resolvi mandar efectuar os furos a uma empresa que executa furos de água. Depois de colocar o assunto à Eng foram efectuados 11 furos de 6 metros de profundidade (distanciados 1,90 m entre si) onde inserimos um tubo de pvc (4 kg de pressão). Os furos entraram em rocha uns mais e outros menos mas, excepto um, todos entraram entre 1 a 3 metros dentro de rocha rija. Para executar os furos paguei 950 € O tubo pvc custou 3,5 €ML. Depois de atingida a profundidade (sempre proxima dos 6 metros) a máquina manteve-se a injectar ar para uma melhor limpeza do furo. O ar trás a terra/rocha solta para fora do furo. depois de inseridos os tubos foram lançados cerca de 7 litros de calda de cimento em cada para fixar alguns restos soltos no fundo para que não se envolvam e dispersem na estaca aquando do enchimento, conspurcando-a. Foram feitas armaduras de 5 varões de aço nervurado (400 R) dispostos em circulo que, com os espacejadores para que fique centrado, vai ser colocado no molde após o que se enche com a calda de água e cimento portland 42,5 R na proporção atrás referida. O enchimento efectua-se até uma cota de nível previamente marcada. Após o ecnhimento será introduzido um varão de aço nervurado de 32 mm, com guias na base para se manter centrado, até ao fundo do furo. Depois disso não se mexe mais até o processo de presa ir adiantado. Juntamente com a armação de 5 ferros de 16 mm vai dar 14,21 Kg de aço por ML cilindrico de 160mm.
    Em vez dos quase 10 mil euros que teria de desembolsar a execução das estacas não atingirá os 2500€.
    Ainda pensei num estudo geotécnico mas achamos melhor dar um maior "coeficiente de ****ço" e prescindir do estudo pelos custos que envolveria.
    Note-se que estas estacas são apenas um dos lados da fundação rectangular, e por cima terá apenas uma placa. Paralelamente a estas estacas haverá duas linhas de sapatas, sendo que a mais próxima coincide com a fachada do andar superior. Ou seja, a cave (garagem) está deslocada relativamente ao andar e as estacas suportarão apenas a cave.
    Segunda-feira está previsto o enchimento.
    Gostaria de obter comentários.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a_a_a
 
0.0234 seg. NEW