Colocado por: tcamponesMadeira nova de boa qualidade e do mesmo género em principio dura sempre mais.
E depois são outras questões. quer que as vigas fiquem à vista. quer uma acabamento rústico/antigo,....resistência ao fogo, o grau de utilização,....
O mais fácil, rápido e onde uma maior qualidade de acabamento é tudo novo, sem possíveis 'pesos de consciência' futuros.
Mas são questões que não fáceis de definir aqui no fórum.
Colocado por: tcamponespode colocar pinho tratado, 'verde' tipo dos postes de telefone.
É mais pesado, mas muito, mas mesmo muito mais resistente. pode torcer um bocado.
Para mim , sem contar com os custos, colocava tudo de novo, sabia o que iria ficar, e poupava dores de cabeça.
Ultimamente tenho mudado/arranjado alguns telhados (é diferente desta situação), e alguns clientes só mudam a telha, a ripa e alguns barrotes. Depois temos de arrancar barrotes torcidos, e vira-los ao contrário, colocar calços para ficarem alinhados, depois a ripa fica torta,....Por mais 1 ou 2 dias de trabalho e um bocado mais de dinheiro faziam tudo de novo, ficava tudo direito e bem alinhado e durante mais 20 ou 30 anos nunca tinham problemas.
mas é apenas a minha opinião.