Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Madeira nova de boa qualidade e do mesmo género em principio dura sempre mais.
    E depois são outras questões. quer que as vigas fiquem à vista. quer uma acabamento rústico/antigo,....resistência ao fogo, o grau de utilização,....

O mais fácil, rápido e onde uma maior qualidade de acabamento é tudo novo, sem possíveis 'pesos de consciência' futuros.
    Mas são questões que não fáceis de definir aqui no fórum.
  2.  # 22

Colocado por: tcamponesMadeira nova de boa qualidade e do mesmo género em principio dura sempre mais.
    E depois são outras questões. quer que as vigas fiquem à vista. quer uma acabamento rústico/antigo,....resistência ao fogo, o grau de utilização,....

O mais fácil, rápido e onde uma maior qualidade de acabamento é tudo novo, sem possíveis 'pesos de consciência' futuros.
    Mas são questões que não fáceis de definir aqui no fórum.

Bem, a questão é que a madeira das vigas actuais não é Casquinha. Estão por lá madeiras de Carvalho, Castanho, Eucalipto e Pinho.

Os tectos serão forrados.

Obrigado
  3.  # 23

pode colocar pinho tratado, 'verde' tipo dos postes de telefone.
    É mais pesado, mas muito, mas mesmo muito mais resistente. pode torcer um bocado.

Para mim , sem contar com os custos, colocava tudo de novo, sabia o que iria ficar, e poupava dores de cabeça.

Ultimamente tenho mudado/arranjado alguns telhados (é diferente desta situação), e alguns clientes só mudam a telha, a ripa e alguns barrotes. Depois temos de arrancar barrotes torcidos, e vira-los ao contrário, colocar calços para ficarem alinhados, depois a ripa fica torta,....Por mais 1 ou 2 dias de trabalho e um bocado mais de dinheiro faziam tudo de novo, ficava tudo direito e bem alinhado e durante mais 20 ou 30 anos nunca tinham problemas.
    mas é apenas a minha opinião.
  4.  # 24

Colocado por: tcamponespode colocar pinho tratado, 'verde' tipo dos postes de telefone.
    É mais pesado, mas muito, mas mesmo muito mais resistente. pode torcer um bocado.

Para mim , sem contar com os custos, colocava tudo de novo, sabia o que iria ficar, e poupava dores de cabeça.

Ultimamente tenho mudado/arranjado alguns telhados (é diferente desta situação), e alguns clientes só mudam a telha, a ripa e alguns barrotes. Depois temos de arrancar barrotes torcidos, e vira-los ao contrário, colocar calços para ficarem alinhados, depois a ripa fica torta,....Por mais 1 ou 2 dias de trabalho e um bocado mais de dinheiro faziam tudo de novo, ficava tudo direito e bem alinhado e durante mais 20 ou 30 anos nunca tinham problemas.
    mas é apenas a minha opinião.

Agradeço muito os seus comentário.

HOje estiveram no local dois elementos de uma empresa habituada a restauro de casas antigas e disseram que toda a madeira, vigas e estrutura, estava em condições para durar mais 100 anos. Isto após uma limpeza, mudança pontual de alguns elementos (tarugos) e impregnação com veneno. Aparentemente, há por lá muito Carvalho e mesmo as vigas de outras madeiras como o Choupo, estão bem sólidas. Eles disseram que se as madeiras estavam naquele estado e já tinham 100 ou mais anos, sem aparente tratamento preventivo contra o caruncho, com um bom tratamento curativo iriam aguentar, pelo menos, mais uns 100 anos, desde que não apanhassem humidades.
    Já o soalho do piso térreo terá de ser substituído porque, embora esteja bem sólido, tem muitos furinhos que se tornarão inestéticos por serem em demasia. É uma pena, mas a alcatifa que o forrava originalmente deve ter contribuído para a infestação.
  5.  # 25

Boa Tarde,

Eu tenho um soalho (julgo que de pinho) que tem sinais de caruncho em algumas zonas. Estes sinais de caruncho estendem-se aos rodapés, que também são em madeira.

Eu gostaria de saber se existe alguma medida que erradique de vez este parasita sem ter de sacrificar todo o soalho e rodapés?
  6.  # 26

Se optar por substituir alguma peça estrutural de madeira, opte por madeira tratada em autoclave de duplo vácuo ( do tipo dos postes dos telefones, mas não precisa de ser com 12 Kg/m3 de pressão, pode ser com os de 6 kg/m3, visto ser para o interior. Pode ser o nosso pinho, como a casquinha vermelha. Já existe no mercado madeira com este tratamento, não é necessário comprar em cru e depois mandar tratar ( existe na Pampilhosa do Botão, em Pegões, em Ourém, etc. No existente, o ideal era retirar todo o vigamento e afogá-lo em Xylofene, mas como não dá, terá que ser pincelado com abundância, sem deixar secar, molhado sobre molhado, pelo menos 3 demãos. Foi assim que fiz num telhado em vigamento de castanho, ( quando tinha menos 20 Kg no mínimo ) limpei-o todo com escova de arame e com uma cartabucha (?) metálica aplicada num berbequim. Depois de muito pó e lixo foi comprar uma lata de 50 Lt e aplicar, aplicar. Terá que ter atenção à ventilação, pois é um produto muito tóxico. Ainda hoje o utilizo, mas para coisas mais pequenas, do tipo mobiliário.

Leitão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: npinho

0.0087 seg. NEW