Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Em primeiro quero desde já cumprimentar todos os que neste forum "postam". Graças a isso tenho aprendido muito no que respeita a tomar a decisão dificil de fazer ou não uma moradia.

    Resido na zona de Cascais, pelo que a primeira dificuldade quando penso em construir uma moradia deve-se ao preço caro do m2 de terreno. Encontrei um que preenche em termos de requisito o meu "bolso". Sendo que tem como caracteristicas permitir uma implementaçao de 120 m2 e de construcção de 197 m2.

    Sendo assim gostaria pedir a opinião dos entendidos se com estas áreas acham possivel construir uma moradia t3+1 que preencha os requesitos que desejaria ter na minha futura casa:
    - Normalmente não aprecio a entrada na casa dar directo para a sala...nem da escadaria de acesso ao piso 1 ser pela sala, penso que no inverno ha desperdicio de calor se por exemplo so quiser aquecer a sala. Sei que pouparia espaço e areas, mas.....
    - As áreas que desejaria: rés do chão cozinha uns 15 m2 (mínimo), escritório uns 10 m2, sala uns 30 m2 e WC que preencha os requisitos legais. No primeiro piso 3 quartos com áreas a rondar os 14 m2 (penso ser suficiente), sendo um em suite mas sem closet e uma casa da banho comum.

    A minha questão prende-se essencialmente sem com uma área de implantação de 120 m2 e de construção de 197 acham que dá para implementar uma moradia com estes requisitos.

    Desde já agradeço todas as opiniões.
  2.  # 2

    assim à primeira e sem ver outro tipo de limitações, não haverá problemas...
  3.  # 3

    Exmo. Sr. jorgferr boa tarde,

    Começemos então a fazer contas de acordo com a sua linha de raciocínio:

    Piso 0
    Cozinha 15m2
    Escritório 10m2
    Sala 30m2
    Wc (requisitos legais: 1.70mx1.60m= 3m2)
    Piso 1
    3 Quartos 42m2
    No total: 100m2 certos

    O que nos falta?
    Piso 0
    Hall (convencionando que com escada desde a qual se faz o acesso vertical) 15m2
    Piso 1
    Wc suite 5m2
    Wc comum 5m2
    Total: 125m2 (73m2 piso 0 + 52m2 piso 1)

    Convencionemos que estamos a enunciar áreas líquidas e não brutas, por isso necessita majorar em 15% (aconselho-o a não majorar em menos), logo, arredondando uma vez mais as contas:
    Total: 144m2 (84m2 piso 0 + 60m2 piso 1)

    Em jeito e conclusão:

    HIPÓTESE A (convencionando que será o piso 0 a ocupar a área máxima de implantação, isto é os 120m2)
    sobram-lhe 36m2 (120-84) para o piso 0 e 17m2 (197-(120+60)) para o piso 1.
    HIPÓTESE B (convencionando que será o piso 1 a ocupar a implantação)
    197-84=113
    113-60=53m2 para o piso 1.

    Esperando ter-lhe sido útil.

    Os meus melhores cumprimentos,
    Cláudio Vilarinho
    claudiovilarinho.com arquitectos e designers
  4.  # 4

    Caro Cláudio muito obrigado pelo esclarecimento detalhado. A ideia será com este ou outro terreno construir uma área entre 180 a 200 m2 para uma moradia razoável T3+1. Pelas suas contas até poderei construir umas áreas úteis um pouco maiores do que pensava :) as áreas que eu dei foram aquelas que considero minimamente razoáveis.
  5.  # 5

    Exmo. Sr. jorgferr,

    Deixe-me só fazer duas ressalvas:
    1 Não se esqueça que há uma área a adicionar ao piso 1 relacionada com a circulação/distribuição para os quartos / wc.
    2 Se necessitar de garagem fechada (coberto em princípio não será contabilizado) para 2 automóveis, poderá precisar dos 36m2 de área bruta.

    Querendo concluir: de acordo com estas duas ressalvas, a área de construção que dispõe não lhe poderá permitir muito mais que o enunciado, apenas dilatar pequenas áreas ao nível do piso 1.

    Os meus melhores cumprimentos,
    Cláudio Vilarinho
    claudiovilarinho.com arquitectos e designers
  6.  # 6

    Em relação à garagem, muito sinceramente nem faço questão, acho que um coberto ao lado da casa, onde seria a entrada para a mesma chega (se não for contabilizado, melhor), o carro já está mesmo habituado à "pensão estrela" e o conforto deve ser para mim e não para ele :) quando falo em áreas um pouco maiores também falo em pequenos acertos, cozinha uns 18 em vez de 15, sala 33 em vez de 30 e quartos 15,15 e 16 (ou seja um umento de uns 10 m2 em área útil). Mas pelos menos já vi que com construção a rondar os 180 a 200 m2 já se faz qualquer coisa. Estou habituado ao norte onde normalmente não há tantas limitações de áreas de construção. Aqui em Cascais até me mete confusão como colocam moradias em 250 m2 de área de terreno (e até áreas mais pequenas)....

    Mais uma vez obrigado.
 
0.0123 seg. NEW