Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    É normal juntar pedras de +/- 20 cm com o betão, aquando da construção das sapatas da casa ? ou é o empreiteiro que quer poupar no betão?

    Segundo o empreiteiro as sapatas ficam melhor se levarem algumas pedras misturadas com o betão.

    Obrigado, Almeida
  2.  # 2

    Boas

    É normal juntar pedras de +/- 20 cm com o betão, aquando da construção das sapatas da casa ?

    Não, nunca.

    ou é o empreiteiro que quer poupar no betão?

    Obviamente.

    Segundo o empreiteiro as sapatas ficam melhor se levarem algumas pedras misturadas com o betão.

    O que fica melhor é a conta bancária do empreiteiro.
    O que tem a dizer sobre isso director da obra ou a fiscalização da obra?

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
  3.  # 3

    Diga ao seu empreiteiro que empreiteiro com umas pedradas na moleirinha tb fica muito bem.
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta

    Vou falar com o director da obra, mas agora o mal já está feito.

    Será um caso muito grave que me obrigue a tomar uma posição firme, pois a solução será rebentar com todas as sapatas?

    Almeida
  5.  # 5

    Zedasilva , diga-me lá uma coisa , só por curiosidade, uma sapata de 1,80 X 1,80 por 1,5 de profundidade , devera toda ela ser cheia só a betão?!...
  6.  # 6

    Como sabem a minha formação não é a engenharia, mas eu diria que sim.
    Se é muito grave não ter sido?
    Desde que bem vibrado acho que não. Há coisas bem piores.
    Mas já aí vem os engenheiros residentes dizer de sua justiça
  7.  # 7

    Desde há algumas semanas que tenho aprendido muito aqui no forum. Antigamente, há mais de 10 ou 15 anos trabalhava nas obras nas férias para ganhar um extra. Isso que descreve penso eu que na alura era normal.....e mesmo a maioria dos muros de caves eram assim contruídos (falo de moradias e não prédios). Mas também na altura as paredes duplas tinham ou lá de vidro ou esferovite, coisa que acho que já nao se usa. Provavelmente o seu empreiteiro é como eu nisto das obras, um bocado já recesso :) sem querer ofender ninguém, já que também não sou um entendido.
  8.  # 8

    Boas

    Uma sapata de betão armado não comporta pedras desse tipo, o tamanho máximo dos inertes - areia, brita, o que for - e a relação entre o tamanho de cada inerte tem de ser bem definida (pelo fabricante) e modo a garantir a capacidade de resistência pretendida. Além disso, não estou a ver como funcionaria (ou até como seria colocada) a armadura.

    uma sapata de 1,80 X 1,80 por 1,5 de profundidade , devera toda ela ser cheia só a betão?!...

    Se se tratar de uma sapata em betão armado, sim! O que duvido é que uma sapata 1,8 x 1,8 necessite de ter 1,5m de altura.

    PS: sapatas de betão armado, não de betão ciclópico

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  9.  # 9

    José, lembrou-me agora o nome :) essas caves que falei chamavam-se realmente em betão ciclópico, eram muito usadas pois também devem ser brutalmente mais baratas.
  10.  # 10

    jcardoso
    Tem que concordar que esta coisa das sapatas em betão ciclópico é mais normal do que deveria ser.
    Até que ponto é muito grave esta "não conformidade2?
  11.  # 11

    Boas

    Tem que concordar que esta coisa das sapatas em betão ciclópico é mais normal do que deveria ser

    Não tenho problemas em usar quando indicado, como por exemplo muros de contenção que trabalham por gravidade.

    Até que ponto é muito grave esta "não conformidade?

    O suficiente para desfazer e fazer de novo.

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

    Mesmo que bem vibradas e com uns calhaus mais pequenos que 20 cm de diametro?
  13.  # 13

    Colocado por: j cardosoBoas

    Uma sapata de betão armado não comporta pedras desse tipo, o tamanho máximo dos inertes - areia, brita, o que for - e a relação entre o tamanho de cada inerte tem de ser bem definida (pelo fabricante) e modo a garantir a capacidade de resistência pretendida. Além disso, não estou a ver como funcionaria (ou até como seria colocada) a armadura.

    uma sapata de 1,80 X 1,80 por 1,5 de profundidade , devera toda ela ser cheia só a betão?!...

    Se se tratar de uma sapata em betão armado, sim! O que duvido é que uma sapata 1,8 x 1,8 necessite de ter 1,5m de altura.

    PS: sapatas de betão armado, não de betão ciclópico

    cumps
    José Cardoso

    Era nesse ponto que eu queria tocar , levando regularizacão da base + calcos+armadura + betao ( não necessariamente doda a profundidade da sapata) deverá
    então ser preenchido o resto da sapata com rachao e betão... ( apenas sou um curioso da matéria , apenas estou a ver se não meti a pata na poca)...
  14.  # 14

    Boas

    Mesmo que bem vibradas e com uns calhaus mais pequenos que 20 cm de diametro?

    Mesmo nesse caso (estamos a falar de uma moradia, acho eu)

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

    Sim claro.
    Mas olhe que continuo a encontrar muito DO da área da engenharia, não a apoiar a técnica mas a defender que "não have vir mal nenhum ao mundo"
  16.  # 16

    Boas

    Se alguém quiser construir uma casa e exigir que as fundações sejam em betão ciclópico, não tenho problemas em fazer isso (embora ache uma estupidez). O problema é quando se substituem fundações de betão armado por betão ciclópico sem um redimensionamento. Normalmente, e para resistir aos mesmos esforços, as peças de betão ciclópico têm dimensões muito maiores que as de betão armado. Agora imagine as sapatas e/ou muros de suporte com as dimensões previstas para betão armado serem feitas em betão ciclópico: irresponsabilidade total.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  17.  # 17

    Bem aquilo costuma ser um misto de betão armado/ciclopico.
    E despois há sempre aquela velha máxima:
    Ho amigo eu até aumentei aqui estas sapatas pk isto parecia muito pequenino.
    Mas olhe que nem lhe levo mais por isso.

    :))
  18.  # 18

    Presumo que também já toda a gente viu caves feitas em bloco, com os furos virados para cima e depois metem la betão.....desconfio muito da fiabilidade da coisa mas pronto....
  19.  # 19

    Sem conhecer o projecto, poderá ser uma das seguintes situações possíveis ou nenhuma delas.

    Aqui vai.

    1. Sapata sobre poço de fundação

    Sapata sobre poço de fundação

    2. Sapata com maciço de arranque do pilar

    Sapata com maciço de arranque do pilar
  20.  # 20

    bem,

    meus caros,

    o ~betão das sapatas é armado - portanto é com betão e ponto final (para cada tipo de betão existe uma relação de "inertes", ligantes e outros portanto não existe lugar a "calhaus")
    o betão ciclopico é um betão para enchimentos e sem armaduras.

    em suma é seu dever civico informar o director técnico da obra por escrito - ele decidirá o que fazer. caso não mande demolir as sapatas deve voce fazer isso - será normal poupar nas bases, não são os alicerces que sustentam a casa - obviamente não vai existir problema nos proximos 20 anos ou mais - mas esse betão de baixa qualidade vai permitir a penetração de aguas nas armaduras e estas vão iniciar o processo de corrosão originando a degradação do betão, resultando numa redução de superficie de contacto entre a sapata e o terreno - portanto deverá assumir uma posição recta agora caso contrário nunca mais a conseguirá.

    boa sorte...
 
0.0165 seg. NEW