Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de no ano passado ter andado por aqui a indagar sobre estores. Já me decidi e pus Brisa Solar que melhoraram muito a temperatura dentro da minha casa que no verão se tornava desagradável.
    No entanto, quando o calor aperta tal como acontece neste momento, a casa não consegue arrefecer de noite e todos os dias está um bocadinho mais quente do que na véspera.

    Tenho na minha casa uma cave/garagem com acesso directo ao hall de entrada. Lembrei-me que poderia comprar uns metros de tubo flexível, do género do que se usa nos extractores, colocar uma ventoinha e puxar esse ar fresco da cave que no pico do calor deve andar pelos 22º e usa-lo para arrfecer a parte superior da casa.

    Isto terá alguma validade ou é lirismo meu?
  2.  # 2

    Pode funcionar, depende das condições de execução do sistema.
    Penso que nem necessitará de colocar extração forçada... pois a diferença de temperatura fará o sistema funcionar per si.
    Não é ideia descabida... é um metodo de arrefecimento passivo.

    Procure no google "Edificios solares passivos". tire umas ideias...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPode funcionar, depende das condições de execução do sistema.
    Penso que nem necessitará de colocar extração forçada... pois a diferença de temperatura fará o sistema funcionar per si.
    Não é ideia descabida... é um metodo de arrefecimento passivo.

    Procure no google "Edificios solares passivos". tire umas ideias...


    Essa técnica é utilizada nos edifícios do norte de áfrica. são criados túneis e chaminés que fazem com que o ar fresco empurre o ar quente e arrefeça todo o edifício. Tudo isto sem necessidade de ventilação forçada. Mas como tudo, isso também não é construido de um modo anárquico. Eles têm a experiência já de muitos anos.

    Cpms
  4.  # 4

    Como é que o ar frio que está em baixo força o ar quente a sair???

    Na minha fisica o ar quente sobe e o frio desce. Sem nada que force o ar frio a subir ele não vai sozinho!!
    Essa historia estás mal contada, até pode funcionar, mas falta ai esse apecto...

    Colocado por: JCM | ARQ

    Essa técnica é utilizada nos edifícios do norte de áfrica. são criados túneis e chaminés que fazem com que o ar fresco empurre o ar quente e arrefeça todo o edifício. Tudo isto sem necessidade de ventilação forçada. Mas como tudo, isso também não é construido de um modo anárquico. Eles têm a experiência já de muitos anos.

    Cpms
  5.  # 5

    Se o ar quente sai por cima.. o ar frio (em baixo) , é "puxado" para tomar a vez do ar quente... ;)
  6.  # 6

    OK, talvez até funcione, mas para isso o ar dentro de casa tem de estar ainda mais quente que do lá de fora...
    Isso teria de ser muito bem estudado, não seria só meter umas condutas.
    Agora com as tais condutas e um ventilador, lento e silencioso facilmente conseguiamos esse efeito. Bastaria um buraquinho na parte mais alta do edificio.


    Colocado por: Pedro BarradasSe o ar quente sai por cima.. o ar frio (em baixo) , é "puxado" para tomar a vez do ar quente... ;)
  7.  # 7

    Terá que colocar uma entrada de ar exterior directamente para a cave.

    O sistema referido pelo Pedro Barradas funciona pelo efeito chaminé, o ar quente sobe, forçando, naturalmente, o ar exterior a entrar.
    Os pontos de entrada e de saida do ar devem ser criteriosamente estudados, devendo as restantes potenciais entradas de ar estar fechadas, para não interferir no sistema de arrefecimento. Como se pode verificar pelas tipologias do Norte de Africa, em que se tratam, invariavelmente, de casas pátio com aberturas apenas para o interior do mesmo, tem que se promover a entrada de ar exterior pela cave (onde é arrefecido) e a saida do ar quente, por uma abertura num ponto alto do edifício. É possivel, mas não é fácil, principalmente por razoes culturais e de hábitos.

    Uma coisa importante é ter noção que o "ar só sai se outro entrar para o lugar dele".
  8.  # 8

    Viva

    Aí está o exemplo de que falava. Tive oportunidade de assistir a um seminário no qual era dado como exemplo da ventilação passiva, este edifício do ineti.
    Boa informação.

    Cpms
  9.  # 9

    Muito bom este exemplo!

    Acho que vou pensar nisto !
 
0.0123 seg. NEW