Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!
    Já não é a primeira vez que venho a este forum, hoje decidi inscrever-me.
    Estou à procura de casa mais a cara metade, casal jovem na casa dos 30 e procurava casa até 150 000€. Conseguimos fiadores, mas não queria ultrapassar este valor para não ter excesso de encargos.
    Acontece que vi um imóvel que achei bestial, vista fantástica sobre o rio, terreno com cerca de 300m2, 2 habitações, sendo uma com cerca de 50m2 mais sotão (não tem placa em cima e creio que em baixo também não) não habitável, e a outra com cerca de 70 m2 que me pareceu habitável.
    O valor são os 150 000€ mas que pretendia negociar por 100 000€

    A minha questão é a seguinte, dada a localização geográfica do imóvel (15 minutos do centro de Lisboa, sem transito claro, VISTA PRICELESS, lugar sossegado em zona de vivendas e rua sem saída) acho um bom negócio e pretendia comprar e ir fazendo obras conforme me era permitido (há sempre um amigo que assenta tijolo, outro que coloca chão, outro que ajuda nas canalizações, etc), habitando a casa melhorzinha e fazendo obras na outra para posteriormente as ligar e acabar as obras.

    A minha principal dúvida neste momento é quanto poderá custar uma placa para o telhado de uma casa com aproximadamente 50m2 partindo do principio que deve suportar um 2ºpiso.
    A minha não principal dúvida é se acham que viável ou se acham que estou a delirar

    Por enquanto estou apenas a recolher informações, caso avance com a compra tenho já um esboço daquilo que pretendo.

    Obrigado
    Luís Guerreiro
  2.  # 2

    Boa tarde

    Podes colocar fotos para termos uma ideia ?
  3.  # 3

    Claro que sim, seguem umas fotos
      casa 1.jpg
  4.  # 4

    mais
      casa 2.jpg
  5.  # 5

    outra
      casa 3.jpg
  6.  # 6

    mais uma
      casa 4.jpg
    •  
      FD
    • 7 julho 2010

     # 7

    Colocado por: LMGuerreiroA minha não principal dúvida é se acham que viável ou se acham que estou a delirar

    Acho que deve ponderar muito bem os custos.
    Aqui só está a falar da placa mas, tem noção de que existirão muitos outros custos associados, certo?

    Outra coisa, já verificou se esse anexo está legal?
  7.  # 8

    Boa tarde!
    Não, ainda não verifiquei nada, gostava primeiro de saber a vossa opinião em relação à placa, no entanto o dono (que éengenheiro) disse-me que a casa está legalizada. Tenho consciencia que tudo custa dinheiro, desde projectos, licenças, etc.
    No entanto a placa parece-me ser o que vai envolver mais dinheiro imediato, tudo o resto pode ser faseado (casas de banho, cozinhas, salas, etc)
    A minha ideia passava um pouco por fazer como se fazia antigamente, constrói-se conforme as possibilidades. Tenho um grande amigo que é pedreiro, um grande amigo que trabalha com vidro, um grande amigo cujo pai é construtor, arquitetos, etc, pretendo recorrer aos amigos e posso-vos adiantar o que pretendo a longo prazo:

    Como a casa tem uma vista previlegiada pretendia levantar uma das águas do sótão (máximo mais 1 metro que a altura que ele já tem) e na outra água fazer um terraço/varanda.
    Fazer uma divisão na parte de trás da casa principal a a ligar ao anexo.
    Aproveitar o telhado do anexo para fazer terraço, tirar as águas e fazer plano (mais uma placa)
    O anexo tem uma parte mais alta tipo 2º piso que gostava de aumentar em área e possivelmente em altura (cerca de 1 metro também)

    Qualquer coisa do género do que está na imagem
      casa5.jpg
  8.  # 9

    Colocado por: LMGuerreiroQualquer coisa do género do que está na imagem

    Para fazer isso, precisa de um projecto aprovado, isto é, um processo de licenciamento completo (e não é garantido que lho aprovem).

    Além disso, as licenças emitidas pelas Câmaras custam dinheiro E têm UM PRAZO, isto é, não poderá andar a fazer uma casa de banho ano-sim ano-não.
    •  
      FD
    • 8 julho 2010 editado

     # 10

    Colocado por: LMGuerreiroTenho um grande amigo que é pedreiro, um grande amigo que trabalha com vidro, um grande amigo cujo pai é construtor

    Isso é só grandes amigos! :)
    Veja lá se não os perde... é que quando se mete dinheiro nas amizades o risco de se perder ambos é grande. ;)

    Colocado por: LMGuerreirodisse-me que a casa está legalizada

    A casa, mas repito: e o anexo?

    Não estará a meter a carroça à frente dos bois? Primeiro, deverá tentar perceber o que está legal e o que não está.
    A seguir deverá saber se é ou não possível fazer o que quer. Para isso, deve submeter um Pedido de Informação Prévia à Câmara Municipal descrevendo as alterações que pretende fazer.
    A Câmara dirá: é possível subir um piso ou não, não é possível subir nenhum piso.

    É que, a fazer as coisas como está a fazer, arrisca-se a comprar a casa e a não ter autorização para fazer as alterações que pretende... se a casa o satisfaz como está, tudo bem. Mas, se só quer a casa se for possível fazer essas alterações está a adiantar-se.
    Se quiser, contacte um arquitecto da zona e pague-lhe um parecer para saber se na opinião/experiência dele é possível fazer essas alterações.
    Depois então, pense em preços.
  9.  # 11

    E... porque não comprar um terreno "limpo" onde possa contruir o que pretende?
    Pelo valor de compra que pretende (100.000), acho preferível comprar um terreno sem nada do que um que provavelmente me vai limitar no que quero fazer....
    E deitar abaixo também custa dinheiro....
  10.  # 12

    Vou responder por partes, tenho consciência que quando escrevo em foruns me torno um bocado confuso.

    A casa satisfaz-me tal qual como está, obviamente depois de ser remodelada para se tornar habitável (pinturas, cozinha, chão, etc)

    O projeto que desenhei seria uma coisa a longo prazo sempre (o dinheiro não abunda), no entanto acho que se vou mexer na casa principal para remodelar aproveitaria sempre para adiantar o que pudesse, para depois não ter que desfazer tudo outra vez.
    Dúvida: Poderia fazer a placa agora na casa e mais tarde com projeto aprovado fazer a placa para o 2º piso (que creio também tem que levar estrutura em betão)

    Estou a fazer estas perguntas todas por uma razão, não me quero precepitar. Antes de comprar irei sempre ver PDM´s, cadernetas, ver o que está legal ou não, saber quem trabalha na camara e quais os amigos em comum :), etc. Só não queria era estar a maçar muito o proprietário, primeiro para não dar ideia de estar muito interessado na casa e depois porque ele parece-me que não quer saber daquilo e que se o chateio muito ainda me diz que não vende.

    Dúvida:
    Posso fazer pedido de informações à camara sem ser o proprietário? É que me parece que quando é para trabalhar eles já são um bocado confusos, para pedir informações então.....

    Quanto aos Amigos, digamos que qualquer almoçarada é o suficiente para subir uma parede ou colocar azulejo numa parede ou colocar chão. Amigos com "A" grande.
    Obrigado
    Luís Guerreiro

    P.s - a casa deve ser das poucas na zona que está legalizada, o pavilhão que está ao lado está a ser construído segundo consta ilegalmente e a casa do lado também tnho dúvidas que esteja legal.
  11.  # 13

    Olá mafgod

    O problema de um terreno limpo prende-se com vários fatores:

    - Empréstimo bancário
    - O preço do terreno mais a costrução ultrapassa o valor que pretendo pagar
    - A vista deste imóvel (que ainda não vos mostrei) é possivelmente das melhores vistas que se pode ter (e não estou a exagerar), daí eu ter referido ser priceless. Não tenho qualquer dúvida que apesar do preço alto é um imóvel que valerá sempre
    - Quanto custa um terreno com esta área na zona de Lisboa (periferia 10Km)

    Obrigado a todos vós
    Luís Guerreiro
  12.  # 14

    Está no grande dilema:

    Reconstruir -
    Sai mais caro a longo prazo, mas no imediato mais acessível.
    Vantagem de gerir os gastos consoante a disponibilidade, não cumprir necessariamente com todos os procedimentos de urbanísticos inerentes a uma construção nova.
    Desvantagem - Somando tudo, nunca será o que quer, mas sim o que consegui, o valor total sairá sempre mais elevado. Especialmente porque nunca chega a fazer o que pretende.

    Construir - Impacto orçamental maior. Pode impossibilitar o negocio
    Vantagem, terá algo sempre mais actual que será mais valorizado em proporção ao investimento que fez.
    Desvantagem - tempo de construção e falta de local para habitar.

    Não sei os valores da localização ao certo, mas 300m2 a 100 000€ parece-me demasiado. Ou seja. O espaço do terreno será sempre uma condicionante futura a qualquer coisa que pretenda fazer. Não se precipite. Nesta ocasiões aparecem bons negócios. Ou seja, depois de verificar a legalidade e viabilidade (marque reunião na câmara), consulte um arq. Faça uma oferta!

    Votos de bons negócios.

    Já agora o projecto que tem em mente, a longo prazo parece-me demasiado arrojado para o terreno em si, mas isto o Arq. é que poderá esclarecer melhor.
    Muitas vezes é necessário começar por algum lado!
  13.  # 15

    Obrigado Filip3

    Já agora (que eu não percebo nada disto) porque lhe parece arrojado. Peço desculpa não colocar todas as cartas na mesa (nomeadamente a mais importante, localização sossegada e vista), mas com a Internet.... :(

    Qual o valor médio do m2 nas zonas limitrofes de Lisboa?

    Luís Guerreiro
  14.  # 16

    Já agora outro tipo de ajuda, já que eu não acho que a casa esteja cara apesar de achar muito dinheiro os 150 000€.
    Tenho procurado outras casas tipo moradia mas o estado geral anda muito dentro do mesmo, ou seja a precisar de obras mas habitáveis, e os valores também andam dentro destes, com a vantagem que esta está isolada e tem uma vista formidável.
    Conhecem alguma casa da zona de Lisboa (Amadora, Almada, Odivelas) tipo moradia dentro destes valores que esteja para venda e em melhor estado que me possam aconselhar.

    Obrigado
    Luís Guerreiro
  15.  # 17

    Sou da zona do Porto, não faço ideia dos valores praticados mais a sul.

    Contudo, faça contas:
    Valor da aquisição, valor de todas as obras pretendidas. É algo arrojado o que está a pensar.
    Será que por esse valor comprava?!?
  16.  # 18

    Os preços das casas em Lisboa cidade são proibitivos (pelo menos para mim). Esta casa não é muito diferente das outras que tenho visto, tanto em termos de valores como de necessidades de obras. Normalmente as que já têm obras ou não estão ao meu gosto ou são materias de má qualidade só para dizer que foi remodelada.
    Partindo do principio que não consigo fazer aquele projeto que mostrei (aquilo era só uma ideia) gostei da casa em si, e creio que posso habitar uma das casas enquanto melhora a outra.
    Estou a pensar em propor um aluguer com opção de compra, com uma renda baixa (já que o Sr disse logo que não fazia obras), pintar e etc para ficar confortável e depois se tiver a certeza que é aquilo que quero (se dá para fazer obras, se não dá, que tipo de obras, a vizinhança, etc) logo penso em comprar. Até agora parece-me ser a melhor hipótese até porque a minha namorada também está renitente.
    A ver vamos

    Obrigado
    Luís Guerreiro
  17.  # 19

    Colocado por: mafgodE... porque não comprar um terreno "limpo" onde possa contruir o que pretende?
    Pelo valor de compra que pretende (100.000), acho preferível comprar um terreno sem nada do que um que provavelmente me vai limitar no que quero fazer....
    E deitar abaixo também custa dinheiro....


    Faz-me um bocado confusão no tempo em que vivemos pensar-se apenas em construir de novo,ocupando cada vez mais espaços com construção podendo usar ideias no que existe planeando restauros que muitas vezes o resultado é extremamente positivo,e muitas vezes mais positivo que construcções novas...até penso que o futuro está no restauro e não na construcção.

    Rocha
  18.  # 20

    Pelo aspecto das fotos parece-me estarmos a falar de construção clandestina de outros tempos. Será que já está legalizada? Ainda está em Avos ou já está dividida em lotes? E como é esse Lote, o que engloba? E quanto vai ter que pagar como compensação para a legalização e construção de infraestruturas ou de comparticipação no condomínio dos Avos? De tudo isto o vendedor lhe pode fornecer documentos. Sabe, a construção hoje já não está como nesses tempos. Obedece a bastante mais rigor e a alguma especialização. Já não se faz só com amigos ao fim de semana (pobres amigos). A não ser que também seja clandestina. Aí já me calo.
 
0.0243 seg. NEW