Iniciar sessão ou registar-se
    • gugas
    • 7 julho 2010 editado

     # 1

    Bom dia mais uma vez
    Tenho duas fachadadas que vão ter 2 palas que vão estar alinhadas com a lage. As minhas fachadas vão ser isoladas com ETICS.

    Têm alguma sugestão para reduzir esta ponte térmica (zona de contacto da pala com a lage) que o ETICS não consegue resolver? Posso (faz sentido) colocar algum wallmate durante a cofragem nesta zona?

    Obrigado
  1.  # 2

    aqui vai a foto..
      3d_fachada.JPG
  2.  # 3

    Pelo que percebi a pala é a continuidade da lage. E não pode haver descontinuidades visto ser o mesmo elemento estrutural. A solução é isolar térmicamente a pala também, poderá ser em com a chamada tijoileira térmica, polueretano ou outro material.
  3.  # 4

    Boas

    A minha opção seria não corrigir.

    cumps
    José cardoso
  4.  # 5

    Obrigado desde já a todos. Já decidi , após vossos comentarios e após falar com vários aplicadores de vários sistemas, que vai ser uma ponte térmica com a qual eu vou ter que viver.

    Obrigado a todos
  5.  # 6

    A minha opção seria não corrigir.


    Eu não corrigi essas palas! :) Que o mal seja esse...

    Dá para corrigir com ETICS... cola na vertical... o pior é os barramentos!! ;)

    Coisas da Casa
  6.  # 7

    Boa tarde,

    Aproveitando este tema das palas para colocar uma dúvida:

    Colocar um remate ou não colocar um remate nas palas?
    No meu caso vou colocar uma gargola em cada pala independentemente se leva remate ou não. A parte superior da pala fica inclinada para o centro da mesma e aí fica a ligação à gargola, isto para impedir que a água escorra pela pala.
    Mas estou na dívida se coloco ou não um remate à volta da pala...
    Na imagem acima não tem remate e parece-me que fica bem. A procura de fotos não é fácil e ir à procura de exemplos também não.

    Obrigado.
  7.  # 8

    Colocado por: bino_Colocar um remate ou não colocar um remate nas palas?

    Pois...à 4 horas que ninguém diz nada, eu acho que ninguém sabe o que é "um remate nas palas".
  8.  # 9

    :)
    pois.... capeamento? Será esse o termo mais correcto?

    obrigado.
  9.  # 10

    Colocado por: bino_A parte superior da pala fica inclinada para o centro da mesma e aí fica a ligação à gargola, isto para impedir que a água escorra pela pala.

    Isto sim é que é importante. Um capeamento com uma pingadeira era imprescindível, se não tivesse o escoamento para dentro, mas mesmo com essa inclinação para dentro eu metia um capeamento com pingadeira.
  10.  # 11

    Pingadeira sem duvida nenhuma
  11.  # 12

    Colocado por: PicaretaUm capeamento com uma pingadeira era imprescindível, se não tivesse o escoamento para dentro, mas mesmo com essa inclinação para dentro eu metia um capeamento com pingadeira.

    Pois, ter as duas coisas é jogar pelo seguro.
    Penso que quando chove mesmo muito, a água irá escorrer pela face da pala de qualquer maneira e não acho (mas sou leigo) que sejam essas chuvadas que estraguem a tinta e manchem.
    Será que acaba por ser quase uma questão estética? A menos que esteja muito errado.
  12.  # 13

    Colocado por: gugasPingadeira sem duvida nenhuma


    O gugas colocou pingadeiras nas suas palas? Aquelas que se vêm na imagem.
  13.  # 14

    Nas minhas tenho pingadeira. Com as chuvadas que tivemos e antes das pingadeiras feitas a água escorria pela face inferior da pala em alguns locais quase até ao meio o que fazia chegar a água até aos focos de iluminação.
  14.  # 15

    Colocado por: j cardosoBoas

    A minha opção seria não corrigir.

    cumps
    José cardoso


    Boas...pode desenvolver?... A ponte térmica nesta situação e desprezível ?

    Obrigado

    Daniel Goncalves

    P.S. Só depois li os outros comentários
  15.  # 16

    Não diria desprezível, diria que provavelmente tem pouco significado. Quanto? Não sei, só fazendo o cálculo térmico. Infelizmente não só não tenho poder de adivinhação como tenho a (pelos vistos estranha) mania da achar que num assunto com tantas variáveis - área, volume, coeficiente de forma, orientação, constituição de paredes, pavimentos, coberturas, envidraçados, equipamento, colectores e o diabo a quatro - cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 17

    por vezes pergunto-me, porque num caso destes, já que há tanta preocupação com a ponte termica que representa uma pala, não se opta por executar essa pala e mesmo no caso da varanda, com uma estrutura tipo metálica revestida ( no caso de pala) e com um pavimento em deck por exemplo, no caso de varanda. Isto "soldado" á casa sem interromper o isolamento em ETICS. É que não me parece muito logico estar a isolar com o sistema ETCIS toda essa superficie não habitada.
 
0.0187 seg. NEW