Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Em pesquisa sobre o meu problema no Google, acabei por vir dar a este Fórum.
    Como gostei, e acabei por não conseguir esclarecer a minha dúvida, aqui vai:

Comprei recentemente uma moradia usada. A cozinha está equipada com uma placa mista da marca Teka.
    Eu e a minha namorada nunca trabalhamos com placas de vitrocerâmica, por isso não sei se é normal ou não, mas aqui vai a questão:

Quando usamos a parte de vitrocerâmica, achamos que demora imenso, mesmo a ferver água. Rodamos o botão para definir a temperatura e a placa liga-se. Passado um tempo desliga, depois liga novamente, depois desliga novamente.
    Chamei um técnico lá a casa que me disse que era o funcionamento normal daquelas placas, isto é, quando ela atinge a temperatura programada, desliga-se para poupar energia, mas assim que desce abaixo daquela temperatura, volta a ligar-se até a atingir novamente.
    O certo é que um tacho com água esteve mais de 5 minutos em cima da vitrocerâmica e a água não ferveu. Passei para o bico a gás e demorou menos de 2 minutos.

Alguém sabe se isto é suposto ser assim?

Grato desde já por toda a ajuda.

Cumprimentos,

Pedro
  2.  # 2

Boa tarde Pedro,

Atenção que se é vitrocerâmica os tachos, panelas "convecionais" não servem..

as Vitro existem tachos específicos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmpinheiro
  3.  # 3

Obrigado pelo comentário, mas isso não é só para as placas de indução?
    Salvo erro podemos verificar se os tachos servem para placas de indução através de um íman. Se o íman prender ao tacho, é porque serve, pois o tacho tem de "comunicar" à placa que está lá pousado e a àrea que ocupa.
    De qualquer maneira, os tachos foram comprados há menos de um mês e são Silampos.

Agradeço mais opiniões.
    •  
      FD
    • 7 julho 2010

# 4

Eu acho que é normal... a minha também é vitrocerâmica, demora um pouco a aquecer mas, não acho que seja muito em comparação com o gás.
    Se quiser, cronometre quanto tempo demora a ferver 1 litro na sua que eu faço o mesmo cá em casa e depois dou-lhe o resultado. :)

As vitrocerâmica aceitam qualquer tipo de tacho/panela.
  4.  # 5

Este fim de semana vou experimentar isso então e logo digo alguma coisa.

Obrigado.

De qualquer das maneiras, agradeço a partilha de mais opiniões e experiências...
  5.  # 6

Pois, e sendo da silampos, à partida dão para as placas vitrocerâmica.
    Quanto ao funcionameto não posso ajudar pois a que tenho é de indução. mas aqui vai uma ideia (talvez absurda): não será falta de potência da electricidade?
  6.  # 7

Quando quer colocar um recipiente a ferver, tem de colocarno máximo.
    Colocam o foco na potência máxima?
    dEPOIS DE GANHAR FERVURA, JÁ PODEM COLOCAR NUMA POTÊNCIA INTERMÉDIA.

Os ciclos de ligar/desligar dos focos, é absolutamente normal.
  7.  # 8

Olá Andreia, isso não é de certeza! A potência que tenho contratada é bastante alta.
  8.  # 9

Pedro,

desculpe.. tem razão.. estava com a cabeça noutro sítio.

O meu comentário aplica-se às de indução sim.

As minhas desculpas
  9.  # 10

Sim Pedro, aquilo tem 12 números, colocamos no 12.
  10.  # 11

tudo bem que tenhas uma potência elavada, mas às vezes contratamos uma coisa e o que chega a casa é outra.
    Infelizmente sei o que é porque é o que se tem passado comigo. E onde noto mais é na placa de indução. Como até hám pouco tempo tinha contrato de obras não pude reclamar. Agora com a ligação definitiva vou pedir ao electricista para medir e depois reclamo à EDP. Não se admite, na altura em que me fizeram ao baixada cobraram-me 1 reforço de linha....
  11.  # 12

Ok Andreia, muito obrigado. Mas a potência não é mesmo o caso.

Alguém tem experiência com placas vitrocerâmicas? É normal o modo de funcionamento da minha?
  12.  # 13

Eu tenho uma igualzinha: mista da Teka! :)
    E quer saber que mais?!
    É por essas e por outras que não quero vitrocerâmica na próxima casa!
    Comigo é a mesma pouca vegonha.... uma eternidade para ferver um nico de água num tacho!
    E também liga e desliga, não é defeito não.... é feitio! :)

Colocado por: pmpinheiroOk Andreia, muito obrigado. Mas a potência não é mesmo o caso.

Alguém tem experiência com placas vitrocerâmicas? É normal o modo de funcionamento da minha?
  13.  # 14

OK! Esclarecidíssimo!! Obrigado scazevedo! Embora lá ter de lidar com o "feitio" então...
    Pelo menos sempre tenho os bicos a gás para cozinhar.

Obrigado a todos pela ajuda.

Fiquei fan do forum! =)
  14.  # 15

Apareça!
    Estamos cá para isso! :)

P.S. Eheheh, quem ler isto e não souber vai pensar que sou uma mestra na arte das construções e afins!
    Colocado por: pmpinheiroOK! Esclarecidíssimo!! Obrigado scazevedo! Embora lá ter de lidar com o "feitio" então...
    Pelo menos sempre tenho os bicos a gás para cozinhar.

Obrigado a todos pela ajuda.

Fiquei fan do forum! =)
  15.  # 16

Eu tenho de indução, fever 1 lt de água, é coisa para 1m a 1m:30s

:)

Pelo que vi, esse é o comportamento normal das vitroceramicas....

Coisas da Casa
  16.  # 17

Boas, por ter uma placa de vitrocerâmica, quase que vos garanto, pmpinheiro e scazevedo, que não deve ser defeito das vossas placas, é mesmo feitio, visto que tenho uma da Fagor e antes de postar fui fazer a experiência e demorou 6 minutos a ferver 5 litros de água!!

P.S.- scazevedo, não generalize, difame apenas o seu modelo!...:)

Saudações.
  17.  # 18

Ugabista:
    Não difamei, ou pelo menos não foi essa a minha intenção!
    Apenas relatei a minha experiência no assunto, que efectivamente não é de todo, positiva!
    Prefiro de longe as minhas tracionais boquinhas a gás! :)

Colocado por: Ugabista

P.S.- scazevedo, não generalize, difame apenas o seu modelo!...:)

Saudações.
  18.  # 19

As placas de indução electromagnética são muito rápidas, limpas, mais seguras e muito mais económicas relativamente ao gás (de acordo com os testes da Proteste).

As placas de vitrocerâmicas nem por isso.

Experimente uma placa de indução que garanto nunca mais vai querer outra coisa

Almeida
  19.  # 20

Eu tenho uma placa mista (vitrocerâmica e indução). A diferença em termos de rapidez é impressionante...mas ter 2 bicos em vitrocerâmica permitiu-me continuar a usar alguns dos meus tachos e a minha querida panela de pressão (que agora se estragou, depois de 12 anos de bom e fiel serviço). Quanto ao gás, não era opção porque não iria ter gás nenhum em casa, mas sem dúvida que, para cozinhar pratos mais exigente, ainda é o melhor (permite baixar rapidamente o calor e regulá-lo com mais precisão). Eu gosto de cozinhar coisas especiais de vez em quando e nunca viram um "chef" a cozinhar em vitrocerâmica ou indução!
    Um hábito que já tinha com a placa a gás e que mantenho é ter sempre uma chaleira eléctrica em cima da bancada. É mais rápida que qualquer outra coisa. Se preciso de uma panela cheia de água a ferver, uso a chaleira eléctrica e em pouquíssimo tempo tenho o assunto resolvido. Também me serve para amornar água (para as papas das miúdas), para fazer chá, etc, etc. Sou fã e quando esta se estragar (tb já tem 12 anos de bom e fiel serviço) com certeza que vou comprar outra!

0.0204 seg. NEW