Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 9 julho 2010

     # 21

    Colocado por: luisvvCada um sabe de si, e seguramente haverá alguma razão para não o terem ainda feito, mas ultimamente temos recorrido muito à penhora de saldos bancários e salários.

    Não há bens ou salários...!
  1.  # 22

    Colocado por: FDNão há bens ou salários...!


    Todos desempregados e/ou profissionais liberais?
    •  
      FD
    • 9 julho 2010

     # 23

    Colocado por: luisvvTodos desempregados e/ou profissionais liberais?

    Eu diria "economia paralela"... mas, não tenho certeza. A questão é que, segundo o que me foi transmitido, não há nada penhorável além da casa.
  2.  # 24

    Obrigado a todos por me terem ajudado.
    Mas fiquei com uma dúvida, reletiva à minha pergunta.
    O Condominio pode ou não pode cobrar-me 10% de juros de mora? è que dizem-me que por lei só poderia cobrar-me 4%.
    Obrigado
  3.  # 25

    Ponto1. O condominio so pode cobrar multa de dividas posteriores à referida reunião.

    Ponto2. De acordo com a lei (não me lembro qual é de momento) pode cobrar os 4% de juros de mora que devem ser fraccionados ao dia.


    Edit:
    Aqui fica o link da jurinfor onde explica como se calcula.
    http://www.jurinfor.pt/jurinfor/cenarios/jurinfor/generic/manual%20jurigest/13_c_lculo_de_juros_e_descontos.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  4.  # 26

    Para mim faz todo o sentido que se apliquem multas numa % do valor da quota em atraso e juros de mora de modo a incentivar o pagamento o quanto antes e para cobrir a a inflacção. Além disso, devem ser cobradas todas as despesas: correspondência, custos legais, honorários, etc.

    O que eu me pergunto é sobre a disponibilidade do administrador. Normalmente as pessoas trabalham. Como é que se justificam tantas ausências?! Já nem falo das despesas de telecomunicações, tinteiros de impressora, etc, porque como é óbvio não há equipamentos desses propriedade do condominio. Tantos sarilhos levam inevitavelmente à questão sobre se o cargo de administrador deve ou não ser remunerado, e em que termos.
  5.  # 27

    Uma pergunta: é legal uma deliberação da AC a suspender o direito de voto de condóminos com dividas em atraso?
  6.  # 28

    la la la e já vou com 2 meses de atraso no pagamento do condomínio porque ainda náo me mandaram o recibo do trimestre de julho/agos/set.
    E depois ainda há pessoas que perguntam, porque raio é que os devedores são tão maus e não pagam. Foi um custo enorme para me darem o recibo do semestre anterior, enviei carta registada a explicar a lei. E agora volto à mesma situação. Não vou estar a mandar cartas registadas sempre que não me passam recibos.
  7.  # 29

    Colocado por: eljotaUma pergunta: é legal uma deliberação da AC a suspender o direito de voto de condóminos com dividas em atraso?

    Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  8.  # 30

    Colocado por: luisvv
    Não.

    Portanto, no limite, podemos ter um prédio com apenas 4/10 de condóminos pagantes que ainda por cima não conseguem nomear um administrador nem fazer aprovar medidas punitivas em AC?!
  9.  # 31

    Portanto, no limite, podemos ter um prédio com apenas 4/10 de condóminos pagantes que ainda por cima não conseguem nomear um administrador nem fazer aprovar medidas punitivas em AC?!


    Administrador haverá sempre, pode é não ser o que você gostaria. Medidas "punitivas" é que é mais complicado...mas um processo judicial já é punitivo...
  10.  # 32

    50 euros por mês não é dinheiro a mais?
    Para que é que precisam de pagar tanto dinheiro?
    Fazem tudo à grande e depois .....
  11.  # 33

    Colocado por: Jacinta50 euros por mês não é dinheiro a mais?
    Para que é que precisam de pagar tanto dinheiro?
    Fazem tudo à grande e depois .....


    Eu pago 37€ por mês, chega para os 10 moradores pagarem tudo o que se deve, e junta-se cerca de 300€por ano. Na perspectiva de quem está para sair do predio no entretanto, é mais que suficiente, para quem tenciona viver sempre lá, não chega, porque quando forem necessárias obras, não vai chegar!

    50€ não é absolutamente nada de mais...
    • P+V
    • 11 novembro 2010

     # 34

    45€/mês x 56 famílias, todas pagam. Deve ser um caso raro, não?
  12.  # 35

    Ainda assim, existem limites às multas (informação nesta página).
 
0.0201 seg. NEW