Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O vídeo, apesar de divertido, é bastante falacioso.

    De facto, não é propriamente segredo que há muito que os "austríacos" (corrente com a qual me identifico, diga-se de passagem) defendem que num sistema de reservas parcias, o crédito é de facto criação de moeda sem a correspondente criação de riqueza, criando inflação e sendo factor decisivo na existência de "bolhas".

    No entanto, daí até concluir que o sistema de reservas parciais equivale a "crédito ilimitado" vai um passo de gigante.


    Certo. Eu não tenho problema com o video ser falacioso, tenho problema com a realidade ser falacioasa. Se for pela rua e perguntar às pessas de onde vem o dinheiro que os bancos emprestam a maior parte vai dizer que é do banco (as "notas" são fisicamente do banco e passam a ser do devedor). É graças a isto que justificam a existência de juros nos empréstimos. Eu já fiz isto com todas as pessoas que conheço e nenhuma tem a mínima ideia.

    Se tivessem consciência que o dinheiro "não existe" talvez não aceitassem tão bem a coisa. De facto, se pensarmos que o banco ganha 5% num empréstimo, e que consegue emprestar 9x o dinheiro que tem então verificamos que no limite tem um potencial de 90% de retorno de investimento (É possível que esteja a fazer as contas mal, pois não entendo muito de economia). O vídeo tenta explicar que, como o dinheiro emprestado é depositado de novo nos bancos ele torna a criar a capacidade de um novo empréstimo e assim, a relação que parecia ser 9 para 1 torna-se num 100 para 1. Não é ilimitado mas é ridículo.

    Outra coisa que o vídeo relata é que o sistema monetário não é ensinado nas escolas e devia ser. Mais grave que o problema em si é a falta de consciência dos cidadãos sobre estas coisas.

    Outro exemplo de falta de consciência é, e desafio os leitores deste fórum a fazer o exercício, saber o que é e em que valores Portugal está no deficit e na dívida pública. É uma discussão um bocado paralela à inicial mas... façam as seguintes perguntas a vocês mesmos, informem-se se não souberem e depois repitam o exercício com as pessoas que conhecem:

    O que é o deficit?
    O que é a dívida pública?
    Qual a diferença entre os dois?
    Quanto foi o deficit português em 2009?
    Qual é o deficit previsto para 2010?
    O que vai acontecer à divida pública?
    Opcionalmente, o que é e qual o valor da dívida externa Portuguesa?

    Eu fiquei surpreendido pela negativa com os resultados. Ninguém sabe e ninguém quer saber. :(
 
0.0106 seg. NEW