Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Tenho finalmente o projecto quase terminado, gostaria que opinassem sobre o que vos mostro, de modo a optimizar os detalhes finais. Já contribuíram com as discussões sobre o que não voltariam a fazer na construção!
    A cave é uma espécie de T2 (aproveito para compensar o desnível do terreno), que se quer isolável (para mais tarde alugar, por exemplo) do piso térreo (T3), a cobertura tipo Villa Savoye é para ter alguma privacidade nessa zona e privilegiamos a sala em relação aos quartos. A fachada não tem qualquer janela. O quarto do meio será trocado pelo escritório (e vice-versa). A área de construção está já no limite, a de implantação é 10 x 16 m.
    Gostaríamos de ter na entrada algo com impacto, escolhemos um 3 em 1: pala porta da entrada, escada para a cobertura e entrada de luz no hall, provavelmente uma estrutura em metal.
    Permanecem algumas dúvidas, como a separação entre hall e sala ou a localização das escadas para a cobertura ou a forma da varanda da sala.
    Obrigado desde já pelos vossos comentários e sugestões!
    Abraço,
    Pedro
      planta t3.GIF
      planta cave.GIF
      planta cobertura.GIF
      norte nascente.GIF
      sul poente.GIF
  2.  # 2

    O Pedro é Arquitecto?

    Bom , para começar as guardas não podem ser assim ( não podem permitir escalada!)
    Consultar a Norma Portuguesa!!!
    Não se percebe o porque do uso de paredes curvas aleatoriamente .
    Não se percebe uma entrada á brasileira (directa para a sala) ... numa cultura como a nossa.
    A Cobertura da Villa Savoye é uma cobertura interligada com todos os elementos da casa (rampa, sala, fachada, etc) .... esta não é, é pena!
    É muito chato ter que se atravessar a Sala com o lixo da cozinha! ... o Programa não foi trabalhado!!
    A estrutura do alpendre do carro (pilares) é XL .... muito desproporcionado !
    As duas plantas parecem de casas diferentes!
    É melhor ficar por aqui para não ficar chateado comigo! :)
    PS. não existem alçados principais ...

    Cumprimentos e bom trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  3.  # 3

    Boa tarde Rita!
    Não, sou físico... O estudo está a ser feito por um arquitecto, baseado no que lhe apresentámos, feito no SketchUp (que anexo), e com as divisões que gostaríamos de ter (um T3 espremido em 160 m2 de área bruta) .
    Que significa isso das guardas, é a vedação na cobertura? Provavelmente não existirão de todo (quebra alguma norma?) ou serão em acrílico, estão assim por iniciativa do arquitecto.
    As paredes curvas agradam-nos, uma questão meramente estética. A casa contemporânea é demasiado "cúbica" para o nosso gosto.
    Bem observado a questão do lixo! E é isso mesmo, entrada à brasileira, boa definição! É uma das nossas dúvidas, deixámos assim porque poder-se-ia sempre usar mobiliário ou uma alteração no decurso da obra para criar um hall. Será revista, obrigado!
    A cobertura, relvada, será de uso esporádico, queremos apenas a parte do isolamento e privacidade.
    Não se acanhe que eu não sou fácil de aborrecer! E volto a agradecer os seus comentários!
    Pedro
      Versao final.png
  4.  # 4

    Caro Pedro

    Peço desculpa.. pensei que fosse o Arquitecto e já estava a “cascar”.
    As guardas corpos são aquilo que existe na varanda para não cair, e não devem ter uma configuração tipo “escada” como a que vejo representada nos desenhos..... para não se trepar! Fale disto ao Arquitecto que ele sabe do que falo!
    A cozinha deve ser pensada de modo a ter acesso directo á sala (zona refeições), mas também permitir acesso do exterior sem ter que passar pelas outras divisões (imagine que quer grelhar umas sardinhas no verão!) onde o vai fazer?
    E se tiver que ir á cozinha á noite (já de pijama) para ir buscar um copo de água e ainda houver amigos da família na sala ...... talvez fosse melhor pensar num acesso diferente!!
    A questão da entrada á brasileira é por não ter intimidade nenhuma... quando abre a porta de casa mostra a cozinha e o que se está a passar no seu sofá a todas as pessoas que estão a passar á frente do portão.
    Há um dos quartos (o de 10m2) que tem um configuração que acaba por ter tanto de hall de entrada do que de quarto...

    Se não resolver isto já não e resolve depois.... em obra vai pagar mais (projecto de alterações)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  5.  # 5

    Em relação à estética não comento,porque gostos são gostos....mas na verdade hoje em dia grande parte das pessoas opta por entrada directa para a sala, não consigo perceber muito bem a vantagem, a nãos ser que seja poupar a área do hall. Em contrapartida sobrecarregam a sala como uma zona de passagem muito grande. Eu colocaria um corredor na zona da entrada a separar a sala das restantes divisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  6.  # 6

    Sim, é verdade, mais uma boa razão, essa do pijama, para mudar a porta da cozinha.
    O quarto de 10 m2 vai ser o escritório, e vice-versa.
    O acesso directo da cozinha à sala incomoda-me por causa dos cheiros... Embirro com cheiros na sala! A casa está num terreno com quase 1500 m2, teremos uma zona exterior, longe da casa!, para grelhar.
    Mais uma vez, muito obrigado!
    Pedro
  7.  # 7

    Caro jorgferr

    Inicialmente tínhamos um hall rectangular, com um armário grande para colocar objectos de grande dimensão (carrinho de criança, etc.) e outro para guardar os apetrechos das visitas. Depois tentámos dar ao hall algo de diferente, seria circular com uma cúpula ou cilindro em cima... Até que ficou assim. Mas realmente tem (tal como a Rita Andrade) razão, o melhor é criar um hall independente.
    Muito obrigado!

    Pedro
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro GA casa está num terreno com quase 1500 m2, teremos uma zona exterior, longe da casa!, para grelhar.


    Uma boa razão para um acesso da cozinha directo para o exterior.
    E zona de lavandaria? onde vai tratar da roupa? na cozinha?
    Seja quarto seja escritório é um desperdício de área pois uns 3,5m2 são para ... entrada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  9.  # 9

    Esse é o calcanhar de Aquiles! A lavandaria fica debaixo das escadas, na cave, num buraco... A alternativa, para ficar no piso térreo, seria prescindir da despensa (integrando esta no mobiliário da cozinha).
    O acesso ao exterior será via porta única de entrada. Teremos um "kit" logístico apropriado na tal zona de esporádicos grelhados.
    O escritório acabou por ficar anguloso, graças à suite, mas dá para uma boa secretária e uma estante com os livros do ofício. Tem ainda um grande armário para colocar aqueles inúmeros dossiers que se acumulam desde a faculdade! É minimalista, é para trabalhar! Talvez ganhe uma janela mais comprida.
    Muito obrigado!
    Pedro
  10.  # 10

    Uma outra opinião. Cozinha com 12 m2 é cozinha de apartamento (e pequeno)....por outro lado a suite tem 17 m2 e depois tem um quarto com 10 m2, pequenito na minha opinião (mas se o trocar com o escritório sempre fica melhor). Claro que a casa depende da utilização que os donos lhe vão dar. Mas olhe que a sua mulher quando andar aos encontrões na cozinha num dia de mais movimento de pessoas vai reclamar da cozinha :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
    •  
      MRui
    • 8 julho 2010

     # 11

    Estou a achar estranho num lote com 1500m2 só poder construir 245m2. Qual o índice de construção permitido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro GEsse é o calcanhar de Aquiles! A lavandaria fica debaixo das escadas, na cave, num buraco... A alternativa, para ficar no piso térreo, seria prescindir da despensa (integrando esta no mobiliário da cozinha)


    Não me parece que só existe essa alternativa numa casa de raiz..num lote de 1500m2
    Espero que a pessoa que vá tratar da roupa tenha menos de 1,60m pois com a escada por cima não dá para mais! e passar a ferro?!? é também no mesmo sitio??! dobrar a roupa!? separa-la?!

    Não estou a dizer isto para aborrece-lo mas acho que há aqui muita coisa para resolver! ...isto não parece um projecto final .. mas inicial!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  12.  # 13

    Caro MRui,

    5% (por ser rústico ou agrícola ou os dois, ou algo assim) mas o terreno tem 5080 m2, dividido por uma estrada nacional (a parte de cima é REN, um pomar e muita natureza...), a parte de baixo é a que dá para construir (tem os tais 1500 m2). Segundo o pedido de informação prévia podemos implantar 160 m2 e construir 254 m2.

    Pedro
  13.  # 14

    e o que são aqueles corredores na cave? servem para o que? para além de acumular lixo com o vento ...
    Dá para 3 lavandarias!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  14.  # 15

    Esta discussão está a tentar-me encolher a IS social e a caixa das escadas de modo a que o corredor se aproxime entre meio metro a um metro da fachada. Assim o escritório-que-agora-é-quarto ficaria um pouco mais comprido, tal como a cozinha. Nesta a despensa rodaria 90 graus e ficaria na parede da sala, com a nova porta de entrada da cozinha no local onde agora se encontra a despensa. A despensa poderia chegar aos 4 m2 e transformar-se-ia em lavandaria, talvez com uma parede de tijolos de vidro para trazer claridade. E claro, colocaria um hall de entrada. A dar para o corredor ou para a sala...
    Muito obrigado!
    Pedro
  15.  # 16

    E se quiser levar alguém (no âmbito profissional ) ao seu escritório onde tem livros do ofício...tem que passar pela zona intima, pelos quartos??!!
    Quanto mais olho mais encontro!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  16.  # 17

    É verdade, Rita, mas não posso construir mais que 254 m2 (tenho já 270 m2!), esses corredores servem apenas para iluminar as escadas. Mais tarde talvez possa demolir a parede do corredor maior - informarei na altura da concepção destes detalhes que terá que ser uma parede passível de ser removida - e ampliar a sala da cave (e isolar a cozinha, não gosto de kitchenettes, aquilo dos cheiros...). O mesmo se pode dizer em relação às zonas rectangulares cinzento escuro, espero poder fazer duas grandes áreas daquilo, para máquinas e equipamento (águas pluviais para rega, sistema de geotermia, etc.) e uma oficina. E o escritório padece desse potencial defeito, pouco provável, mas, por outro lado, sempre dá para ir directo para a cama depois de uma noite de trabalho! Tem ainda a vantagem de não ser uma zona de descanso pelo que os ruídos associados à IS adjacente não serão críticos.
    Mais uma vez, não aborrece nada, faz-nos pensar e rever as nossas concepções.
    Obrigado!
    Pedro
    •  
      MRui
    • 8 julho 2010

     # 18

    Existe possibilidade de construção de anexos sem contarem para o índice de construção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
  17.  # 19

    Os possíveis anexos e arrecadações agrícolas (65 m2) estão integradas nessas áreas de implantação (já delimitada pela pessoa a quem comprei o terreno, 10 por 16 metros) e construção.
  18.  # 20

    Só estou a tentar ajudar antes do Pedro avançar.... porque me custa um pouco, ver as pessoas a investirem numa casa que não foi pensada!

    Para iluminar as escada há as claraboias... é que estes "corredores iluminação" vão sair caros e a luz não vai entrar ali!!! vai ser penumbra!

    Também vejo que a Sala e zona de refeições estão do lado Nascente.... tem luz de manhã quando esta a dormir.... mas quando vai fazer uma refeição .. o sol já foi para o lado dos quartos. E quando precisa de luz para fazer a barba de manhã a melhor luz está do lado da sala!!

    é tudo uma questão de organização e não de falta de áreas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G
 
0.0205 seg. NEW