Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Faz algum sentido o quadro eléctrico de uma habitação ter cerca de 40 dijuntores?
    Praticamente um para tomadas, um para iluminação por divisão?
  2.  # 2

é uma moradia?
  3.  # 3

sim, uma moradia.
    3 quartos, 3 WC, corredor, garagem, sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavandaria, arrumos e exterior.
  4.  # 4

O que disse o técnico responsável?
  5.  # 5

ainda não disse nada, ainda não falei com ele.
    eu como curioso estive a fazer os circuitos electricos e fiquei com esta dúvida, se faz sentido tanto circuito independente ou não.
  6.  # 6

boas

então pelo que percebi esses 40 circuitos foi um numero achado por si?

cpts
    kakai
    • eu
    • 9 julho 2010

# 7

Faz todo o sentido, porque aumenta o isolamento entre circuitos. Como os disjuntores e os fios são baratos, nem sequer fica muito mais caro.

Também deve criar várias zonas de diferente sensibilidade diferencial. Principalmente os WCs devem ter uma zona própria, com diferencial de alta sensibilidade (30 mA ou 10 mA).
  7.  # 8

Colocado por: kakaiboas

cpts
    kakai

Sim, foi um numero achado por mim.
    Tenho por principio tentar entender um bocado dos assuntos que tenho de pagar e não aceitar de animo leve ou à primeira as explicações ou soluções apresentadas.
    Estive a analisar o que queria em termos de tomadas, iluminação e este foi o número de circuitos independentes que achei ser conveniente.
  8.  # 9

Colocado por: euFaz todo o sentido, porque aumenta o isolamento entre circuitos. Como os disjuntores e os fios são baratos, nem sequer fica muito mais caro.

Também deve criar várias zonas de diferente sensibilidade diferencial. Principalmente os WCs devem ter uma zona própria, com diferencial de alta sensibilidade (30 mA ou 10 mA).

Para além dos WCs que outras zonas devem ter estes diferenciais? Será conveniente colocar por exemplo nos circuitos exteriores, que estão mais sujeitos a humidade?
  9.  # 10

Para além dos WCs que outras zonas devem ter estes diferenciais? Será conveniente colocar por exemplo nos circuitos exteriores, que estão mais sujeitos a humidade?

Diria fulcral, nomeadamente se forem pontos de luz no muro e/ou no chão ou relvado, ainda para mais se tiver sistema de rega....
    Saudações.
  10.  # 11

Colocado por: LuisPereira
    Colocado por: kakaiboas

cpts
    kakai

Sim, foi um numero achado por mim.
    Tenho por principio tentar entender um bocado dos assuntos que tenho de pagar e não aceitar de animo leve ou à primeira as explicações ou soluções apresentadas.
    Estive a analisar o que queria em termos de tomadas, iluminação e este foi o número de circuitos independentes que achei ser conveniente.

Boas

o numero de circuitos, tirando os circuitos que devido ao seu consumo teem que ser directos, tem um pouco a ver com a concepção da instalação, porque pode reduzir custos em circuitos que podem alimentar vários aparelhos ao mesmo tempo. Por isso estar a dizer-lhe se é muito ou pouco depende da instalação que quer construir, mas assim por alto está dentro da instalação para uma moradia normal.

cpts
    kakai
  11.  # 12

Quanto pagou por esse trabalho?
  12.  # 13

Instalações eléctricas quanto mais distribuição melhor. E um quadro por piso com os circuitos correspondentes e corte geral com protecção.

O meus site aqui
  13.  # 14

Colocado por: vasco tomeQuanto pagou por esse trabalho?

Não paguei, não está em execução e ainda nem projecto tem.
    Isto sou eu (curioso) a ver como posso ter a melhor solução.
  14.  # 15

Um disjuntor por tomada é um exagero.

Vai livrá-la de tossir depois de morta.
  15.  # 16

Colocado por: ParamonteUm disjuntor por tomada é um exagero.

Vai livrá-la de tossir depois de morta.

Não é um dijuntor por tomada mas sim por divisão.
    Será um por tomada no fogão electrico, máquinas de lavar, secar, frigorifico, etc.
    Nas divisões seria um dijuntor por divisão.
  16.  # 17

Máquinas 1 disjuntor por aparelho. Divisões - 1 disjuntor 10A para iluminação; 1 disjuntor 16A ou 20A para tomadas com máximo de 8 tomadas por disjuntor. Lógicamente, que se for por exemplo, uma suite, agrega-se tomadas e disjuntores para as duas divisões. Mas depende das necessidades de cada habitação.
  17.  # 18

Que tipo de iluminação (lâmpadas) podem ter regulação de intensidade (DIM)?
  18.  # 19

Em princípio apenas lâmpadas incandescentes podem ter regulação de intensidade.

No entanto li algures, há pouco tempo, q tinha sido lançada no mercado uma lâmpada nova de baixo consumo, c\ regulação de intensidade.
  19.  # 20

Colocado por: LuisPereiraQue tipo de iluminação (lâmpadas) podem ter regulação de intensidade (DIM)?

Quase todas, excepto lâmpadas de baixo consumo existindo no entanto uma lâmpada de baixo consumo que poderá emitir 100%-50%-0% consoante o accionamento do interruptor.

O meu site aqui

0.0181 seg. NEW