Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boas

    Mas o que interessa não é medir correctamente? Depois o orçamento é função do mercado, do empreiteiro, dos custos directos e percentagens, o que não tem grande ciência.

    Não concordo e passo a explicar:
    Não sou medidor orçamentista nem tenho os conhecimentos necessários para isso e por isso recorro ao serviço destes quando preciso. O que espero de quem me fornece o serviço?
    1 - Medição correcta das quantidades: devia ser pacífico e nem me passa pela cabeça que tenham de recorrer á net para isto (devo estar velho, mas acho que é conhecimento básico do ensino secundário)
    2 - Conhecimento do mercado a nível de fornecedores e preços, mão de obra, rendimentos, etc.: aqui a porca começa a torcer o rabo e, contrariamente à sua opinião, não é de todo um trabalho fácil que apenas necessite das páginas amarelas e um telefone.
    3 - Conhecimento dos métodos construtivos: a principal dificuldade. O principal defeito que encontro em certos trabalhos é o facto de certos trabalhos e materiais não serem sequer considerados por evidente desconhecimento da metodologia de construção.

    Boa sorte e espero que atinja os seus objectivos

    Cumps
    josé cardoso
  2.  # 62


    1 - Medição correcta das quantidades: devia ser pacífico e nem me passa pela cabeça que tenham de recorrer à net para isto (devo estar velho, mas acho que é conhecimento básico do ensino secundário)


    Não é recorrer à net para medir algo. Começo a ver que aqui é preciso cuidado quando escrevo alguma coisa!
    É quando um estagiário bloqueia por não saber uma fórmula de geometria. Mas com o tempo memoriza.
    Decerto o amigo José Cardoso aprendeu coisas no seu ensino secundário que se lhe fossem a perguntar hoje, ficaria a coçar a cabeça ou não?
    Ninguém fixou o volume de um cone à primeira! Eu agora nem o sei de cor, mas com uns minutos a deduzir formas chegaria lá. Ou então, "googlava" por "volume cone" e o amigo google encarregar-se-ia de me dar a fórmula em 5 segundos. Era a isso que me referia. As ferramentas existem é para ser usadas!

    2 - Conhecimento do mercado a nível de fornecedores e preços, mão de obra, rendimentos, etc.: aqui a porca começa a torcer o rabo e, contrariamente à sua opinião, não é de todo um trabalho fácil que apenas necessite das páginas amarelas e um telefone.
    3 - Conhecimento dos métodos construtivos: a principal dificuldade. O principal defeito que encontro em certos trabalhos é o facto de certos trabalhos e materiais não serem sequer considerados por evidente desconhecimento da metodologia de construção.


    Se ler a minha resposta anterior, eu não disse que era fácil, disse até que isso era a "ciência" (a parte de analisar o mercado e levantar preços).

    Cumprimentos.
  3.  # 63

    boas, sou novo neste forum e achei o tema interessante visto que acabei de tirar o curso profissional de medidor orçamentista e como aqui foi dito tenho noção que estou muito mais bem preparado para medir do que para orçamentar. ainda sou um jovem de 19 anos e claro que com pouca experiencia profissional mas se nao trabalhar ai é que nao ganho experiencia e ao longo do tempo vou me desligando do curso, por isso acho bastante importante dar oportunidade aos mais novos desde que estas tambem tenham vontade de aprender.
    cumps.
  4.  # 64

    Colocado por: andrebatistapor isso acho bastante importante dar oportunidade aos mais novos desde que estas tambem tenham vontade de aprender.

    Infelizmente o tempo que gastamos para ensinar alguém é tão grande e de resultados tão incertos, que actualmente muito gente não está disposta a isso.
  5.  # 65

    Bom Dia

    Na minha opinião, e pela experiencia que tenho tido junto de alguns Medidores Orçamentistas, que acabadinhos de sair do Forno do Cenfic passaram-me pelas mãos, diria que o grande problema é a falta de vontade em aprender, gosto de ensinar, mas ensinar as coisas 3 e 4 vezes, para dali a 2 semanas ter que estar a explicar tudo novamente ... é necessário uma grande dose de paciência, ainda para mais quando é nítido que eles não querem aprender, querem acabar o trabalho que estão a fazer para poderem ir para casa.

    Felizmente existem excepções, poucas mas existem.
  6.  # 66

    Sr. Paulo Correia, mas a parte do orçamentar não pode ser efectuada por uma aplicação informática?

    Sabendo todas as medições e os componentes para contruir uma parede, basta ter uma tabela com os produtos vs preços e está orçamentado ou estou redondamente enganado?
  7.  # 67

    Eu fiz o curso de medidor ornamentista, numa escola profissional em Ourém, foram 3 anos de curso, no qual tive alguns professores muitos bons na área técnica. é óbvio, como em tudo, que quando saímos do curso e vamos para uma empresa parece que "não sabemos nada" ... isto é o primeiro impacto. Mas depois vamos entrando na onda. Eu, por acaso, até me adaptei bem (empresa de obras de arte(pontes tuneis etc...), isto porque desde puto sempre andei nas obras, (empresa do pai) e em algumas realidades conseguia safar bem. Mas, é claro que tava td muito cru!... com o tempo vamos aprendendo, vamos ganhando calo...

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: andrebatistapor isso acho bastante importante dar oportunidade aos mais novos desde que estas tambem tenham vontade de aprender.

    Infelizmente o tempo que gastamos para ensinar alguém é tão grande e de resultados tão incertos, que actualmente muito gente não está disposta a isso.


    têm de dar oportunidade sim! ... nós precisamos dessa oportunidade, como se calhar voces tiveram. Se ninguem der, tamos feitos... :)

    Agora, na minha opinião, para a profissão de medidor-ornamentista ( que digo ja é muito mal renumerada, segundo alguns casos que sei), tem que se ter muito calo para ser bem desempenhada... porque temos de conseguir visualizar muitos campos ... por isso tem que nos ajudar tambem....
    Sei que os tempos tao dificeis, os custos do pessoal/empresa na podem ser "mal gastos" mas...

    Eu depois dos meses de estagio na empresa, fui trabalhar para a empresa do meu pai, no qual a função de medidor/orçamentista ficou um pouco ao lado. O movimento que o meu pai faz nao da para ter um medidor/orç. a tempo inteiro, entao virei me mais para o apoio em obra. Por isso é que venho aqui muitas vezes pedir a vossa ajuda, com o tempo houve algumas cenas que "esqueci..." :( infelizmente...

    comprimentos a todos.
  8.  # 68

    Colocado por: hfviegasSabendo todas as medições e os componentes para contruir uma parede, basta ter uma tabela com os produtos vs preços e está orçamentado ou estou redondamente enganado?

    Está a quilometras da verdade

    Colocado por: Nuno GuerreiroNa minha opinião, e pela experiencia que tenho tido junto de alguns Medidores Orçamentistas, que acabadinhos de sair do Forno do Cenfic passaram-me pelas mãos, diria que o grande problema é a falta de vontade em aprender, gosto de ensinar, mas ensinar as coisas 3 e 4 vezes, para dali a 2 semanas ter que estar a explicar tudo novamente ... é necessário uma grande dose de paciência, ainda para mais quando é nítido que eles não querem aprender, querem acabar o trabalho que estão a fazer para poderem ir para casa.

    Concordo inteiramente

    Colocado por: filipostêm de dar oportunidade sim! ... nós precisamos dessa oportunidade, como se calhar voces tiveram. Se ninguem der, tamos feitos... :)

    Pois estão, mas nem eu sou a Santa Casa da Misericórdia, nem sou nenhuma escola. As pessoas são contratadas para executarem um determinado trabalho de acordo com as credenciais que trazem e que lhes deu acesso a um posto de trabalho. Se não sabem o básico, voltam para a escola, que é lá que se ensina o básico que depois é desenvolvido na empresa.

    E quem lhe disse que a nós nos deram oportunidades de aprender? então não deram. Deram-me foi um projecto de 40000m2 (aço, betão e cofragem) para medir em 3 semanas e eu que me desenrascasse. Até chorei, não fazia a menor ideia por onde pegar e não havia net, nem fóruns, nada.
  9.  # 69

    não me venha la com coisas...quem é que sai da escola a conseguir desempenhar logo muito bem o papel...??! deve ser tão pouquinhos... temos sempre aquele tempo de adaptação...

    Depois existe aqueles que querem mesmo e seguem em frente e empenham-se para isso, e existem aqueles que não!!, não entendem nada nem querem entender, não fazem esforço para isso.
  10.  # 70

    Colocado por: filiposnão me venha la com coisas...quem é que sai da escola a conseguir desempenhar logo muito bem o papel...??! deve ser tão pouquinhos... temos sempre aquele tempo de adaptação...

    Mas há requisitos mínimos exigíveis, não?
    Tive alguns que apenas sabiam medir quadrados e rectângulos, nem um circulo, quanto mais uma cofragem de um pilar redondo. Não se trata de desempenhar muito bem, mas apenas desempenhar.

    O que se passa é que antigamente apenas as grandes empresas tinham esse tipo de profissões, e nessas, os departamentos são grandes e existe trabalho simples suficiente para dar trabalho a um estagiário. Nas empresas pequenas, não existe trabalho desse em quantidade e as lacunas na formação aparecem logo.

    E para ajudar à confusão, com as falências dos últimos anos, temos o mercado saturado de pessoas de gama baixa e média. ora se eu posso contratar um medidor de gama média por 900€, porque hei-de contratar um estagiário por 600€, que me vai demorar 1 ano (no mínimo) a produzir qualquer coisa de verdadeiramente útil?

    Se os novos trouxessem algo de novo Às empresas, porque a sua formação lho tinha dado, era uma coisa, agora se são um custo durante algum tempo, porque hei-de andar a pagar as asneiras da sua educação? Não foi tudo facilidades?
  11.  # 71

    Mas há requisitos mínimos exigíveis, não?
    Tive alguns que apenas sabiam medir quadrados e rectângulos, nem um circulo, quanto mais uma cofragem de um pilar redondo. Não se trata de desempenhar muito bem, mas apenas desempenhar.
    ?



    Concordo consigo e esse exemplo é mesmo grave ...
    Infelizmente é verdade e eu vejo isso em muito tipo de profissão... não ha interesse, apenas andam ali por andar...
    enfim...

    cá estão algumas para contrariar.... ahahah :)
    tou a brincar...
    :)
    Abraço
  12.  # 72

    Eu continuo com a mesma opinião medições são feitas pelos computadores, a unica coisa que temos de fazer é seleccionar o que queremos medir e introduzir os dados, a máquina faz o resto, ok não faz mal nenhum saber como é que se chega ao resultado mas não é impeditivo para uma medição.

    Mas é claro isto é um informático a falar, se eu fosse o tal estagiario construia logo uma aplicação com todos os tipos de medições depois era sempre a despachar.
  13.  # 73

    Colocado por: hfviegasMas é claro isto é um informático a falar, se eu fosse o tal estagiario construia logo uma aplicação com todos os tipos de medições depois era sempre a despachar.

    E não acha que já foi tentado? E já agora, essa máquina, não faz a aplicação também? :) assim ia-mos os dois para o desemprego

    Colocado por: filiposInfelizmente é verdade e eu vejo isso em muito tipo de profissão... não ha interesse, apenas andam ali por andar...

    Então, mais vale ir buscar alguém de meia idade que já tenha perdido o emprego. Já tem experiência e sabe que já não volta a ter outra oportunidade. Nem sabe o interesse que essas pessoas demonstram. Eu costumo dizer que filhos, tenho 3 e estou a criá-los sem a minha mulher. Chega-me e sobra-me. Não tomo conta de mais nenhum nem desmamo mais nenhum(a). Ou sabem ou vão a andar (melhor, nem entram)
  14.  # 74

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: hfviegasMas é claro isto é um informático a falar, se eu fosse o tal estagiario construia logo uma aplicação com todos os tipos de medições depois era sempre a despachar.

    E não acha que já foi tentado? E já agora, essa máquina, não faz a aplicação também? :) assim ia-mos os dois para o desemprego


    Ainda não mas com a evolução da intelegência artificial admire-se, por exemplo uma aplicação a sério era filmar o que queria medir pôr no programa selecionar as partes que queria medir e a aplicação devolve os resultados, ideias é que não faltam.
  15.  # 75

    Boa tarde. Chamo-me José Rodrigues, sou do Norte e pretendo tirar um Curso de Medidor Orçamentista. Só conheço uma instituição no Norte que dá cursos ao Sábado. Peço, por favor que alguém me elucide relativamente a esta questão: se existem mais instituições a dar esta formação e se o mercado está favorável para esta área. Obrigado.
  16.  # 76

    Sou medidor orcamentista estou disponivel para fazer trabalhos desde de casa. Mais informações para [email protected]
  17.  # 77

    Utiliza a unidade ml?

    Colocado por: S1979Sou medidor orcamentista estou disponivel para fazer trabalhos desde de casa. Mais informações para [email protected]


    ;)
 
0.0280 seg. NEW