Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Decidi iniciar um novo tópico pela dúvida que tenho em relação à continuação do uso de gás como meio de aquecimento em Portugal. Tenho visto que por exemplo na Alemanha, praticamente so utilizam o sistema eléctrico como meio de aquecimento dos tipos de energia não renováveis. As vantagens são óbvias, acima de tudo penso que não há tantos riscos, como o caso duma fuga de gás. A pergunta é então: Será que o gás continua a ser uma grande vantagem em relação à electricidade como meio de aquecimento? falando em termos de preço não será já hoje o gás mais caro do que a electricidade?
  2.  # 2

    Na alemanha especificamente não sei , mas que a europa usa muito gas (que alias vem da russia... quando vem...)
    para aquecimento. Por isso não deve ser uma solução tão má assim.
    Eu pessoalmente, ninguem me tira um fogão a gas, tenho tambem uma caldeira para apoio dos paineis solares, mas que pouco tem de funcionar, e o aquecimento da minha casa esta a cargo de AC.
  3.  # 3

    O gás é mais barato. Por isso também quase toda a gente cozinha a gás (mesmo na Alemanha).

    É claro que o preço tem muita a ver com tarifas e taxas e disponibilidades e impostos.

    O aquecimento a electricidade fica mais barato só se usares termo-acumuladores e os alimentares através de um contrato multi-horário onde o preço diferente consoante a hora (nem todos os operadores disponibilizam esse tipo de tarifas, penso eu). Mas isso tem custos e em Portugal, onde raramente faz frio a sério, é um investimento manhoso.

    E Portugal tem um défice tarifário da electricidade que os consumidores vão ter de pagar, mais cedo ou mais tarde, a não ser que se descubra petróleo no beato.

    É um problema parecido com os carros eléctricos. O "combustível" sai mais barato até algum governo começar a taxar o watt hora para automóveis de um modo semelhante ao que taxa o litro de gasolina par os mesmos, o que poderá ter a sua lógica, mas vai deixar os donos dos carros eléctricos à beira de um ataque de nervos.

    Só os meus 0.02 euro

    José Simões
 
0.0091 seg. NEW