Iniciar sessão ou registar-se
    • cm.
    • 9 julho 2010

# 1

Bom dia ,

ser fiador obriga pagar uma divida de outros mesmo sem tendo condições para tal ?
    Aceitei ser fiador de uns primos meus há uns anos atrás . Deixaram de pagar a prestação ao banco durante 3 anos e fugiram para o estrangeiro. Neste momento não sei do paradeiro deles e a divida foi-se acumulando .
    neste momento encontro-me com a minha casa penhorada, e com o meu ordenado e o ordenado do meu marido tbm penhorados . Tenho duas filhas menores, ambas na escola e estou numa situação de limites pois com o ordenado mínimo ao final do mês e com a casa hipotecada não me dão possibilidades de garantir o total bem estar das minhas filhas e da minha família. Apesar disto nao tenho direito a subsídio escolar.
    o processo já esta entregue ao meu advogado e ele tem tentado estabelecer um acordo com a cgd para que perdoe os juros de forma a eu poder pagar a divida, no entanto o pedido já foi feito há mais de 3 meses e apesar da insistência do advogado a cgd nunca dá uma resposta !
    como se nao bastasse a cgd obriga-me tbm a pagar as despesas deles ao levantarem o processo ao tribunal !
    sou obrigada a pagar isto , é legal ?
    nesta situação o banco não é obrigado a dar uma resposta ?
    o que posso mais fazer para resolver esta situação ?

agradecia sugestoes ,
    obrigada
  1.  # 2

boa noite

Infelizmente isso ocorre muitas vezes, e por mais que custe ouvir é legal... e na pratica é para isso que serve os fiadores...

mas se já tem o caso entregue a um advogado ele melhor que ninguém lhe explica isso...

As pessoas não medem a responsabilidade de ser fiador... e infelizmente acaba sempre nisto... e com vidas estragadas... ao ser fiador esta a assumir a divida perante o banco... e o banco tem poder para cobrar essa divida assim como para imputar todos os custos recorrentes do processo ao fiador.. um acordo com o banco pode atenuar a divida... mas ele tem a faca e o queijo na mão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cm.
    • cm.
    • 10 julho 2010

# 3

O advogado já esta a tentar fazer uma acordo com o banco no entanto ele nunca da uma resposta e já anda nisto há mais de três meses .
    não há nada que eu possa fazer para que o tribunal me de algum apoio , como escolar para as minhas filhas ?
  2.  # 4

O advogado já esta a tentar fazer uma acordo com o banco no entanto ele nunca da uma resposta e já anda nisto há mais de três meses .
    não há nada que eu possa fazer para que o tribunal me de algum apoio , como escolar para as minhas filhas ?

Relativamente a essa questão isso já não tem a ver com o processo... é uma questão à parte... isso pode procurar outros tipos de apoios, segurança social etc... agora relativamente ao processo com o banco essa questão para eles não lhes diz nada.. pois para eles o objectivo e cobrar a divida e você ao se tornar fiador assumiu perante o banco que caso o seu primo deixa-se de pagar você assumiria a divida... agora vai ter de paga-la... e injusto para si mas a figura de fiador e mesmo para estas situações...
  3.  # 5

Colocado por: costa3333

Relativamente a essa questão isso já não tem a ver com o processo... é uma questão à parte... isso pode procurar outros tipos de apoios, segurança social etc... agora relativamente ao processo com o banco essa questão para eles não lhes diz nada.. pois para eles o objectivo e cobrar a divida e você ao se tornar fiador assumiu perante o banco que caso o seu primo deixa-se de pagar você assumiria a divida... agora vai ter de paga-la... e injusto para si mas a figura de fiador e mesmo para estas situações...

Isto lança-me aqui uma dúvida...sem saber de leis, à primeira vista se fiador pagar o que falta do imóvel tem direito a ficar com o mesmo?
    • cm.
    • 11 julho 2010

# 6

Colocado por: jorgferr

Isto lança-me aqui uma dúvida...sem saber de leis, à primeira vista se fiador pagar o que falta do imóvel tem direito a ficar com o mesmo?

poder pode desde que o imovel ja pertença ao tribunal .
  4.  # 7

cm.

O tribunal nunca fica com imóvel nenhum....

jorgferr
    Não, o fiador só paga. O imóvel será do proprietário, ou no caso de ser penhorado e vendido em hasta pública será de quem o comprar.
  5.  # 8

Então ao fiador mais vale que seja vendido em hasta pública.....
    •  
      FD
    • 13 julho 2010

# 9

O fiador apenas tem o direito de regresso ou seja, de cobrar ao devedor o que teve de pagar por causa do seu incumprimento.
  6.  # 10

Colocado por: FDO fiador apenas tem o direito de regresso ou seja, de cobrar ao devedor o que teve de pagar por causa do seu incumprimento.

Nem o FD acredita nisso.... LOL
  7.  # 11

Colocado por: jorgferrEntão ao fiador mais vale que seja vendido em hasta pública.....

Sim, o problema é que tem de suportar muitos custos até chegar aí... Mas numa situação limite sim.
    • cm.
    • 15 julho 2010

# 12

Colocado por: PBarata
    Colocado por: jorgferrEntão ao fiador mais vale que seja vendido em hasta pública.....

Sim, o problema é que tem de suportar muitos custos até chegar aí... Mas numa situação limite sim.

o maior problema é caso o apartamento seja vendido em hasta publica por um preço inferior ao da divida , sendo assim terei de pagar o que falta . :|
  8.  # 13

Colocado por: cm.

o maior problema é caso o apartamento seja vendido em hasta publica por um preço inferior ao da divida , sendo assim terei de pagar o que falta . :|

Mas os anteriores donos ja devem ter pago uma parte da divida....por isso esperemos que a venda do imovel de para pagar o que deve.
    • cm.
    • 15 julho 2010

# 14

Sim jorgferr, mas a divida esta muito alta pois estiveram sem pagar durante 3 anos e os juros foram-se acumulando
  9.  # 15

Colocado por: cm.Sim jorgferr, mas a divida esta muito alta pois estiveram sem pagar durante 3 anos e os juros foram-se acumulando

Não há dúvida que é uma situação muito chata mesmo. Uma coisa lhe digo, se nos últimos anos fosse obrigatorio haver fiadores não se tinham feito 1/4 dos emprèstimos que se fizeram para compra de casa.
  10.  # 16

Colocado por: cm.

Pois tem razão.
    Mas repare se o proprietário não pagar, o fiador terá de pagar TUDO.
    Situação 1 - O fiador não deixa ir para hasta pública e paga.
    Resultado: Pagou o empréstimo todo e não tem nada em nome dele. O proprietário e o banco agradecem. :P

Situação 2 O fiador deixa ir para hasta pública.
    Resultado: Paga apenas a parte do empréstimo que a venda não cobriu. Dentro da desgraça sempre poupa algum.
    • cm.
    • 22 julho 2010

# 17

Pois tem razão.
    Mas repare se o proprietário não pagar, o fiador terá de pagar TUDO.
    Situação 1 - O fiador não deixa ir para hasta pública e paga.
    Resultado: Pagou o empréstimo todo e não tem nada em nome dele. O proprietário e o banco agradecem. :P

Situação 2 O fiador deixa ir para hasta pública.
    Resultado: Paga apenas a parte do empréstimo que a venda não cobriu. Dentro da desgraça sempre poupa algum.
    • cm.
    • 22 julho 2010

# 18

é preferivel a situaçao 2 ! mas o apartamento sendo colocado em hasta publica é vendido , inicialmente como tentativa , pelo preço da divida certo ?
  11.  # 19

Colocado por: cm.é preferivel a situaçao 2 ! mas o apartamento sendo colocado em hasta publica é vendido , inicialmente como tentativa , pelo preço da divida certo ?

Errado. É posto à venda por 70% do valor da avaliação.
  12.  # 20

Talvez a venda da casa dê dinheiro suficiente para pagar a dívida ao banco e ainda devolver-lhe o dinheiro dispendido. Tem ideia da % do valor que já foi pago? Boa sorte. :(

0.0145 seg. NEW