Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

necessito de construir um muro ou uma paliçada para suporte de terras num terreno junta a casa.
    não sei muito bem a quem recorrer e o que colocar.
    procurei na net muros de gabioes, muralha de pedra, alvenaria, betão...
    enfim, o que quero é um muro que numa ponta deverá ter cerca de 3 metros de altura e na outra apenas 1 metro e que suporte terras.
    alguém me pode ajudar ou indicar o que fazer ou quem poderá construir?
    sou da zona de Loures/Lisboa.
    Obrigado
  2.  # 2

Boas

Provavelmente o mais prático será um muro de betão armado. Consulte um técnico (engenheiro, por exemplo) que vá ao local avaliar a situação e que faça o projecto do muro. Com o projecto, consulte empreiteiros da zona.

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Eu construi recentemente um muro desses e o técnico fez o projecto de execução.

Muro com 25cm de espessura, malha dupla de ferro de 12mm afastado a 20cm.
    Sapata em T (invertido) cpom 1,50mx0,50m em todo o comprimento do muro e executada com malha simples de ferro de 12mm.
  4.  # 4

Deve consultar um técnico independente. Qualquer das soluções pode ser possível. Mas isso depende de vários factores, como por exemplo a topografia do terreno, as suas características e outras. A Internet é óptima para procurarmos quando sabemos o que queremos. A Internet não vai ao terreno. E é junto do pano que se talha a obra.
  5.  # 5

Colocado por: vasco tomeEu construi recentemente um muro desses e o técnico fez o projecto de execução.

Muro com 25cm de espessura, malha dupla de ferro de 12mm afastado a 20cm.
    Sapata em T (invertido) cpom 1,50mx0,50m em todo o comprimento do muro e executada com malha simples de ferro de 12mm.

Com 25cm de largura, quanto ficou o m2?
  6.  # 6

Boas

Atenção que a sapata em T invertido só pode ser usada se o terreno for do mesmo proprietário de ambos os lados do muro. Se não for o caso - muro de vedação, por exemplo - a sapata terá de ter a forma de L e a solução é mais onerosa.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

Bem visto amigo j cardoso, que era o que se passava no meu caso.

Mas devemos sempre recorrer a um tecnico, mesmo quando os clientes dizem para fazer quer não tem problema.
    Pode não ter problema agora, mas quando acontecer a responsabilidade é totalmente sua.
    • Itsme
    • 11 julho 2010 editado

# 8

necessito de construir um muro ou uma paliçada para suporte de terras num terreno junta a casa.
    não sei muito bem a quem recorrer e o que colocar

Pode não parecer mas esses muros de suporte de terras têm de ser muito bem calculados e feitos por gente que sabe do assunto. Nunca me vou esquecer do enorme muro de betão que, quando era criança, uma prima minha construiu para suportar a terra da encosta que ficava atrás de casa. Num dia de inverno desabou, porque a água não escoou na parte de trás e a terra de argila terá inchado. Caiu em bloco, (deitadinho e inteiro) matou-lhe as galinhas e só não a matou a ela por sorte. São um perigo!....
  8.  # 9

Olá
    Também necessito de construir um muro para sustentação de terras, o problema é que este muro separa o meu terreno de um rio. Tem por comprimento 22m e de altura 1,5m. Qual acham que deve ser a melhor opção de construção?
  9.  # 10

Boas

... o problema é que este muro separa o meu terreno de um rio

Por isso mesmo acho que é fundamental analisar a situação no local. Deve arranjar um técnico e levá-lo ao local.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 11

Mas um técnico de k género, arquitecto, empreiteiro?
  11.  # 12

Boas

Um técnico de estruturas: engenheiro.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

Bem falando sem conhecer as caracteristicas da situação, eu cá se tivesse um terreno que é margem de um rio, se ele não fosse poluido, não fazia muro nenhum ou seja havia de arranjar maneira de suavizar a pendente de forma a aceder á agua.

0.0146 seg. NEW