Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos...

Estou divorciado legalmente a 7 anos a minha casa ficou para a minha ex. esposa mas só este ano e que ela foi ao notário registar a escritura de partilhas.
    Mas já não paga a renda de casa á vários anos e o banco não aceitou que eu retira-se o meu nome da casa porque ela não tem condições de pedir um novo empréstimo por isso ainda me encontro agregado a casa.
    Este facto de não pagar a renda ja tomou proporções drasticas,
    Ela nunca quis saber de cartas do banco e este processo já se encontra nos advogados do banco.
    Como posso eu resolver este caso sem ter de pagar um sentimos ao banco??
    Entrega-se a casa ao banco e se tiver de pagar alguma coisa posso deixar que seja tribunal a retirar a casa?
    Ela tanto diz que quer entregar a casa como a quer vender mas o valor da divida a esta muito alta nem as avaliações cobrem o alor da divida.

Se alguém me poder ajudar o meu obrigado
    • jsim
    • 11 julho 2010

# 2

Conheço um caso muito semelhante, passado com um amigo próximo, mas já à uns 10 anos. A cada era uma vivenda não muito grande perto de Lisboa e com um nadinha de terreno à volta. Digamos divórcio à 12 anos, ela fica com a casa, ou pelo menos com direito de habitação, 2 anos depois estava a 1 passo de ser despejada, por alguma variedade de incumprimentos.

Esse meu amigo que até gostava da casa (tinha-a reconstruído anteriormente) e até sei que não tinha muita liquidez na altura foi falar com o banco (note-se que o valor da casa nessa altura não seria talvez muito maior que a dívida, devido aos incomprimentos)

Não sei os termos legais, mas ao fim de algum tempo (não muito) a coisa ficou assim

Ele ficou único proprietário único da casa (que esteva já um pouco degradada) e com uma dívida no banco assim como um plano de pagamento dessa dívida razoavelmente alargada no tempo.

Diz ele que basicamente o novo empréstico cobriu o valor em dívida existente + as prestações não pagas, com alguma penalização muito moderada. Aliás ele pediu para incluir um nadinha mais para fazer algumas obras urgentes e deram-lhe.

Portanto o conselho que eu dou é fala abertamento com o banco. Os bancos não gostam nada de ficar com casas.

José Simões
  2.  # 3

Obrigado por ter respondido jsim

So que eu ja não vivo na casa e nem a quero so me interessa livrar-me da casa... sem ter de pagar nada ...apesar da minha ex pensar o mesmo..ela ja nao tem solução perante o banco o banco disse-lhe que nao tem condições para suportar uma renda.. mas enfim sou eu o projudicado no meio disto tudo vários anos no banco de Portugal e ela sempre a enrolar-me mas
  3.  # 4

o meu ex marido deixou de pagar a casa ao banco,gostaria de saber se o meu ordenado vai ser penhorado,uma vez que a casa também esta no meu nome.Também gostaria de saber se tenho que ir a tribunal no caso de não pagarmos a divida,e o que acontece se não comparecer em tribunal?
    Obrigada é urgente
    •  
      FD
    • 12 julho 2010

# 5

Colocado por: Miguel71Como posso eu resolver este caso sem ter de pagar um sentimos ao banco??
    Entrega-se a casa ao banco e se tiver de pagar alguma coisa posso deixar que seja tribunal a retirar a casa?
    Ela tanto diz que quer entregar a casa como a quer vender mas o valor da divida a esta muito alta nem as avaliações cobrem o alor da divida.

O empréstimo no banco ainda está em seu nome?
    •  
      FD
    • 12 julho 2010

# 6

Colocado por: micasso meu ex marido deixou de pagar a casa ao banco,gostaria de saber se o meu ordenado vai ser penhorado,uma vez que a casa também esta no meu nome.Também gostaria de saber se tenho que ir a tribunal no caso de não pagarmos a divida,e o que acontece se não comparecer em tribunal?

Se o seu ordenado vai ou não ser penhorado depende do que o banco queira fazer.
    O banco pode "optar" por penhorar o salário e/ou outros bens ou por ficar com a casa. Tudo depende dos valores em dívida. É complicado dizer seja o que for só com os dados que faculta.
  4.  # 7

Obrigado FD
    o empréstimo ainda esta em meu nome porque o banco não aceitou que o nome fosse retirado mesmo depois de ser feita a escritura de partilhas.
    •  
      FD
    • 12 julho 2010

# 8

Então, para todos os efeitos ainda é comproprietária com tudo o que daí advém (dívidas).
    É por isso que nestes casos o melhor, sempre, é vender o bem imediatamente.
    Tem que contactar um advogado, o mais depressa possível. Se não tiver dinheiro para um, deve contactar a segurança social para pedir apoio jurídico.

0.0101 seg. NEW