Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias/tardes (ainda não almocei), este é o meu primeiro post, e prende-se com a necessidade de ouvir conselhos sobre um detalhe onde não pretendo facilitar de forma alguma.

Pequena introdução. Chamo-me Hugo e resido na margem sul. Trabalho na capital na área das Tecnologias de Informação. Estou nos meus 20's e tomei a decisão de comprar um apartamento. Até agora correu tudo bem, o crédito foi aprovado, a avaliação foi bastante positiva portanto siga a marinha.

Após celebração da escritura ( a acontecer, como se planeia, num futuro muito próximo ), terei a oportunidade de reparar/apontar/exigir alguns pormenores de acabamentos que poderão fazer alguma diferença no aspecto final do apartamento.

O dito cujo encontra-se terminado e não existe muito espaço ( nenhum ) para alterações de maior, além da lavagem do piso das divisões (mosaico e flutuante), que se encontram com alguns detritos próprios dos trabalhos de acabamentos, não tem muito por onde pegar. No entanto, segundo fui informado, após celebração do contrato terei a oportunidade de me encontrar com alguém da construtora, responsável pela parte dos acabamentos para apontar algum tipo de imperfeição ou pormenor que falte na casa e deseje que seja revisto.

Dada a minha falta de experiência há coisas que são óbvias ( ou não ), nomeadamente a cobertura das banheiras, onde sem as quais seria impraticável tomar um duche por motivos óbvios. Será um dos pontos que vou apontar.

Não hesitem em apontar as coisas mais picuinhas de que se lembrem, não sou propriamente um perfeccionista mas se tiver direito a elas não vou abdicar, especialmente por ignorância!

Bem, vou almoçar que estou esfomeado.
  2.  # 2

Bem, o que me leva a dizer apenas uma frase é:

não se fique pelas promessas, queira tudo por escrito e só assim poderas ter a certesa que irão cumprir ( ou pelo menos tens como provar as promessas )
  3.  # 3

Um conselho,

Tenha o mapa de acabamentos, (normalmente o construtor apenas dá "de boca") verifique o que consta.

Se pretender algo mais que não conste, exija pronto antes da escritura. Depois, esqueça. A única forma de pressionar é antes de ter pago.

Parabéns e felicidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eurib0r
  4.  # 4

Colocado por: Filip3Um conselho,

Tenha o mapa de acabamentos, (normalmente o construtor apenas dá "de boca") verifique o que consta.

Se pretender algo mais que não conste, exija pronto antes da escritura. Depois, esqueça. A única forma de pressionar é antes de ter pago.

Parabéns e felicidades.

Bem, isso faz todo o sentido, de facto desconhecia a existência desse tipo de documento, vou já tratar de pedir o dito cujo, provavelmente a imobiliária até vai alegar desconhecimento do mesmo mas vou insistir.

De qualquer das formas a sugestão mantém-se, certamente que com a experiência nesta área da vida o olho crítico começa a ganhar mais força, algo que não possuo de momento, aguardo mais sugestões, de preferência especificas a determinado detalhe.
  5.  # 5

pesquise por FTH ( ficha técnica da habitação) é o B.I. da sua futura casa e o construtor/ promotor é obrigado a fornece-la.
  6.  # 6

Guarde esse documento, futuramente pode ser útil, seja com defeitos de construção, seja com defeitos dos materiais.

Normalmente o construtor tem:
    Indica desde pormenores como caldeira, janelas (marca e modelo), etc... referentes á sua habitação, bem como equipamentos comuns, parabólicas, portões (marca, modelo se eléctricos ou não.).

Futuramente, caso tenha que accionar a garantia, tem prova do que comprou.

Até á escritura, fazem-lhe tudo, depois... é que são elas!
    •  
      FD
    • 12 julho 2010 editado

# 7

O mais importante já foi dito: a fazer/corrigir alguma coisa é antes da escritura.
    E acautele no Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), se ainda não o fez, a possibilidade de protelar a escritura na eventualidade de haver problemas com a casa.

E muito cuidado: disfarçar não é o mesmo que corrigir.
    Exemplo: parede apresenta bolhas (salitre). Disfarçar é raspar e pintar por cima. Corrigir é (no mínimo) picar a parede até ao tijolo, rebocar, estucar e pintar.

Tire algum tempo e se possível, contrate os fornecimentos dos serviços básicos antes da escritura (acho que é possível com apresentação do CPCV) e experimente tudo na casa: água, luz e gás.
    Experimente os estores, as janelas, os electrodomésticos, as portas, os roupeiros, tudo.
    Só assim ficará a saber se está tudo a funcionar e em condições.
  7.  # 8

Obrigado pelas participações!

Bem, em princípio não terei problemas, a construtora tem sido impecável ( até darem razões em contrário ).

Quanto a ficha técnica o que me foi transmitido é que só poderei ter acesso à mesma após a escritura, suponho que não será a melhor forma de validar este tipo de pormenores.
  8.  # 9

Colocado por: eurib0rObrigado pelas participações!

Bem, em princípio não terei problemas, a construtora tem sido impecável ( até darem razões em contrário ).

Quanto a ficha técnica o que me foi transmitido é que só poderei ter acesso à mesma após a escritura, suponho que não será a melhor forma de validar este tipo de pormenores.

Cuidado, vai comprar algo sem saber as especificações!

0.0135 seg. NEW