Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Estou a remodelar uma casa e numa das salas pretendo colocar uma TV LCD directamente na parede por cima de uma lareira dupla face. Somente a face contrária será aberta para limpar ou colocar lenha e o tubo de extracção de fumo/calor irá irá estar separado da TV por uma parede de 13cm.
    A minha dúvida é saber se há possibilidade da TV ou algum dos cabos de ligação poder ser prejudicada pelo calor.

    Agradeço os comentários
  2.  # 2

    Há, e os seus olhos também.
  3.  # 3

    :)

    Mais importante que os cabos, são os seus olhos... Se vai ver televisão sentado, o Ecrã deve estar à mesma altura que os seus olhos. Evitar estar a olhar para cima/baixo!

    Coisas da Casa
  4.  # 4

    Bom Dia
    Deixo algumas reflexões .............

    Considere a influência da luminosidade da lareira na imagem do LCD.

    A lareira liberta calor que poderá afectar o LCD. As "ondas" de calor podem também distorcer a imagem.

    Estou a pensar uma situação idêntica só que vou colocar a TV ao lado da lareira.

    Almeida
  5.  # 5

    O calor sobe.
    Aparelhos electrónicos ao pé de fontes de calor não é de todo boa ideia.
  6.  # 6

    Ola boa tarde

    Pelo que vejo os comentários não são muito favoráveis á minha ideia inicial :)
    em relação à visão o LCD ficaria a cerca de 1,1m de altura pelo que não me parece ser grande problema, mas parece-me que terei de tentar isolar bem o LCD do calor, alguém tem alguma ideia para fazer isso (mantendo o LCD por cima da lareira)?

    obrigado pelos comentários
    • eu
    • 13 julho 2010

     # 7

    Olá,

    Eu vou avançar com uma ideia semelhante, ver: https://forumdacasa.com/discussion/7292/tv-embutida-na-lareira-ideia-maluca-ou-nem-por-isso/

    Daqui a três meses já lhe digo se funciona...
  7.  # 8

    Pelo que vejo os comentários não são muito favoráveis á minha ideia inicial :)


    Olá v_pinto

    Sim, essa é uma ideia pouco favorável para ter apoio. Por várias razões.

    Do ponto de vista da construção, a colocação de uma TV pendurada num chapéu de uma lareira, implica um reforço significativo dessa estrutura. Considerando que a maioria dos chapéus das lareiras são construídos com pladur, isso dificulta a fixação, sendo necessário colocar uma estrutura de metal pelo interior. Essa estrutura deve ser mais sólida e resistente que a estrutura de fixação do pladur.
    Além disso, terá que prever a passagem de cablagens pelo interior do chapéu da lareira. Além das passagens de electricidade, terá que passar cabos de rede e de antena. Claro que existem imensas soluções de isolamento para isolar os cabos, bem como a estrutura de metal que vai estar fixa à TV, apenas terá que escolher bom material e ter boa execução.

    Posteriormente, deverá pensar no sistema de fixação à parede. Não são poucos os casos de pessoas que penduram TVs na parede e depois descobrem que as ligações (Scart, HDMI, USB, etc) são perpendiculares à TV. Ora, nem todas as estruturas nem todas as TVs foram pensadas para isso. É frequente encontrar casos de pessoas que penduram as TVs na parede e descobrem que não conseguem ligar cabos às saídas que estão nas costas do ecrã.

    Se isto é problemático, claro que não. Existem imensas soluções para fazer o que quer.

    Quanto à TV, deverá pensar numa coisa. LCD, tem um ângulo de visão muito reduzido! :) A "melhor" imagem consegue-se ter a partir um plano paralelo ao do ecrã. Portanto, estar a ver tv para cima, para baixo, ou para o lado, num LCD é perder qualidade de imagem...
    A televisão (pelo menos a minha), não vive isolada. Tem sempre uma série de pequenos electrodomésticos com as quais interage. No meu caso, leitor de DVD, PS2, máquina fotográfica e antena interior... Mas faltam o amplificador, a caixabox do canal de TV, a Wii, o teclado, a câmara para usar o Skipe, etc, etc, etc... Tudo isto, infelizmente, necessita de fios, que são ligados e desligados aquando a sua utilização. Imagine a utilização que dá à televisão e pense na quantidade de vezes que vai precisar de ligar outros dispositivos. E imagine esses fios esticados em frente ao recuperador nas noites de inverno...

    Como deve ter percebido, eu não sou nada fã dessa ideia de TV por cima da lareira. Primeiro, vai contra a qualidade de imagem que eu quero ter. Segundo, acho pouco funcional. Se é bonito ou não, cada um tem os seus gostos e reservo a minha opinião para mim. :)

    Coisas da Casa
  8.  # 9

    aqui fica uma ideia.
      SP_A0238.jpg
  9.  # 10

    Muitas pessoas que vêm aqui pedir opinião para fazer isto e aquilo, na verdade já decidiram há muito tempo o que vão fazer, apenas vêm ao forum para tentar validar a sua ideia. E se receberem respostas desfavoráveis, ignoram-nas e pensam "que não há-de ser tão mau como isso".

    Mesmo esquecendo a saúde do LCD por cima de uma lareira, pense na saúde dos seus olhos, pois ver televisão com o aparelho acima da linha dos olhos, por pouco que seja, FAZ MAL À ViSTA.

    Mas o problema é seu!!
    • eu
    • 13 julho 2010 editado

     # 11

    Colocado por: Paramonte
    pois ver televisão com o aparelho acima da linha dos olhos, por pouco que seja, FAZ MAL À ViSTA.


    Nestes casos, qual é exactamente o problema que afecta a visão?
  10.  # 12

    Ver Televisão e leitura devem ser feitos c\ os olhos na posição de descanço: ligeiramente a olhar para baixo.

    Se estiver a olhar para cima está a usar continuamente certos músculos dos olhos---dá olhos cansados prematuramente.
  11.  # 13

    E qual será o interesse/prazer, de estar a ver uma imagem na posição em que a sua qualidade é reduzida. Ou ver um filme "escuro" com a luz dá lenha a queimar por debaixo.........

    Lá está, é uma opção estética. Nem funcional nem para quem gosta de ver boa imagem......
  12.  # 14

    Eu nem falei da questão funcional ou de saúde para os olhos. Só pensei mesmo na saúde do LCD lololol, que não há-de ser muita com uma fonte de calor a ir na sua direcção.

    Mas realmente há uma série de contras. Mas são contras que muitas pessoas não dão importância.

    Quanto à estética, que parece ser o que as pessoas ligam mais nestas situações, nem acho que fique bem. Prefiro ter a TV num módulo de armários bonito.

    Ou então como neste projecto, que eu acho simplesmente divinal, tudo o que é fios, encontra-se por trás da parede falsa:

    1
    2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Socris, RC | ARQ
  13.  # 15

    Nesse projecto existem duas coisas q na minha opinião podem ser melhoradas:

    1. O aparelho de televisão está ainda demasiado alto.
    2. os focos luminosos não estão correctamente posicionados pois podem fazer encadeamento. A luz para ver televisão deve vir detrás.
  14.  # 16

    Dessa imagem, gosto muito do Kuro... Isso sim, é de topo!!!

    NOTA: Vejam nos projectos de Home Cinema quantos estão por cima da lareira....
  15.  # 17

    Colocado por: ParamonteNesse projecto existem duas coisas q na minha opinião podem ser melhoradas:

    1. O aparelho de televisão está ainda demasiado alto.
    2. os focos luminosos não estão correctamente posicionados pois podem fazer encadeamento. A luz para ver televisão deve vir detrás.


    Tem razão nesses aspectos. O que eu menos gosto é da iluminação, principalmente daqueles 2 focos. Por mim tirava-os de lá.
    Mas no geral está um projecto muito bom.
 
0.0207 seg. NEW