Iniciar sessão ou registar-se
    • xoana
    • 12 julho 2010 editado

     # 1

    Para quem entende zero do assunto....
    Para futura instalação de paineis solares, nas canalizações que vão desde o acumulador de água até ao esquentador... Na moradia que estamos a construir já está instalado um tubo multicamada de 20 (aprox), mas falaram-me que deveria ser de inox, por ser mais resistente e durável...... a pergunta é: valerá a pena fazer agora a substituição das tubagens?
    Obrigado desde já a quem se diponibilizar a esclarecer-me!
  1.  # 2

    Boa Tarde Xoana

    Para uma instalação de painéis solares deve-se utilizar tubos metálicos; cobre de preferência e também se pode utilizar o inox porque sendo metálicos têem boa condutibilidade térmica mas pode deixar o tubo multicamada que não tem problema algum contudo recomendo uma introdução de uma válvula termostática antes do inicio do tubo de multicamada e a razão é simples: o tubo multicamada só permite temperaturas até 90 graus e o sistema em determinadas alturas pode ultrapassar estes valores, basta entrar em estagnação(em alturas de menos consumo) por isso para não ter dissabores com o multicamada regule a válvula termostática para os 60 graus.

    Cumprimentos
  2.  # 3

    Obrigado!
    Espero não me vir a arrepender...é que a substituição soa-me a caos em casa!!! :)
  3.  # 4

    Colocado por: ACostaSolarbasta entrar em estagnação(em alturas de menos consumo) por isso para não ter dissabores com o multicamada regule a válvula termostática para os 60 graus.


    se estiver em estagnação que vai adiantar a válvula termostatica??
  4.  # 5

    ou seja...devia mesmo ponderar (para amanhã) a alteração para inox/cobre...certo?
  5.  # 6

    se estiver em estagnação que vai adiantar a válvula termostatica??


    Não permite que a água passe no multicamada a mais de 60 graus desde que seja montada logo a seguir ao acumulador solar.
    • PatSil
    • 12 julho 2010 editado

     # 7

    Colocado por: ACostaSolar
    se estiver em estagnação que vai adiantar a válvula termostatica??


    Não permite que a água passe no multicamada a mais de 60 graus desde que seja montada logo a seguir ao acumulador solar.



    aqui (cá) não sei se é obrigatório mas na Alemanha é obrigatório o uso da termostica na saída do acumulador..sempre!!

    mas isso é outra coisa...é por uma questão de economia.

    quantos aos tubos não tem problema algum,só teria se fosse se na interligação painel/acumulador.

    a válvula é apenas para gerir melhor a água quente (conforto) que em alguns países é obrigatório a válvula.

    digamos que é uma válvula colectiva....


    quanto ao resto não tem problemas!!

    já agora,sabe-me dizer a marca do multicamada que tem???
    • xoana
    • 12 julho 2010 editado

     # 8

    Ok. Acho que já percebi por alto como funciona o circuito. A válvula é quem vai "fechar" a porta à àgua demasiado quente, se a válvula não estiver lá então aí é problemático. Portanto em cobre/inox deverão ficar os tubos do painel ao acumulador e deste até à valvula.
    Obrigado. Acho que vou dormir melhor. Quando há prazos a cumprir este tipo de alterações não vinha dar jeito nenhum....mas não ficar com os equipamentos adequados também não seria melhor!

    Não sei, mas posso tentar saber. Alguma marca desaconselhada?
 
0.0121 seg. NEW