Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ProencinhaOra e só pode ser oleo de motor ou pode ser óleo de fritar batatas?

    Tenho os barrotes da minha churrasqueira a precisarem de levar protecção. será que posso fazer isto?

    Obrigada


    Só se for para fritar depois a madeira ... O óleo de origem vegetal pode usar para outras finalidades como por exemplo combustivel. Para a madeira o que é mesmo bom é o de motor. Fica tudo preto mas fica bom.
    Concordam com este comentário: Proencinha
  2.  # 22

    eu acho que convém usar óleo do motor,
    se não quiser que fique com cor preta também pode usar óleo novo, mas do usado é sempre melhor
    os barrotes já tem algum tipo de protecção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  3.  # 23

    Colocado por: 1976nas pequenas localidades o óleo queimado é usado desde sempre. e, apesar dos xylophenes e semelhantes, ainda é usado pelo baixo custo e resultado garantido.


    Portanto óleo queimado do motor do meu carro por exemplo, certo?

    Acho que eventualmente consigo algo no meu mecanico :)

    Ora então junto uma mistura de óleo de motor queimado com gasóleo normal na proporção de 5 para 1 e aplico com trincha ao longo dos barrotes?

    Isto resulta estando a churrasqueira exposta também à chuva?

    é que os barrotes são precisamente do telheiro que protege a churrasqueira.

    Obrigada :)
  4.  # 24

    Colocado por: fsilva106eu acho que convém usar óleo do motor,
    se não quiser que fique com cor preta também pode usar óleo novo, mas do usado é sempre melhor
    os barrotes já tem algum tipo de protecção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Pelo que vejo nunca levaram protecção nenhuma. eu comprei a casa há 3 anos e a churrasqueira já lá estava. Na altura preocupei-me mais com o interior, até porque estava grávida. agora está na altura de arranjar tudinho cá fora :)

    O prédio tem 15 anos, mas a churrasqueira foi lá colocada pelos anteriores proprietários e deve ter 5/ 6 anos, não mais. Os barrotes estão bem colocados mas efectivamente já se nota que estão a ficar " gastos". daí que penso que nunca levaram protecção. 1 dos barrotes que suporta as telhas eu vou mesmo subtituir porque está a querer partir.
  5.  # 25

    se não tem protecção não deve haver problema, desde que o oleo penetre na madeira está ok!!!
    se não quiser a madeira escura também pode usar petróleo com um pouco de oleo (novo)
  6.  # 26

  7.  # 27

    Colocado por: prince
    Pretendo utilizar óleo queimado de motor de tractor, para proteger os barrotes e vigas da armação, que sustenta o telhado de uma corte para o gado.

    Dúvida: Haverá alguma contra-indicação em utilizar este óleo em ambientes habitados por animais?

    Ligue a uma marca de lubrificantes e pergunte a eles o risco que corre ...

    Os animais não conseguem chegar aos barrotes mas não sei se o ar faz libertar algum tipo de substância..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  8.  # 28

    Colocado por: NunoTVenho aqui falar no que aconteceu e vi no Prédio em que nasci e que é dos meus Avós, o prédio com 3º andar é situado em Lisboa na zona da Av. de Roma e foi construído em 1950. Em 2000 resolvemos pintar o prédio (o prédio não tem senhorio, cada fração tem um proprietário) e arranjar o telhado o que nunca tinha sido feito até aquela altura. Quando o empreiteiro que ficou com o trabalho tirou as telhas antigas, eu e um vizinho meu (este prédio tem muita gente já na 3º e alguns até já passaram, gente rija portanto!!) que é arquitecto fomos chamados ao telhado e fomos informados que as vigas de madeira (atenção que o sotão não está feito para ser utilizado, apesar do piso ser em lage e num centro ter um pé direito de pelo menos 3 metros e meio de altura, eu até arrisco 4 metros), não precisavam de ser mudadas visto estarem novas??????......desculpem mas o prédio tem 50 anos - dissemos nós!!!.....mas confirmou-se o milagre visto terem sido impregnadas em óleo queimado (segundo o empreiteiro óleo usado nos comboios da altura!!?!), fizeram-se vários teste e o confirmou-se a vigas de madeira aguentavam outros 50 anos. (para o empreiteiro em termos monetários seria melhor mudar visto ganhar com isso, mas ainda existe gente séria na construção!!).
    Agora se faz mal à saúde ou pode fazer, sinceramente não posso ajudar visto não ser a minha área, sob o ponto de vista visual a madeira também não fica com um aspecto bonito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:prince
    eu fiquei com umas traves de 300 anos para cortar e fazer lume a raia da madeira estava caiada (com cal ) e parecia ferro ... aliás não conheço madeira alguma em trave que não resista mais que isso , continuo a achar esquesito a aplicação destes produtos super prigosos mas mal por mal aplique oleo novo...
  9.  # 29

    • fpc
    • 29 janeiro 2014

     # 30

    E porque não usar apenas gasóleo? Ou petróleo?
    • GOTL
    • 29 janeiro 2014

     # 31

    Será que alguem sabe se o tratamento de tijoleira de barro natural com óleo de motor usado é seguro em termos de saúde? A tijoleira fica no interior da casa.
    Que fica muito bonita, com um ar de pavimento antigo, e completamente impermeável, eu sei porque já vi, mas preocupa-me a segurança. Já agora alguem sabe quanto tempo se deixa mergulhada no óleo? Obrigada
  10.  # 32

    Colocado por: fpcE porque não usar apenas gasóleo? Ou petróleo?
    porque não trás aquelas toxinas todas que faz mal á saude e ao ambiente ahahahahhah
    tem que ser lixo toxico se não for não presta !!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  11.  # 33

    Colocado por: GOTLSerá que alguem sabe se o tratamento de tijoleira de barro natural com óleo de motor usado é seguro em termos de saúde? A tijoleira fica no interior da casa.
    Que fica muito bonita, com um ar de pavimento antigo, e completamente impermeável, eu sei porque já vi, mas preocupa-me a segurança. Já agora alguem sabe quanto tempo se deixa mergulhada no óleo? Obrigada


    a mim me procuram para retirar isto do betão , tijoleira , etc ... existe um produto da marca HG que consegue descontaminar o chão em varias aplicações ... dê uma vista de olhos no link acima e depois diga o que acha de colocar isto no chão ou num outro sitio qualquer ...
  12.  # 34

    Colocado por: fsilva106se não quiser que fique com cor preta também pode usar óleo novo, mas do usado é sempre melhor

    E óleo usado de tractor, mas dos hidráulicos?
    Mesmo usado, 1000 horas, não tem cor preta. Agora não sei se tem o mesmo efeito preventivo ou não..
  13.  # 35

    Muito obrigado pelos comentários que tem tecido.
    E outra questão. A vossa atenção p.f. que é mesmo importante. :)

    Conclusões até agora:
    - O óleo usado é eficaz na preservação da madeira
    - O óleo usado contém partículas tóxicas. Não há consenso se estas se poderão ou não libertar para o ambiente envolvente, através do ar.

    Dúvidas remanescentes:
    - O óleo usado de motor também é bom para tratar madeira já afectada? Mata/repele a bicharada toda que estiver já dentro da madeira?
    - E persiste também a dúvida anterior, do óleo dos hidráulicos.

    Mais uma vez obrigado.
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  14.  # 36

    Se for óleo DOT, esqueça é altamente corrosivo. Se for mineral parece-me bem.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca, prince
  15.  # 37

    depende , existe tractores que tem mecanismos hidraulicos que trabalham com pequenas quantidades de oleo em que são mais limpos ... mas o que deve estar a referir-se é o que trabalha nos diferenciais traseiros ... esses oleos são tão ou mais perigosos do que os do motor ... tanto pela carga de aditivos que tem novos , tanto pela carga de produtos toxicos que recolhem enquanto trabalham ... é de lembrar que estes oleos trabalham nas condições mais severas e banham muitos componentes perigosos como embraiagens , calços de travão , altas temperaturas de aluminios , aços etc etc ...

    - O óleo usado contém partículas tóxicas. Não há consenso se estas se poderão ou não libertar para o ambiente envolvente, através do ar.

    estas madeiras ficam contaminadas para o resto da vida , a questão do consenso lhe passa se levar uma multa de milhares de euros ahahhahah agora tambem lhe digo ninguem o pode proibir de o fazer mesmo depois de saber a porcaria que é ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  16.  # 38

    Colocado por: rafaelisidoroesses oleos são tão ou mais perigosos do que os do motor ... tanto pela carga de aditivos que tem novos , tanto pela carga de produtos toxicos que recolhem enquanto trabalham

    Respondido!
    Excluídos da equação!
    Obrigado.


    E quanto à questão do óleo de motor matar a bichara presente em madeira já infetada?
  17.  # 39

    comecei a dar agora nas vigas do telhado e ta a dar uma trabalheira tou a dar com rolo pois trischa nunca mais saia do sitio, estou é a pensar em evoluir e dar com pistola de pintar ou de limpar com compressor

    uma duvida ha varios tipos de petroleo
    1 litro barato 2,90
    1 litro iluminante 3,90
    5 litro barato 9,80
    5 litro glap 12,30 notei que a cor e cheiro era diferente

    misturei so um pouco de oleo de motor ja fiz com oleo novo e velho notasse a diferença na cor da madeira acho que ate absorve melhor com oleo novo
    quero ver se arranjo um bidão de 15litro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme
  18.  # 40

    mata sim senhor , mata tudo e mais alguma coisa que seja viva .
 
0.0244 seg. NEW